O fastio de Cândido
Qual foi a última vez que você analisou seus desejos e, sinceramente, foi tomado pelo mais abismal terror? Aliás, quando é mesmo que o fez? Então, Cândido, não venha dar uma de pudico para cima de mim. Fiz o que fiz por que o idealismo, como deixou claro o übermensch, é inútil diante da necessidade.
Cândido pegou-se num rascunho de reflexão sobre e adoeceu suas certezas éticas e morais ao ter com o argumento de Plácido. Lembrou da teoria do medalhão, o conto onde Machado nos mostra nossa pequenez intelectual e sua consequente adoção de uma vida ordinária.
Cândido desaguou, aos prantos, em soluços régios. Plácido encetou aninhar-lhe o espírito. Mas, O outro se antecipou. Recuperou-se e lavrou sentença:
- Pois, às favas todos os acordos! Os laços legais que se fodam! A vida, essa punheta sem gozada, me deve! Deve a todos. E, ei de cobrar cada vintém!!
O quarto era pequeno. As grades frias. As reprovações de Cândido chegavam longe. Mas, eram suas medidas que lhe faziam companhia. Aquelas que ignoram nossos contratos .
#miniconto #literatura #escrever #conto