O Carvalho Sinistro

Você já parou pra pensar que desobediência e rebeldia podem custar uma vida? Dizia vó Joana para seu neto Pedrinho, toda vez que ele respondia com malcriação, ou perguntava o que não devia.
Dona Joana era uma senhora de pouca conversa, mas cheia de rituais e superstições. Sempre viveu no espaço rural e na simplicidade. Morava em uma casinha de pau a pique rebocada com barro, perto de um riacho.
Ela cuidava de seu neto Pedro desde que nasceu, mas não se sabe ao certo como a mãe dele morreu. A vida de dona Joana era um mistério. Toda vez que alguém tentava puxar assunto sobre seu passado, seu marido, a morte de sua filha, ou o pai de Pedrinho. Ela agia como se um demônio a possuísse: Pegava um cutelinho e rodava em círculo  e depois entrava na oca do pé de carvalho, que ficava bem perto da casa. E só saía no dia seguinte.
Corre a notícia nos arredores, que ninguém foi capaz de conseguir uma entrevista ou um  bate papo com dona Joana.
Certa noite, durante o jantar, Pedrinho comemorava seu aniversário de 12 anos, e então aproveitou a oportunidade e pediu um presente a avó:
- Só quero respostas para algumas perguntas... Antes que Dona Joana respondesse... Ele desatou:
- Por favor me conta: como eu nasci? Como era minha mãe? A senhora conheceu meu pai? Por que eu não posso estudar como as outras crianças?... Dona Joana enraivecida começou a gritar e logo pegou seu cutelo e rodando em círculo desapareceu  para sempre na oca do carvalho.

Pedrinho assustado com tudo que vira naquela noite, não quer saber do passado, vive com medo do presente, pois escuta  todas as noites os gemidos na árvore...