O Velho Nicolau e O Redemoinho

Existia há muitos anos atrás, isso lá pelo início do século passado, no interior desse nosso Estado, um pequeno vilarejo onde, em um humilde e pequeno casebre de pau a pique, estratégicamente construído à beira de um pequeno ribeirão, morava um velho ermitão, conhecido como 'Velho Nicolau'. Ele era famoso por ser uma espécie de curandeiro, mas também por ser um grande contador de 'causos' e histórias, principalmente aquelas bem mirabolantes e horripilantes, que adorava inventar e contar para os seus amigos 'matutos' e tinha uma delas que sempre deixava os seus ouvintes 'de cabelo em pé'; era a da sua estranha amizade com o saci-pererê que, segundo ele era seu amigo e protetor e fazia tudo o que ele lhe pedisse...

Até que um certo dia um grupo de homens e mulheres estavam decorando um 'terreiro' onde mais tarde haveria um baile, daqueles com sanfona e violão.

Foi então que súbitamente começou uma forte ventania e todos interromperam imediatamente o que estavam fazendo e correram para se abrigaram em um grande paiol que ficava à beira daquele terreiro, onde já se encontrava o Velho Nicolau.

E foi de lá que todos eles viram que um pequeno redemoinho começava a se formar na encruzilhada daquela pequena estradinha de terra batida que levava até aquele paiol onde eles haviam se abrigado. E à medida em que o redemoinho se aproximava, ele ia aumentando de tamanho.

Foi então que alguém, cutucando o Velho Nicolau, disse:

-Seu Nicolau! Por que o senhor não entra naquele redemoinho e prende aquele seu amigo Saci na garrafa? E ouviu um coro:

-Isso mesmo, pega ele Seu Nicolau; e traz ele aqui prá gente ver! E logo lhe deram um grande peneira de bambu e uma velha garrafa de pinga, que tinham encontrado lá em um canto.

Eles fizeram isso, porque antigamente as pessoas acreditavam que o redemoinho era o rastro do Saci-pererê e que se alguém entrasse no meio dele com uma garrafa e uma peneira, conseguiria prender o Saci conseguindo, em troca da sua liberdade tudo aquilo que desejasse.

O Velho Nicolau não se fez de rogado; pegou logo a peneira e a garrafa e, encarando aquela forte ventania, foi caminhando lentamente ao encontro do redemoinho... Chegando lá no redemoinho; antes de entrar ele ainda tirou da cabeça o seu velho chapéu de palha, que apertava por causa do vento, sorriu para todos e pulou dentro dele, sumindo da vista de todos...

Aquela foi a última vez que eles viram o Velho Nicolau, porque assim que ele pulou para dentro daquele redemoinho, ouviu-se um forte estrondo e ele foi se transformando em uma espécie de nuvem negra e muito densa, que foi subindo lentamente pelos ares como se fosse um balão, desaparecendo por sobre as montanhas naquele céu azul e límpido, que fazia naquela tarde, enquanto que apavorados , através das frestas daquele paiol, os seus amigos não perdiam nenhum detalhe daquele fantástico e diabólico acontecimento.

Eles saíram lá do paiol em desabalada carreira; cada um em direção às suas casas, deixando para trás tudo aquilo que estavam preparando para o baile que, óbviamente, não mais aconteceria.

Já na manhã do dia seguinte, um grupo de homens se reuniu para ir até o casebre do Velho Nicolau. Só que quando eles lá chegaram, viram que praticamente tudo estava destruído, ficando de pé apenas um pequeno comodo que ele usava como despensa. E eles retornaram de onde estavam, pois viram que nada mais tinham a fazer ali.

Alguns meses se passaram...

Até que um belo dia, dois jovens apareceram por lá; estavam eles à procura de umas cabras que haviam se desgarrado de um grupo que eles estavam conduzindo para um vilarejo próximo e quando avistaram os escombros daquele velho casebre, resolveram chegar até aquele pequeno comodo que ainda estava de pé. Foi então que eles viram uma cena simplesmente aterrorizante; sentado em um pequeno e rústico tamborete de madeira, com a sua cabeça recostada na parede, estava um esqueleto com vestígios de tecidos que teriam sido a sua roupa. E havia nele um detalhe importante que o identificava como sendo o esqueleto do Velho Nicolau; na sua caveira estava aquele famoso chapéu de palha que ele estava usando no dia em que foi levado pelo redemoinho...

Passado o susto eles avisaram a polícia, que tomou as devidas providências.

Mas uma pergunta ninguém soube responder: Como é que o Velho Nicolau foi levado por um redemoinho, tendo desaparecido no ar na frente de tanta gente, sendo que o seu esqueleto foi encontrado inteirinho, sentado dentro do único cômodo do seu casebre que não foi destruído?

E foi assim que surgiu a história de que ele teria sido levado pelo Saci-pererê naquele redemoinho, acabando ele mesmo por se transformar em mais um daqueles 'causos cabeludos', que ele tanto gostava de contar nas suas rodas de amigos...