Diário Dyer - Página 11

Hoje, os olhos fizeram parte do meu dia... observei cada um e me lembrei de como o sol se comporta. Acho que encontrei a minha resposta. Estava perdida há quase um ano, mas vi algo que pode explicar tanta coisa. Os olhos realmente dizem tudo?

Janelas cerradas, prisões de ferro e cadeados envoltos por uma paisagem de armadilhas capazes de emitir o mesmo aroma do mais puro jardim. Um convite para os loucos e motivo de arrepio para os corajosos. Nossos olhos são galáxias onde habitam todas as estrelas que formam a essência de quem somos e, como isso é tudo que temos, tentamos proteger demasiadamente.

Contudo os olhos são portas abertas, adornadas por uma fina camada translúcida a qual permite a total visualização do seu interior, para aqueles que sabem a forma correta de observar. Somos livros abertos, se formos vistos com a gentileza necessária.

O ser humano é o composto resultante do meio, embora esse seja apenas o outro lado da dupla moeda da existência. Uma face pertence ao mundo e a outra é puramente nossa. Existe alguém que precisa ser o que o mundo quiser e outra parte que contém todos os detalhes de quem seríamos se o mundo não fosse tão exigente. Então, que face nós somos de verdade? Em qual lado arquitetamos a estrutura de quem realmente somos?

Uma está trancada, segura, tocável e atingível apenas por nós mesmo. A outra fica exposta e, portanto, dói, machuca, sangra.

Existem pessoas cuja face é irradiante, confiante, pura e agradável aos olhos mas, por trás da camada translúcida, se assemelham ao clima frio, onde os ossos congelam e tudo é vazio e sem vida. São pessoas em forma de tempestade.

Existem aqueles que se assemelham a jardins abandonados, escravos a tal ponto, que ao nos aproximarmos o suficiente, podemos ouvir o ranger das correntes deslizarem ao chão e ainda assim, quando o sol se põe, possuem uma face capaz de sorrir e de acreditar na liberdade, para serem o que realmente nasceram para ser. São pessoas em forma de muralha.

Todas essas coisas são incapazes de esconder-se por muito tempo, pelo simples fato de que os olhos foram feitos para a verdade, e apenas para tal. São incapazes de mentir e quando o conseguem, é por não serem realmente vistos.

As pessoas guardam seus monstros interiores atrás de máscaras alegres e sorrisos quentes e calmos como o pôr-do-sol. E guardam também, verdadeiros dragões gentis, por trás de toda a dor que suportam.

Usamos máscaras, para viver, conviver, sobreviver e máscaras para chorar, sofrer e morrer. Mas, não importa o quanto a máscara seja espessa e assustadora, não importa o quanto ela seja talentosa em esconder o seu rosto, os olhos sempre ficam para o lado de fora.

E os olhos dizem tudo!

Veja você mesmo

Elisabeth Dyer
Enviado por Elisabeth Dyer em 20/01/2020
Reeditado em 19/06/2020
Código do texto: T6845940
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.