Faltando poucos dias para o lançamento do Concurso Literário de Terror e Suspense edição 16, vamos a um pequeno bate papo, uma troca de ideias visando o aprimoramento dos métodos de gerenciamento do certame, estamos sempre analisando as propostas e sugestões, queremos não somente a evolução do concurso, mas principalmente a evolução de cada autor participante.
 
O CLTS é um exercício de criatividade e colaboração mútua onde as vezes os ânimos se alteram devido a paixão que cada um de nós possui por esta arte de encantar pessoas, estamos confiantes que cada um aproveita sempre o que de melhor os  colegas tem a oferecer através de seus comentários e opiniões.
 
PINGA-FOGO
 
O sistema de notas escolhido para o CLTS 15 foi de 05 a 10 sendo que era obrigatório dar apenas uma nota 08, uma nota 09 e uma nota 10, as notas 05, 06, 07 estavam liberadas.
 
NOTAS 08 – 09 – 10
 
Estabelecemos este critério para que os próprios autores escolhessem o podium de sua preferencia, as notas não são para avaliar o autor, são sim para indicar onde é preciso haver melhorias.
 
POR QUE NÃO DAR MAIS DE UMA NOTA 10?
 
Encontramos vários textos que nos agrada, cada um pode apresentar um aspecto que por si o torna merecedor de um 10, mas queremos que o leitor escolha o melhor entre os melhores, aquele que agrega maior quantidade de pontos positivos.
 
Outro fator é que em edições passadas alguns autores se abstiveram de dar tal opinião, lavaram as mãos dando nota máxima a todos os participantes.
 
Temos também o voto camarada. Ex: O texto XXX é muito bom, o comentarista o escolhe para receber o seu 10; o texto ABC não é tão bom, mas o autor é um sujeito bacana, sempre manda mensagens de bom dia, sempre elogia, então vai receber um 10 também; o texto RTA é sobre um tema que gosto muito, não foi bem executado, mas é bem meu estilo, então vai receber outro 10.
 
O votante camarada sempre encontrará um motivo para dar um 10 além daquele texto que realmente ele acha que seria o melhor. Se todos receberem nota máxima não haveria necessidade de um concurso, não haveria empenho na busca de melhoria.
 
O comentarista deve optar em ser justo ou ser bacana.
NOTAS 05 – 06 – 07
 
Neste caso o mais importante é a nota 05.
 
Mexemos com egos alheios e cada autor é zeloso por sua obra, sua paixão pelo texto por vez assemelha-se ao amor de uma fera por sua cria.
 
Ao receber um comentário que não lhe agrada, num momento de estresse, por represália, o autor pode atribuir a um texto muito bom uma nota ruim, que até o tire da disputa pelo podium, mesmo se arrependendo, as vezes é tarde. Para um texto que esta entre os melhores do certame, uma nota motivada pela raiva torna-se decisiva, sendo o 05 a menor nota, o estrago não será tão grande.
 
PONTOS EXTRAS
 
Em consultas anteriores nos foi sugerido dividir as notas por tópicos, no mínimo o leitor deveria analisar o texto segundo cinco quesitos. Sabemos que nem todos os participantes tem tempo para fazer uma analise tão profunda, o CLTS é voltado ao autor iniciante, aquele que escreve por prazer, somos todos amadores, além da escrita desempenhamos outras tarefas diárias.
 
A ideia foi muito boa, para simplifica-la uma vez que nosso objetivo é valorizar o TERROR e SUSPENSE, distribuímos pontos extras para os quesitos:
 
MELHOR MOMENTO DE TERROR, nem sempre precisa ser aquele repleto de sangue e morte, ficar preso no alto de uma montanha com frio e fome, estar trancado em uma caixa sem ver a luz do dia pode ser bem assustador, o texto deveria possuir uma cena ou ação que arrepiasse o leitor.
 
PERSONAGEM MAIS ASSUSTADOR, necessariamente nem precisa ser um vilão, muitas criaturas podem nos causar medo sem nos prejudicar, um alienígena pacifico ao desembarcar na Terra causaria pânico e desordem, Quasimodo não era um vilão.
 
PLOT TWIST OU FINAL IMPACTANTE, plot twist é quando você termina a história comum final inesperado, mas se o leitor já imaginava o que ia acontecer e mesmo assim aquele encerramento causou uma boa impressão ele também poderia merecer os pontos extras pelo impacto causado.
 
 
O CLTS ESTA ABERTO A TODOS OS GENEROS LITERÁRIOS PRINCIPALMENTE:
 
Terror e Suspense
Policial
Gótico
Ficção científica
Aventura
Fantasia
Trash
Insólitos
Surreais
Mistérios
E todos aqueles que possam causar susto ou espanto ao leitor.
 
 
Sendo assim gostaríamos de saber a opinião dos autores e leitores do Recanto das Letras, mesmo aqueles que não participam com textos tem muito a contribuir, deixem seus comentários neste post ou entrem em contato conosco.
 
 
 
Email: cltsoficial@gmail.com
facebook: concurso literário de terror e suspense clts
instagram: clts_terroresuspense
whatsaap: 31 99921 8718
 
Desde já agradecemos aos participantes e leitores.
CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE
Enviado por CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE em 09/07/2021
Código do texto: T7296216
Classificação de conteúdo: seguro