O PREÇO DA MORTE IV

O PREÇO DA MORTE IV

O defunto chegou a pensar em não comparecer na Delegacia de Polícia para depor, no entanto, Ele era o maior interessado em desvendar a autoria daquele homicídio.

Ninguém mais do que Ele, desejava cobrar o preço da sua morte.

Embora o pensar do defunto, se alinhasse cada vez mais ao pensar de sua mãe, fazer Justiça Privada.

O defunto passou uma noite tranquila, ao lado da esposa e do enteado.

A esposa havia preparado a churrasqueira, e comprado peça de picanha, cerveja e tônica.

Longe dos holofotes da ressurreição, tive o insight de visitar o defunto na noite daquele dia.

Havia advogado para o defunto, quando Ele se envolveu com direção perigosa.

Mas nada que um diálogo lúcido, com a escrivã na Delegacia que não resolvesse imediatamente o mal entendido.

O defunto dirigia à beça.

E, quando sentia vontade, andava berrado.

Eu estava encucado, porquanto o defunto algumas horas antes do crime, tinha dito pra mim, que se fosse assassinado, cobraria o preço da sua morte.

Disse a respeito de uma dívida, que só não pagaria se fosse morto.

E não tive medo, nem inconveniência, de ir até à casa do defunto, para ver se conseguia elucidar isso com Ele.

A essa altura, a cidade sabia que as barreiras feitas nas rodovias, pelas Polícias Militar e Rodoviária, para tentar impedir a fugar do carro atirador, haviam sido infrutíferas.

E o que é pior.

Parecia um crime perfeito, tudo muito rápido, sem ninguém conseguir anotar a placa do carro.

Fui prontamente recebido pelo defunto, que bateu altos papos comigo.

Discorreu sobre o quanto prezava os familiares, desde parentes próximos aos distantes.

Que seria capaz de fazer qualquer coisa, contra quem fizesse mal a algum deles.

Esboçou haver desafetos, que poderiam ser os executores, ou mais provavelmente mandante do assassinato cometido contra ele.

Confidenciou-me que profetizou a própria morte, quando encontrou comigo momentos antes do crime, talvez por pressentir que algo de muito mal, lhe ocorreria.

Enfim, repisou:

- Preciso cobrar o preço da minha morte!

Perguntei-lhe por quê?

Ele respondeu contemplativo:

- Sou um anjo justiceiro!

Foi quando fui um pouco mais ousado:

- Qual será o preço da tua morte?

O defunto silenciou-se, não quis mais falar.

Daí, piquei a mula e fui embora.

Despedi-me de todos.

Não quis tomar cerveja, pois estou abstêmio há 04 (quatro) anos.

Apenas água tônica e carne assada.

Na manhã do dia seguinte, a vizinhança ficou maravilhada, quando ao raiar do dia, o defunto e o enteado brincavam de se alongar na porta de casa, enquanto se aqueciam para dar uma corridinha básica pelas ruas da cidade.

O defunto só não tinha contado pra esposa, o que presenciara durante a madrugada.

Depois de apagar na cama, Ele fora desperto com o edredom levitando sob o casal.

A mulher não viu, estava com o sono profundo, dos afetos lascivos que pernoitaram.

O sobrenatural continuava a dar suas pistas, desde o ressurgimento do falecido.

Na Delegacia , o insensível Delegado não quis ouvir pessoalmente as declarações do defunto.

Passou a bola para escrivã, como era de costume na rotina policial.

O Delegado (ou seria degolador?) era mais moço que o defunto.

E gostava de ficar mais tempo em seu gabinete, acompanhado por belas assessoras.

Usava o coldre preso à perna, e a pistola a tiracolo.

Era famoso e vistoso e mantinha uma expressão de fúria, arrogante principalmente com meliantes.

Certa feita arbitrou fiança de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para um preso, por ter postado nudes para uma menor.

Nos bastidores da fama, poucos sabiam que o Delegado era mais sensível.

No seu AP, um entra e sai de dondocas e rapazolas.

A escrivã, experiente, ao avistar o defunto na antessala, confabulando com o (teu) desfalecido advogado, falou consigo mesma: - MUITO VIVO O MORTO, E A TUA HISTÓRIA!

Depois chamando os dois, começou a colher o depoimento do defunto.

Primeiramente, ao qualifica-lo, esbarrou na idade:

- Qual a tua idade?

O defunto esbanjou:

- Anteontem, eu tinha a idade de Jesus Cristo.

- Ontem, fiz churrasco pra comemorar minha ressurreição.

- Hoje, é o meu segundo dia de vida.

A escrivã ficou confusa, e atravessou logo uma direta:

- Me diga quem são os suspeitos do teu atentado.

- Atentado? O que é isto?

O advogado desfalecido interveio, pra tentar explicar ao cliente:

- O teu caso não deve ser mais homicídio, porquanto tu estás vivinho!

Naquele instante, o defunto caiu em si, e se deu conta de que algo sobrenatural tinha acontecido com Ele...

Edras José
Enviado por Edras José em 18/09/2020
Código do texto: T7066015
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.