Em vários momentos nos questionamos ou somos questionados sobre a eficácia e importância do CLTS. De forma geral podemos considerar o certame repleto de falhas, mas então por que continuar?

O CLTS foi criado para incentivar e proporcionar um diálogo entre os autores dos gêneros terror e suspense abraçando também outras vertentes como fantasia, ficção cientifica, policial e outros. Não existia e nem existe a intenção de premiar os primeiros colocados. Acreditamos firmemente que o maior prêmio é a satisfação de ver o grupo crescendo e se desenvolvendo. Aqueles que podem, tentam sempre ajudar o colega através de opiniões e orientações, o feedback que todo autor precisa uma vez que saindo de sua cabeça, toda história parece perfeita.

As normas do concurso pedem que cada autor participante comente e dê notas ao conto do colega.Estes comentários e notas tem por objetivo demonstrar o quanto o autor se fez entender, quanto o seu enredo conseguiu envolver o leitor, como esta seu domínio da gramatica, lembrando sempre que nenhum de nós é especialista ou crítico literário, somos público e antes de tudo aprendizes na arte da escrita, jamais adversários.

Para celebrar esta parceria amistosa, decidimos registrar em uma coletânea os contos mais apreciados pelos próprios autores participantes do CLTS, no final das 4 etapas lançamos os CONTOS ARREPIANTES que vai para sua terceira edição reunindo no mínimo 20 histórias, qualquer autor pode participar gratuitamente desde que siga as recomendações do certame.

Talvez a distribuição das notas seja um dos pontos mais polêmicos, tentamos algumas formas diferentes vez por outra procurando sempre a clareza e justiça para os contos. Não somos um júri técnico e nem totalmente isento, por mais que acreditamos que a maioria trate o colega como parceiro, apenas um que veja os outros como adversário pode afetar o equilíbrio do resultado, do placar dos votos, não do crescimento do autor. Um júri técnico voluntário não é fácil conseguir, onerar os autores visando cobrir despesas da banca julgadora é impensável. Estamos voltados para o autor iniciante, para o incentivo mutuo.
 
Em três anos de CLTS observamos alguns tipos de comentários:
 
ACADÊMICO:

Boa tarde caro autor. Pude observar em seu texto algumas falhas na ortografia e concordância que podem afetar a compreensão da trama (se o comentarista diz que existem falhas, ele deve aponta-las e corrigi-las), por exemplo: algumas palavras não foram acentuadas corretamente como árvore e pássaros, no quinto parágrafo você usa por que separado, porém o certo é porque junto uma vez que é usado como explicação de algo. “O carro bateu porque o freio foi sabotado” (pois).

Neste tipo de comentário o texto é analisado segundo sua adequação ás normas de escrita vigente.

LEITOR COTIDIANO:

Boa tarde caro autor. Sua história conseguiu me cativar, o protagonista Carlos possui um caráter forte apesar de melancólico, quando entra em conflito com Ana percebemos que ele terá forças para enfrentar suas armadilhas. Achei marcante aquela cena onde ocorre o acidente, suas descrições me levaram para dentro dos acontecimentos, as cores e o vento soprando se tornaram vividas em minha mente.

De forma geral, o comentarista não aponta falhas, ele foca no enredo, dá sua impressão sobre o caráter dos personagens e das cenas apresentadas mostrando que realmente leu e se interessou pelo texto.

Boa tarde caro autor. Tive certa dificuldade em compreender seu enredo, o protagonista Carlos me pareceu inseguro ao entrar em conflito com Ana, acho que ele deveria ser mais incisivo uma vez que se saiu muito bem ao escapar de suas armadilhas. A cena do acidente foi um tanto exagerada e quase impossível, se o carro estava em baixa velocidade ele não poderia ter se desmanchado da forma que descreveu nem ter saltado a vinte metros de distância, sugiro que reveja tanto a velocidade quanto os detalhes da destruição tornando assim a história mais crível.
 
Desta vez o comentarista aponta possíveis falhas e possíveis soluções, nem sempre o autor irá concordar, mas mostra que o leitor leu e se interessou pelo texto.

O leitor comum, que lê no ônibus, na hora do almoçou ou em sua folga tem muito a acrescentar á obra de um autor, pois ele é o maior consumidor de sua arte.

Acreditamos que os comentários acima tem o caráter e a intenção de ajudar da melhor maneira possível.
 
Vejamos alguns comentários que não agregam nada ao texto:
 
COMPETITIVO DESTRUTIVO

Boa tarde caro autor. Seu texto é muito confuso e seus personagens são fracos, percebi também vários erros gramaticais que atrapalharam o entendimento da trama, parece que você juntou um monte de cenas tentando montar sua história. Sugiro uma revisão e melhor lapidação do conto. Aquela cena do acidente foi horrível, faltou criatividade.
 
Neste comentário são assinaladas possíveis falhas sem serem identificadas e corrigidas, a impressão ruim do leitor não vem acompanhada de justificativa plausível, não gostou e pronto. O comentarista deseja apenas menosprezar e desmerecer o colega.
 
ELOGIOSO GENERICO

Boa tarde caro autor. Adorei sua história, você sabe como cativar o leitor, me senti dentro de um filme, as emoções ficam a flor da pele quase perdi o folego. Tenho certeza que você se dará bem nesta arte da escrita, persevere que o sucesso baterá em sua porta. Boa sorte.
 
O comentarista elogia o autor e seu estilo, em momento algum temos indicação de que o elogio se refere a um conto especifico, pelo contrario pode ser emitido para qualquer texto que não se tenha nem ao menos lido.
 
O CLTS orienta sempre o respeito na hora da emissão de cada comentário, que o leitor possa contribuir da melhor maneira possível segundo sua própria capacidade, ninguém aqui é um especialista e nem escritor premiado. Que cada um dedique um pouco do seu tempo na apreciação da obra alheia, pois vários outros leitores estarão dando atenção a seu trabalho.

Tentem no mínimo em cinco linhas analisar algum aspecto artístico, criativo, técnico ou impactante da obra.

Outra grande contribuição do CLTS é a divulgação do autor e sua escrivaninha. Nós da Administração do concurso nos sentimos realizados ao ver o número de visualizações de cada autor participante.
 
Dando uma olhada na escrivaninha dos participantes do CLTS 13.
 Dados 08/01/21

Por fim, gostariamos de convidar nossos leitores a usarem este espaço para enviar sujestões e observações. Poste nos comentários suas ideias, vamos juntos aperfeiçoar o CLTS, todos temos algo a contribuir.

Quem participa, já participou ou tem vontade de participar, deixe alqui sua opinião.

VAMOS CRESCER JUNTOS

BREVE INICIAREMOS O CLTS 14

 
 
 
CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE
Enviado por CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE em 10/01/2021
Reeditado em 10/01/2021
Código do texto: T7156210
Classificação de conteúdo: seguro