Guinho, o lobisomem
Conta a lenda urbana que o menino Guilherme Luiz ao voltar de uma pescaria no Rio Ribeira foi atacado por uma fera; moleque esperto, ele conseguiu escapar das garras afiadas da besta, e subir numa árvore... Guinho estava com dez anos de idade, e saiu com alguns arranhões do estranho encontro.
Quis o destino que o garoto Guilherme se apaixonasse por Eleodora Crystinne a rica herdeira dos Marcondes Silva, e fosse por ela correspondido, mas apenas pela menina, pois o pai, a mãe, e restante da família simplesmente odiavam o guri, e sua pobreza.
Paixão de adolescente é devastadora! A romântica Eleodora se achava uma Amélia, a mulher de verdade, e estava pronta para passar fome ao lado de Guilherme e achar bonito não ter o que comer...
Tentaram de tudo para que Crystinne desistisse de Guinho e ela se manteve firme; se negou a viver em uma das mansões da família em Cananéia, desistiu das férias na Ilha do Cardoso, e dos fins de semana na Barra do Ribeira...
A mãe de Eleodora chegou a consultar a Pomba-gira de pai Zé Beleza, Maria Cheira-mato, mas a encantada informou que não comprava briga com gente apaixonada, pois sempre essas histórias de amor acabavam mal, vejam o que aconteceu com Romeu e Julieta, Cynthia e Mabel, Carlinhos e Gilson, Tristão e Isolda, e muitos outros pares românticos.
O pai de Crystinne, homem prático e acostumado com as lides políticas da cidade contratou um pistoleiro, um assassino de aluguel e mandou acabar com a vidinha inútil de Guinho, nada que três ou quatro tiros certeiros não resolvessem...
O que o pistoleiro, o pai, a mãe e os parentes de Eleodora não sabiam é que Guilherme Luiz era um encantado, a fera que o arranhara na meninice era um lobisomem, e todos sabem que aos quinze anos de idade a sina de quem foi mordido pela besta se realizava... A dondoca Crystinne sabia disso, e adorava ter um lobisomem para chamar de seu...
Quando o pistoleiro Zeca Gado matou Guilherme Luiz e jogou seu corpo no Rio Ribeira nem passou pela cabeça do assassino que o rapaz era um encantado, e que só morreria de verdade se fosse atingido no coração por balas de prata...
O corpo de Guilherme seguiu a correnteza e aportou na Praia do Leste, o moço recuperou os sentidos, ficou escondido na mata até a primeira lua cheia quando descobriu que devido ao trauma causado pelas balas em seu corpo não mais teria a forma humana... Transformado para sempre em lobo procurou por Crystinne, descobriu que a rapariga estava refém da família num sitio na Estrada da Barra...
Foi assim que Eleodora Crystinne se esqueceu perante a sua família de sua paixonite por um pobre pescador; ela agora passa muito tempo no sítio sempre acompanhada por um grande lobo que a defende de tudo e de todos, durante as noites de lua cheia o lobisomem assume inteiramente o lobo... Crystinne é uma mulher feliz.
Gastão Ferreira/2021