A morte do ego

Tenho me sentido estranha. O que sinto quando o ego morre? Obrigada.

Vamos tentar entender, então. O que você chama de ego? O que a psicologia humana chama de ego? Estão certos quanto a essa definição?

Vamos tentar explicar, de uma forma que possa entender, embora tenha que saber que colocar em palavras coisas que são intraduzíveis, requer uma pequena distorção, sob pena de ser inútil qualquer tentativa de explicá-las...

Vamos pelas vias humanas então...

A personalidade é uma "distorção" do todo. Imagine que tudo o que existe é um oceano sem limites. Um pequeno redemoinho neste oceano, do tamanho de uma moeda de um centavo seria uma distorção. Entenda, essa distorção, uma dobra do oceano sobre si mesmo, seria uma tentativa deste oceano contemplar a si mesmo.

Agora, dentro desta distorção, novas distorções ocorrerão, de forma a expandir a experiência, vivenciá-la de todas as formas possíveis. Uma imagem ilustrativa dessa situação seria muito importante, e ela é usada muito simbolicamente ao longo de sua história. Então, imagine um olho dentro de um outro olho, dentro de um outro olho, dentro de um outro olho, dentro de...

A sua estrutura de tempo e espaço te dá a ilusão tridimensional. Para situar-se "dentro" disso, e viver a experiência das três dimensões, você precisa ter sentidos para detectá-las e percebê-las. Dentro dessa rede de tempo e espaço, você precisa de uma referência, de um foco, para concentrar-se nela a despeito de todo o resto que o seu Ser completo sabe existir. Você chama de ego, então, a personalidade que você está sendo, dentro dessa estrutura particular. Seu ego então, o que você acha que é você, dependem de seus sentidos físicos, da estrutura tempo/espaço, e das memórias adquiridas ali...

Enquanto no sistema tridimensional, seu ego não morre. Se "morrer", outro vai surgir, pois nenhuma personalidade pode "não ser". O que acontece, e o que chamam de morte do ego, é com certeza, a percepção momentânea de outras áreas de sua personalidade, da estrutura "fictícia" da natureza da realidade que experimentam. Pois de uma forma muito verdadeira, o ego finge não saber o que sabe.

Então, sabendo disso, basicamente os sintomas serão reconhecidos como se sua personalidade tivesse sido roubada, parecer um estranho para consigo mesmo e não se reconhece no espelho. É como ser o telespectador do filme de sua vida, assistindo as coisas acontecerem sem realmente participar. A sensação é de ser mais um robô sem vida do que um ser humano, porque dependendo da intensidade você "perde" suas emoções. Estranhar a própria voz (como se sua voz não fosse sua), estranhar o próprio corpo ou partes dele, muitos se sentem fora de si (literalmente) em cima ou do lado (é, eu sei que não faz sentido pra você). Passar pelas situações da vida enquanto seu eu real está distante do que está acontecendo com você, sensação de não ter controle das suas ações, sensação de ser uma segunda mente observando a própria mente, se sentir distante ou desconectada de você...

Pode parecer que está num sonho, e de que as pessoas sejam fruto da sua imaginação, não reconhecer sua casa, lugares já visitados, família etc (embora vc saiba quem sao e onde estão). Sentir como se estivesse em uma outra dimensao, olhando o mundo "de fora", sensibilidade a som e/ou luz, tontura, alteraçao de tamanho e cores dos objetos, parece que não existe nem passado nem futuro...

A leitura da personalidade muda de direção, e voce passa a interpretar o mundo de outra forma. A mudança então é de perspectiva. Mas como se acostumou a ver o mundo com outros olhos, a sensação de mudança se torna sensação de perda. Mas nunca se deixa de ser quem se é.

A sensação de estranheza passará, assim que se acostumar com ela.

Você não se lembra, é claro, mas uma criança, até por volta de seus três, quatro anos de idade, tem a mesma sensação de estranheza com o mundo, pois acabou de chegar nele, e está se acostumando com as novas sensações.