Nosso Sherlock no 'Misterioso Caso do Deco'

Existe registrado nos anais policiais como um mistério indecifrável, uma história macabra, que ficou conhecida como: ' O misterioso caso do Deco'.

Mas teve um certo "Sherlock Holmes" aqui do Recanto, que resolveu investigar um pouco mais aquele misterioso caso.

Ele acabou descobrindo que o nome gravado naquele pendente de bronze; Demóstenes Costa; o Deco, era na verdade o sobrenome de um homem muito rico e poderoso que se chamava Salomão, que morreu em 1853 aos cinquenta e dois anos de idade.

Soube também que ele vivia sempre viajando pelo mundo em luxuosos navios e que era um conhecido perdulário, pois costumava gastar rios de dinheiro nas suas viagens. Havia um comentário geral de que aquela sua inesgotável fortuna era fruto de um pacto secreto que ele teria feito com o demo. Muitos até costumavam dizer, que nesse pacto o demo teria informado a ele o dia da sua morte. E mais, quando faltasse exatamente um mês para a chegada desse dia, ele tinha que mandar construir um balão bem grande, onde ele embarcaria no seu último dia de vida, para ir ao encontro do seu mestre. Certamente foi por saber o dia da sua morte, que ele procurava viver intensamente cada dia da sua vida, passeando muito e gastando tanto dinheiro.

Mas foi então que o fatídico dia chegou; 13 de junho de 1875, quando faltavam apenas quatro meses e dois dias para completar 70 anos, que Pilatre de Rozier havia se tornado o primeiro homem a subir ao céu num balão.

Já era o finzinho daquela tarde de sexta-feira, quando o Salomão Demóstenes Costa, mais conhecido Deco, vestido à caráter, despedindo-se de uma pequena multidão de convidados, anunciou que naquele momento estava embarcando naquele imenso balão para uma longa viagem... E quando alguém lhe perguntava para onde seria aquela sua estranha e inusitada viagem, ele apenas sorria e dizia; isso é segredo!

E logo que soltaram as cordas que prendiam o balão, ele começou a subir lentamente, levando o Deco que, sob os olhares atentos e extasiados, acenava tranquilamente .

Mas quando o balão já tinha ganhado altura e começava a se deslocar horizontalmente em direção ao mar, como que vindo do nada, já que soprava apenas uma leve brisa, repentinamente teve início uma forte ventania, que formou um enorme redemoinho que parecia querer 'engolir' o balão, que girava de tal maneira que parecia ser um enorme pião. E foi ante os olhares atônitos e horrorizados daqueles espectadores, que o Deco foi lançado para fora do balão e o redemoinho desapareceu no horizonte, sumindo com o balão.

Pouco tempo depois o corpo dele foi encontrado. Mas havia algo inexplicável; ele estava caido de bruços sobre uma enorme e plana pedra à beira de um riacho e apesar de ter caido de uma grande altura o seu corpo permanecia intacto, sem nenhum vestígio de sangue. E quando desviraram o corpo, notaram que os seus olhos estavam abertos e arregalados, demonstrando um grande pavor, sendo que dentro sua boca estava a sua inseparável correntinha de bronze; sem o pingente...

Tendo se passado cerca de um mês após a sua morte, seus herdeiros foram convocados para a partilha dos seus bens. E foi diante do juiz que eles ficaram sabendo que havia também um último desejo seu; havia uma pequena caderneta que o juiz deveria abrir diante de todos e ler o que ali estava escrito. E na única página escrita, estava o seguinte: "Salomão, você me fez um pedido eu vou te atender; de hoje em diante, dinheiro é coisa que nunca vai te faltar... Mas na sexta-feira, dia treze de junho de 1853, eu venho te buscar e durante esse seu tempo de vida, você não pode mais permitir que te chamem por esse seu primeiro nome, que eu odeio, pois se assim o fizer o nosso pacto será rompido e você vai pagar muito caro por isso; assina com o seu sangue, que o pacto está selado".

Muitos dos que estavam ali presentes sentiram um forte arrepio quando tomaram conhecimento daquilo. E todos ficaram sabendo sobre a origem da sua fortuna e daquela sua estranha viagem de balão.

O nosso Sherlock investigador ainda constatou que, além daquela coincidência de os dois personagens terem morrido em um dia 13 de junho, tanto um quanto o outro tinham o apelido de Deco; um por causa do trato com o demo e o outro por dizer que Salomão era nome de mascate... Ele só não conseguiu entender qual a razão daquele pingente de bronze daquele Deco que subiu no balão, ter sido encontrado na boca do jovem Deco do balão japonês...