DESAFIO: A RESPOSTA – microconto

Esse é um texto que explica as “pistas” deixadas para decodificar a mensagem no conto “DESAFIO: O ENIGMA – microconto”.

O trecho “Olhou o relógio seis vezes por dez segundos.” Indica que, seis vezes dez é igual a sessenta, em referência a linguagem hexadecimal.

Já o segmento “Inspirou e expirou o ar profundamente, várias vezes, buscando se acalmar.” Indica a ausência e a presença, o zero e o um, da linguagem binária.

O outro fragmento “Deu uma rápida tamborilada na mesa com os dedos” remete ao código Morse. Você sabia que o casal Morse desenvolveu esse código para ficar conversando entre si, sem que os demais entendessem a conversa?

Há novamente a referência ao código hexadecimal no trecho: “Olhou o relógio novamente.”

A parte “Levantou-se e saiu.” Indica o fim do código.

O segmento final dá ainda outra pista: “...seguia estática, tal qual uma esfinge...”, remetendo ao mito da esfinge egípcia. A maior pista de todas.

Decodificando a mensagem, temos que:

“100 101 099 105 102 114 097 045 109 101 01101111 01110101 - . 068 069 086 079 082 079” vira “decifra-me(Hexadecimal) ou(binário) te(Cód. Morse) devoro(Hexadecimal)”.

A parte final foi só para brincar com o leitor sobre a ideia de que uma esfinge imaterial o/a estaria rodando.

Manassés Abreu
Enviado por Manassés Abreu em 11/04/2019
Reeditado em 12/04/2019
Código do texto: T6621372
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.