O TRISTE FIM DO HOMEM MERCADORIA - capítulo 1 - um conto em 3 capítulos

O filósofo já dizia que mercadoria é o que se produz para o mercado, isto é, o que se produz para a venda e não para o uso imediato do produtor. ... A produção de mercadorias já existia antes do capitalismo ter começado a existir, mas foi o sistema capitalista que a generalizou.

 

Odete M, Leandro C, Lílian D e Eleonalro T, três cantores e uma "não sei o que faz", todos ricos, e todos portadores de ilhas. Todos eles detinham o somatório de bilhões de reais, ou de dólares talvez. Mas cada olhar parecia nauseado ou profundamente alienado, sem o brilho da naturalidade.

 

Brasileiros? Sim. E tinham fãs? Sim. E seriam os mesmos dezenove milhões de desempregados, ou os 20 milhões de famintos? Precisamos checar, disse Francisca ao seu amigo, também historiador Horácio.

 

Se historiografaremos sobre um fenômeno, os dados devem cair em nosso colo, senão nossa pesquisa científica, como eles mesmos dizem "babará". Gostei meu caro, está entrando no clima. O DIEESE não pode omitir, nem falsear, pelo menos é o que esperamos: temos no Brasil hoje 20 novos-ricos do tipo bilionários, que se adaptaram ao contexto ambiental pandêmico para sua evolução. E o crescimento da pobreza tem a taxa vexatória de 13 %, ou seja, 27 milhões vivem abaixo da linha da pobreza.

 

- Minha cara Francisca pesquisar é preciso, o trabalho é grande, mas é preciso. E como está o espécime que você mantém em casa? está muito agitado ainda? - Sim, mas eu coloco um punhadinho de dólares dentro de uma campânula de vidro em frente à cama dele toda manhã, e pronto, ele se distrai olhando, e então deita um pouco. E claro, isso depois de um farto café da manhã, que sirvo, regado à lives.

 

Vale a pena ter este trabalho, ao final saberemos melhor como se deu a mutação que levou à nova especiação. No início foi muito complicado, pois quando eu colocava Brahms ao meio-dia, Chopin às 16 h e Mozart ás 19 h, o pobre Leandrinho quase surtava, mas então eu usava rápido o IPOD dele, e deixava ele ver as dancinhas, as "músicas desafinadas" "cantadas" pelos mega-milionários e pronto, ele se acalmava e sorria. 

 

E você meu caro, me diz aí como está o estudo científico com a Lílian D.? Eu nem te conto, ontem coloquei "Rancho Fundo" de Lamartine Babo e Ary Barroso, para ouvirmos juntos, e foi um "Deus nos acuda", ela até desmaiou, disse que aquilo era uma droga pesada, e que eu era um criminoso que deveria ser preso, por andar por aí vendendo aquilo...porém o que me alegra e anima é o fato de que estamos ajudando bastante na recuperação deles, afinal suas mentes podem entender em futuro próximo, que humanidade é um estado superior, que denota senso crítico, liberdade, paz, amor, altruísmo, e que ser mercadoria pode levar à morte, por acidente, intoxicação ou futuro cancelamento, outro termo muito usado nesses tempos de pós-modernidade líquida...mas uma coisa é certa durante às crises de abstinência, o único nome ainda chamado ainda é... Aba mercado... 

 

FIM DO CAPÍTULO 1

 

 

 

 

Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 15/11/2021
Reeditado em 15/11/2021
Código do texto: T7386051
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.