MUNDO EM GUERRAS

 

Scaramouche nasceu no turbulento cenário de 1943, uma época em que o mundo estava imerso em uma das maiores tragédias da história, a Segunda Guerra Mundial. Hoje, ao completar 80 anos, ele se vê inundado por um profundo desencanto com o constante eco das guerras que persistem ao longo de sua vida. E hoje a Russia se defrontando com a Croácia há mais de um ano e recentemente, O Israel se defrontando com o Hamas. Ou seja nos 80 anos vividos por Scaramouche, sempre ele acompanha as Guerras do Mundo, acha que viverá o seu resto da sua vida, sem paz. 

O que o perturba profundamente é a constatação de que as mentes supostamente brilhantes que lideram o mundo continuam a perpetuar o ciclo de violência, criando instrumentos mortais destinados não apenas a combater bandidos, mas a ceifar vidas de militares e civis inocentes, que não têm qualquer participação nas decisões que conduzem às guerras.

Ele se pergunta onde estão os líderes que se autodenominam inteligentes, mas que, ao invés de buscar a paz e o entendimento, arrastam seus países para conflitos desnecessários, onde aqueles que pagam o preço mais alto são os cidadãos comuns que não desejam a guerra. Enquanto os dirigentes permanecem protegidos em seus gabinetes, são os filhos e filhas da terra que arriscam e sacrificam suas vidas por causas muitas vezes nubladas por disputas políticas.

Scaramouche percebe que, ao longo de sua vida, as guerras se tornaram as maiores desilusões que o mundo em que vive pode oferecer. Ele anseia por um futuro onde a diplomacia, a compreensão e o respeito mútuo possam substituir a violência e a destruição. Seu lamento ecoa como um chamado à reflexão e à mudança, na esperança de que as gerações vindouras possam viver em um mundo mais pacífico e justo.

Neri Satter – Outubro de 2023  -  CONTOS DO SCARAMOUCHE

Parte superior do formulário

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 12/10/2023
Reeditado em 13/10/2023
Código do texto: T7906906
Classificação de conteúdo: seguro