NOVAS REGRAS, NOVA DINÂMICA
 
 
Com o objetivo de estimular a produção literária na categoria “Contos de Terror e Suspense” dando visibilidade a autores ainda pouco conhecidos, convidamos todos os escritores de língua portuguesa a participarem do 15º Concurso Literário de Terror e Suspense a ser realizado aqui no Recanto das Letras.
 
Não importa o estilo, o CLTS está aberto a todos os gêneros literários, seja AVENTURA, FANTASIA, FICÇÃO CIENTIFICA, FABÚLAS, POLICIAL OU MISTÉRIO. Desde que bem temperado com TERROR e SUSPENSE encontrará aqui um público ávido por novas histórias.
 
PARTICIPAÇÃO:
 
1)O Concurso Literário de Terror e Suspense é totalmente gratuito e aberto ao público interessado, desde que concordem com as regras estabelecidas na presente chamada.
 
2) Para que possa participar do Concurso, o autor deverá ter no mínimo um ano de atividades aqui no Recanto das Letras ou provar sua identidade junto à organização do CLTS.
 
Obs: A pedido dos autores, esta regra entra em vigor com o objetivo de vetar a participação de perfis fakes.
 
3)Os temas desta edição serão: CRIMES BÁRBAROS, DISTOPIA, MEDO DO ESCURO, SEDUÇÃO MORTAL e EPISÓDIOS HISTÓRICOS SOMBRIOS.
         
4)Cada autor poderá participar com 01 (um) texto inédito no RL nos gêneros terror/suspense que será postado em sua própria escrivaninha na categoria Terror. No momento da postagem, o autor deverá após o título acrescentar a sigla CLTS e o número da respectiva edição. Ex: A CASA MACABRA – CLTS 15.
 
5)O autor participante autoriza a divulgação de seu conto nas mídias eletrônicas e impressas do CLTS sem prejuízos a seu direito autoral; Para efetivar sua participação, o texto deve ser encaminhado ao e-mail: cltsoficial@gmail.com
 
OBS: Devido a pedido dos autores para que se alterasse o número de palavras se faz necessário ter uma cópia do conto para verificação dos limites mínimo e máximo.
 
6)O período de postagem inicia-se no dia 01 de Maio e terminará no dia 30 de Maio as 23:59 hrs de Brasília.
 
7)Cada participante deverá ler e comentar de forma imparcial todos os textos do presente concurso exceto o seu próprio. Caso deixe de comentar ou comente de forma ofensiva/pejorativa o autor terá o texto excluído da competição. Evite debates ou discussões sobre os textos, respeitem o estilo e a opinião alheia.
 
 
8)O período de comentários se inicia junto com a postagem do primeiro conto e terminará em 13 de Junho as 23:59 hrs de Brasília.
 
OBS: Comentários rasos ou genéricos estarão passiveis de advertência ou exclusão. Sugerimos que os comentários tenham no mínimo 5 (cinco) linhas e aponte os pontos fortes e os que ainda precisam ser melhorados em cada texto.
 
Dúvidas em relação aos comentários, pedimos que leiam o texto:
https://www.recantodasletras.com.br/contosdeterror/7156210
 
 
9)Os textos deverão ter no mínimo 1500 (mil e quinhentas) palavras e no máximo 3200 (três mil e duzentas) palavras excluindo-se o título.
 
OBS: Esclarecemos que acima deste limite reduziria o número de convites aos textos que farão parte da coletânea anual “Contos Arrepiantes”.
 
10)Os temas da próxima edição deverão ser indicados da seguinte forma: 02 pelo primeiro colocado, 01 pelo segundo colocado, 01 pelo terceiro colocado e 01 pela organização.
 
11)O período de votação previsto será do dia 31 de Maio até dia 13 de Junho as 23:59hrs de Brasília, e o voto será dado em um post especifico aqui em nossa página.
 
12)As notas serão distribuídas de 05 a 10 obedecendo a NOVOS critérios, sob pena de eliminação.
 
O LEITOR ESCOLHERÁ O PODIUM
 
A)O leitor deverá dar apenas:
uma nota 10
uma nota 09
uma nota 08
 
B)Notas 07, 06 e 05 estão liberadas.
 
ACRÉSCIMO DE 3 PONTOS BÔNUS
 
Cada autor deverá indicar:
 
C) Melhor momento de terror (3 pontos) – Aquela cena que realmente lhe faça arrepiar.
Ex: Quando as cartas de baralho ganham vida sugando a alma dos clientes, no texto A Filha da Cigana.
 
D)Personagem mais assustador (3 pontos) – O personagem mais macabro, cruel ou desprezível.
Ex: O monstro de gosma no texto A Criatura de Marte.
 
E)Plot Twist, final arrebatador (3 pontos) – aquele final que o leitor realmente não esperava, uma verdadeira surpresa.
Ex: A descoberta de que os habitantes da Vila de Quintino alimentavam a criatura assassina com o sangue de seus próprios filhos, por isso não eram as verdadeiras vítimas, no texto Aquele Que Rasteja.
 
13)Autores que deixarem de cumprir qualquer norma do CLTS por duas edições, estarão impedidos de participar da edição subsequente podendo retornar após cumprir o congelamento.
 
PARA PARTICIPAR DO CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE, BASTA DEIXAR UM COMENTÁRIO NESTA PÁGINA ACEITANDO TODOS OS TERMOS DESTE CERTAME.
 
Agora escolha um ou mais de nossos temas e nos presenteie com uma história misteriosa e arrepiante.
 
CRIMES BÁRBAROS
 
Existem crimes que de tão aterrorizantes destroem não somente uma família, mas causam consternação e horror até mesmo naqueles de mais duros corações. Por mais loucos que sejamos os motivos, criminosos cruéis estão à espreita prontos ao ataque. Nem sempre são pessoas desconhecidas, o inimigo pode estar mais perto do que pensamos, agora mesmo pode ter alguém nos observando. Todo cuidado é pouco.
 
DISTOPIA
 
“E o futuro não é mais como era antigamente...” Algo deu terrivelmente errado quando as ferramentas usadas para criar um mundo mais justo produzem o efeito reverso. O avanço da tecnologia não gerou felicidade muito menos justiça. Nossos maiores sonhos tonam-se pesadelos e a busca para sua realização produzem cenários terríveis. Qual seria sua versão do futuro? Governos autoritários, supressão de direitos civis, controle da opinião publica e até o controle da natalidade criam um profundo abismo entre as pessoas. O desenvolvimento tecnológico aumenta o poder opressor da elite/governo enquanto os menos privilegiados convivem com a banalização da violência e da vida humana. Leve-nos pelas linhas alternativas da história, conte-nos sobre meandros tecnológicos do cyberpunk e biopunk, mostre-nos de forma cruamente criativa como o mundo pode dar errado.
 
MEDO DO ESCURO
 
O medo do escuro pode até não ser exatamente o medo da falta de luz. Quando a escuridão reclama seu lugar, traz consigo sons e sombras misteriosas, traz o desconhecido que povoa nossas mentes, a insegurança nos faz ter atitudes desesperadas pois nossa vulnerabilidade se torna evidente. Mas o que se esconde quando as luzes se apagam? Criaturas reais ou fantásticas, traumas de infância ou inerentes da evolução humana? Você autor, fale sobre o que se esconde na escuridão.
 
SEDUÇÃO MORTAL
 
Ser feliz no amor é um dos grandes objetivos do ser humano, por isso criaturas sinistras estão sempre à espera. O desejo é a realização de nossa humanidade ou uma força da natureza a nos manipular e nos expor ao abismo da morte? Sereias, íncubos, súcubos, aliens e uma infinidade de seres inimagináveis podem assumir a forma de nossos mais secretos desejos apenas para levar-nos à perdição, morte ou escravidão. E você autor, esta preparado para enfrentar tão sinistras criaturas, mantenha seus olhos abertos ou será vítima fácil de seus próprios apetites?
 
 
EPISÓDIOS HISTÓRICOS SOMBRIOS
 
A história da humanidade é repleta de momentos sinistros onde vidas foram perdidas de forma gratuita, pessoas foram oprimidas e sacrificadas em nome de ideais duvidosos. Queremos de você autor, um mergulho num destes momentos, seja na santa inquisição ou nas guerras mundiais, durante a escravidão ou as lutas pela libertação fale sobre as tristezas vividas por pessoas anônimas ou não, reescreva a história oculta nas entrelinhas do tempo.
 
 
 
 
Junte-se a nós, vamos crescer juntos.
 
 
 
CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE
Enviado por CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE em 18/04/2021
Código do texto: T7234686
Classificação de conteúdo: seguro