O magarefe!!!
Sou magarefe desde criança, comecei trabalhando com meu velho pai, que Deus o tenha em bom lugar. Você caro leitor que está perdido e não sabe o que é um magarefe, este é o profissional que abate e separa as partes de um animal morto, boi, vaca até porcos ou outros animais. O açougueiro só corta em pedaços menores, e te vende pelo olho da cara, para você fazer churrasco fim de semana.
Trabalhava com Zé Bala do açougue MARTINS a cinco anos, ele era um tremendo miserável, velhaco e pagava uma mixaria, do animal morto eu levo o fato e as tripas pra casa pra minha mulher fazer buchada, e assim eu vou levando a vida.
Zé Bala tinha três magarefes que trabalhavam para ele. Um deles o Chico capeta sempre arrumava um esquema para roubar gado, eles iam nos pastos das fazendas, de madrugada, matavam animais, arrancavam os melhores pedaços jogavam em cima da picape, deixavam a carcaça, e vendia os no açougue. Sempre rolava uma boa comissão nesses esquemas.
Certo dia, sábado a tarde, eu já havia lavado minhas facas, estava sentado na frente do açougue esperando pagamento, de repente ouvi vozes alteradas dentro do açougue, Zé Bala e Chico Capeta discutiam aos berros, os dois saíram a porta, trocando xingamentos, Chico antes de colocar o capacete e montar na sua CG 125 gritou: “EU TE MATO SUA DESGRAÇA”, para várias testemunhas ouvirem. Problema com dívidas eu pensei. Algum tempo depois o Zé me chamou, fez o meu pagamento de forma errada novamente e saiu com sua picape Hilux espumando de raiva.
Quinze dias depois Zé estava com os lucros baixos, recebeu mensagem de outro magarefe “conhecido” seu, oferecendo um esquema parecido com o do Chico Capeta, para roubarem numa fazenda próxima da cidade. Ele topou, e combinaram o horário de se encontrar.
Horas mortas Zé bala desceu da caminhonete na estrada a beira da cerca, ele subiu no barranco e quando segurou no arame um estampido soou, e um balaço acertou em cheio sua cabeça na região da nuca, os miolos caíram do outro lado da cerca.
No dia seguinte foi um alvoroço na cidade com o assassinato.
Chico Capeta foi preso no fim da tarde em sua casa, confessou o esquema de roubar gado mas o homicídio ele jurou inocência a vida toda.
A mulher de Zé Bala fechou o Açougue, não entendia nada dos negócios, quando casou com ele achava que ia comer carne todo dia, mas o marido só deixava comer ovo. Ela acertou com todos os funcionários, inclusive eu que era o que trabalhava a mais tempo.
Com o dinheiro do acerto comprei um fusca, era meu sonho de consumo a um bom tempo, peguei o carro e fui na roça visitar um velho amigo, sai de madrugada, passando sobre a ponte o rio estava cheio, com águas caudalosas, era período das chuvas, joguei a espingarda no rio, e segui viagem.