A Alma

Como você não entendeu ainda o espírito dessas palavras, tentaremos fazer isso um pouco mais claro. A Alma é tudo o que existe. Tudo o que vê ao seu redor, os grânulos de poeira, as florestas, o firmamento, seus sonhos, seus mistérios, suas indecifráveis incógnitas, seus deuses, seus demônios, as pedras na sua calçada, a enxurrada que corre depois da chuva... Tudo, é a sua Alma, pois que toda a realidade é fabricação dela. A Alma constrói todas as realidades, como o seu hálito num dia frio embaça o vidro de sua janela. Toda a realidade vem de dentro dela e para "fora" dela.

Uso a palavra alma para sua conveniência, pois para vocês, crentes ou não, este termo remete à uma Consciência desprovida de corpo físico. O termo em si não carrega todo o significado, e na verdade, fora maculado ao longo do tempo, e quando pensam em "alma", logo evocam com ela um pesado significado religioso em termos de sentido organizacional.

A Alma é muito mais do que dito dela, suas particularidades, aquelas que tento fazer-lhes recordarem aqui, foram esquecidos ao longo do tempo, pelo apelo à simplicidade, ou mesmo, manipulação. A analogia do olho dentro de outro olho, indefinidamente, sempre será útil aqui.

Nossos textos, no futuro, despertarão conceitos e pensamentos até então dormentes. Por exemplo, enquanto pensarem em espaço como um lóculo, um lugar algo vazio ou que se expande nas tramas do tempo, pensarão na viagem espacial, ou em qualquer viagem, como algo que demande deslocamento e combustível. Nestes termos, a viagem interplanetária seria impossível a vocês, considerando a massa, o tempo e o combustível necessário para deslocar tal massa, ou mesmo o deslocamento da massa em si, à velocidades materialmente impossíveis. Quando absorverem o conceito de que o espaço e o tempo são criações mentais, barreiras entre os sistemas, talvez poderão viajar entre realidades com a velocidade de um pensamento.

Não falamos aqui para doutrinar ninguém, ou criar escolas de pensamento ou qualquer meio que possa agregar pessoas numa direção semelhante. No nosso ponto de vista, todas as pessoas já convergem numa mesma "direção". Na verdade, a diferença de pensamento, cor, raça, experiências e opiniões, muito verdadeiramente deu ao seu mundo sua graça, as invenções e descobertas que os deleitam, as praticidades que os confortam. Se o seu mundo não fosse a colcha de retalhos que é, progrediriam pouco, e talvez, ainda estivessem pelados andando pelas estepes. Um mundo sem variedades seria enfadonho e estagnado.

Nossas estórias falam sobre despertares. Procuramos instigar, então, precisamos de mentes curiosas. Pessoas simples de mente simples, no sentido de que não buscam histórias sobre a "natureza da realidade", "da mente humana", "dos segredos do universo", encontrarão muitos textos que falam sobre a Alma de uma maneira muito mais simples e que possam agradá-las, porque a maioria das pessoas buscam conforto e um guia, e isso nunca foi difícil de se encontrar no mundo.

Vocês, vejam bem, enquanto seres "corpóreos" - até porque, a própria corporeidade é uma ilusão - usam quase que dos mesmos meios de comunicação que uma Alma que se expressa sem o corpo físico usa. O seu ego, o seu corpo, por si mesmos não poderiam "experimentar" a sensação de sabor ou gosto, sem as pequeninas células destinadas a perceberem este tipo de estímulo. Não sentiriam cheiro, perfume, sem as minúsculas células em seus narizes, destinadas a perceberem e "apanharem" o cheiro. Nem mesmo as cores ou a luz perceberia, sem estas células graciosas e magníficas que lhes acompanham. Você se pensa como todo, mas esquece suas partes. Também experimentamos a natureza de todas as realidades mais ou menos semelhantes a vocês. Lembre-se, um olho dentro do outro... Nós, não poderíamos experimentar a realidade física diretamente, sem vocês, porque, de como já dito, vocês são Nós. Assim como, de certa forma, vocês são as células que recebem os estímulos de seu corpo. Embora, veja, suas células se renovam dia após dia, e você continua sentindo aromas e vendo cores.

A experiência "diária", então, sua e minha, é decorrente de uma cooperação infinita de entidades. Cada entidade, tem uma personalidade, cada uma delas tem seu próprio mundo, construído a partir de suas expectativas e desejos, uma perfeita projeção do que elas são no momento. Não leve a palavra momento para seu o contexto de tempo, como costumam fazer.

Se você pudesse como Nós podemos, entrar no "mundo" de uma pequena célula, e ver o "mundo" do ponto de vista dela, as paredes que cercam você seriam vistas como de fato elas são, um entrelaçamento de energias "dançantes", que bailam através do coro de tudo o que existe, em luzes multifacetadas e ondulações coloridas, muito semelhante ao seu ponto de vista ao contemplar o seu universo físico, com todas as suas estrelas, planetas e galáxias.

Vocês, então, não devem desdenhar ou desprezar nenhuma forma de vida ou consciência, pois que cada uma delas concorre para formar toda a realidade que você conhece, e as que não conhece, tornar seu mundo mais vívido, brilhante e variado, e com muito mais graça, e cada um é, a sua maneira, parte deste poder maior que definem como Deus.

O mal verdadeiramente não existe. Esse pensamento é uma bela forma de levar a vida. Mas, o bem existe? Como assim, se nada de fato existe?! Pensem por este ângulo: Imagine a realidade como uma comoção vital de energia pura que se manisfesta e se personaliza. Uma energia, como alguns o sabem, quanto mais quintessenciada, sutil, menos interfere na outra. Um foco de luz não interrompe o outro. Uma onda na face de um lago não atrapalha a outra. Elas coexistem harmoniosamente sem se influenciarem... até que uma ou outra concordem com essa influência... Então, o "natural" o primordial, a "regra" principal, é que haja, harmonia, concordância, consideração e paz. Isso é o que vocês interpretam como o bem. Logo, o mal é o contrário disso, é quando essas qualidades são perturbadas de alguma forma. Esta perturbação ocorre em "locais" específicos e em determinadas consciências, por causa da transitoriedade dessa própria consciência. Logo, não é uma regra ou um modo de ser da Universalidade, e é nestes termos que o mal de fato não existe. Ele só existirá se você validá-lo em si mesmo.

Quando você flui ou vibra de formas diferentes das energias ao seu redor, você pára de percebê-las, e elas param de perceber vocês. Não existirão mais um para o outro. Este conhecimento moldará vocês no futuro, se o seu universo provável conseguir aguentar até lá.