AS VIÚVAS DO CAIXEIRO VIAJANTE

Dizem que foi na história do Chico Dantas que Charles Chaplin se inspirou para compor o personagem Monsieur Verdoux, um dos seus últimos filmes. Monsieur Verdoux era uma espécie de Don Juan assassino que seduzia velhas senhoras ricas, casava-se com elas e depois as matava para ficar com a herança.  Evidente que tudo isso é uma piada, pois esse filme é dos anos quarenta e o famoso criador do Carlitos nunca ouviu falar no Chico Dantas, prosaico caixeiro viajante que nos anos sessenta andava pelas pacatas cidades do nosso interior, com uma mala enorme nas costas, vendendo de porta em porta, as bugigangas que comprava nas lojas da Vinte de Cinco de Março. Aliás, é mais provável que o próprio Chico Dantas tenha se inspirado no personagem do Chaplin, pois ele também tinha um talento formidável para descobrir viúvas carentes, sem filhos ou parentes conhecidos, que estavam dispostas a qualquer coisa para ter de novo um homem em suas camas. Não eram, é óbvio, como as viúvas de Monsieur Verdoux, velhas milionárias, algumas delas até pertencentes à nobreza francesa. As suas vítimas, na maior parte, eram funcionárias públicas aposentadas, antigas professoras geralmente, que depois de uma profícua vida profissional e uma experiência marital satisfatória, não queriam aposentar também essa última parte das suas sensibilidades.
Chico Dantas já estava na quinta vítima. Sempre se dera bem até aquele momento. Ele era muito esperto. As mulheres moravam em cidades diferentes, muito longe umas das outras. E ele nunca usava o mesmo nome, e até o aspecto físico ele disfarçava. Para umas ele era louro, usava bigode, tinha dente de ouro; para outras ele se apresentava moreno, de barba cerrada, usando óculos, para outras se apresentava como um senhor careca, com um cavanhaque tipo Lenin, etc. 
Tudo tinha dado certo até então. Com nomes diversos, constantes em certidões tiradas em diferentes cartórios do interior, ele casara com cinco viúvas em cinco cidades diferentes. Três delas já haviam batido as botas, em idênticas circunstâncias, e mais duas já estavam a caminho, consumidas pela mesma doença. Tudo isso no espaço de cinco anos, o que lhe rendera três aposentadorias e duas casas, e mais alguns bens, que ele apropriou, com nomes diferentes, em cidades diferentes, e por conta dos quais levava uma boa vida. Agora, com as outras duas viúvas a caminho do cemitério, ele esperava por mais duas aposentadorias e alguns bens que viriam a engordar sua conta bancária e seu patrimônio. 
O método dele era simples e eficiente. Ele conquistava as viúvas, casava-se com elas, usando nomes diferentes e depois as matava aos poucos, envenenando-as com arsênico. Chico Dantas era esperto. Ele lera em algum lugar que em fins do século XIX mais de uma centena de pessoas haviam morrido na Inglaterra, envenenadas pelo papel de revestimento que as donas de casa colocavam em suas paredes. Descobriu-se mais tarde que esses papéis eram coloridos com arsênio – em especial aqueles que apresentavam padrões florais. Nestes, as flores eram coloridas com um pigmento chamado verde-de-scheele, que eram utilizados para dar uma impressão natural às folhas e pétalas das flores.   Quando expostos à umidade, esses papéis de parede emboloravam e serviam de meio para cultura de um fungo que liberava trimetilarsina, um gás mortal para o ser humano quando exalado em grandes quantidades, ou quando se é constantemente exposto a ele. 
Para o Chico Dantas foi fácil achar um químico para fabricar esse composto para ele. Afinal era um sujeito viajado, que comprava todos os tipos de mercadoria nos grandes centros e as vendia pelo interior afora. Inclusive perfumes, os quais eram, aliás, um dos itens que mais o ajudava com as mulheres, inclusive as vítimas da sua felonia. 
Depois, o resto era fácil. Bastava convencer as infelizes esposas a cobrir as paredes dos quartos com os lindos papéis de parede que ele trazia de suas viagens. Eram formosos revestimentos, com vistosas flores coloridas e que pareciam, (segundo quem viu os quartos), até exalar um certo perfume. Tratava-se, evidentemente, de uma ilusão dos sentidos, pois os tais papéis eram de plástico, e por isso mesmo, inodoros. Mas as flores nele pintadas pareciam tão reais, que a sensação de perfume era mesmo sensível.
Ao cabo de seis meses até um ano, todas as mulheres do Chico acabavam morrendo de morte igual. Uma morte dolorosa, causada pela corrosão das paredes abdominais, acompanhadas por anemia, destruição dos glóbulos vermelhos e erupções de pele, que nenhum médico de interior conseguiu diagnosticar e curar. 

Como tais mortes ocorriam em cidades diferentes, ninguém nunca ligou uma coisa à outra. Também ninguém chegou a suspeitar que as viúvas tivessem morrido envenenadas, pois em nenhum dos casos houve investigação por parte de um legista experiente. Na verdade, todas as mortes foram computadas como normais, causadas por alguma infecção interna, de difícil diagnóstico. Isso era comum, principalmente nas cidades do interior, onde a medicina, naqueles tempos, não tinha tantos recursos. 
Chico Dantas era esperto o suficiente para não se expor continuamente ao veneno. Dormia, quando muito, uma noite na casa de uma das viúvas e só aparecia cerca de um mês depois. Sua profissão de caixeiro viajante justificava essas ausências, e assim, sem o contato acentuado com a perigosa toxina, ele não se contaminava. Ao mesmo tempo, isso evitava que alguém desconfiasse que a doença de suas esposas pudesse estar relacionada ao vistoso papel de parede que enfeitava os seus quartos. Dessa forma o sacana ia engordando sua conta bancária e enchendo cada vez mais a sua declaração de bens no Imposto de Renda. 
Até o dia em que conheceu a Malvina. Essa era uma professora aposentada, mas também viúva de um fazendeiro, que lhe deixara uma bela herança, na forma de uma grande fazenda, além de inúmeros outros bens. Malvina não foi infensa aos encantos do Don Juan do sertão. Caiu na sua lábia depois de um baile no clube local, onde o sinistro galã, depois de descobrir que ali poderia estar a mais rica de suas vítimas, lançou sobre ela todo seu charme e a fez logo acreditar que ele era o homem certo para preencher o vazio que o seu marido lhe deixara, no coração e na cama. 
Seis meses depois estavam casados e o Chico Dantas já começara a praticar o seu macabro plano com ela. Convencera-a a forrar as paredes do quarto com os indefectíveis papéis de parede floridos, que pareciam exalar um perfume de campo em plena primavera. Enquanto isso, como fizera com todas as outras, vivia viajando a serviço e só  aparecia em casa para dar um pouco de prazer à sua devotada esposa, a cada trinta dias. E a cada vez que aparecia, a sua esperança era encontrá-la cada vez mais doente e debilitada, como acontecera com as demais. 
Só que com a Malvina, a coisa parecia não funcionar. Ao contrário, a cada vez que ele aparecia, para, como ele dizia, cumprir a sua obrigação, ele encontrava a esposa mais forte e mais disposta, parecendo cada dia mais saudável. 
Talvez ela tivesse uma constituição física mais forte e resistente do que as anteriores, pensou Chico Dantas. Por isso, alegando querer dar um retoque nas flores do papel de parede, para torná-las mais bonitas, ele pincelou de leve as pétalas das flores do papel de parece, aumentando a dose de arsênico presente nelas. Depois, dizendo que tinha clientes importantes para visitar naquele mesmo dia em outra cidade, viajou, para não ter que dormir naquele quarto.
Mas quando voltou, um mês depois, viu que a estratégia não tinha dado resultado. Malvina continuava, ao que parecia, ainda mais saudável. Ele então, repetiu a operação, aumentando a dose do veneno no papel de parede, viajando logo em seguida.  
Mas a cada vez que voltava, e era obrigado a dormir com a esposa, verificava que a danada estava cada vez mais saudável. E por conta disso, ele aumentava a dose do veneno no papel de parede. 
Por conta desse seu plano nefasto, Chico Dantas adotara o costume de dispensar todos os empregados da fazenda quando vinha para casa. Dizia a eles que, depois de tanto tempo de ausência, o que mais queria era ficar sozinho com Malvina. Os empregados logo entenderam e quando ele mandava os telegramas dizendo que ia chegar no dia seguinte, todos já sabiam que ele queria ficar sozinho com a patroa, e assim eles não apareciam na fazenda. Como Chico era um sujeito um tanto malcriado e desagradável com eles, os empregados não faziam mesmo questão de aparecer quando ele estava presente.
E assim foi durante dois anos. Chico vinha em casa uma vez por mês, dormia com Malvina e no dia seguinte sumia, Deus sabe lá para aonde. Nunca deixava endereço, nem dizia qual o seu destino. Se alguém precisasse encontrá-lo ia ter muitos problemas, pois o cara sumia mesmo do mapa.
Da última vez que Chico Dantas voltou à fazenda, depois da ausência de mais de um mês, e verificou que nada acontecera com Malvina, ele teve a certeza que, desta vez, a estratégia não ia funcionar. 
Só com a esposa no quarto, depois de satisfazê-la na cama, ele esperou ela dormir, e com um pincel começou a retocar as vistosas flores do papel de parede, espalhando uma dose maciça de arsênico nelas. Assim que terminasse pegaria a sua mala, já arrumada de antemão e partiria para mais uma de suas viagens.  Deixaria um bilhete em cima do criado-mudo, para Malvina, como sempre fizera.  
“Quando eu voltar”, pensou ele, “espero que você esteja morta”.  
Olhou para a esposa dormindo e tentou sorrir. Mas seu sorriso foi um esgar de dor. Uma dor insuportável no abdome e uma fraqueza terrível nas pernas, que mal o sustinha em pé, o obrigou a sentar-se na cama. Sem poder conter as ânsias de vômito, sentiu a boca se encher de um gosma viscosa e percebeu que suas gengivas estavam sangrando.  Sentiu a ardência na barriga e abriu a camisa para ver as erupções de pele que começavam a pipocar como se fossem espinhas purulentas.
Um empregado o encontrou, ao lado da cama, em estado de coma, no dia seguinte. Levado para o hospital da cidade, nenhum dos médicos conseguiu diagnosticar a tempo a moléstia que o acometera, e ele morreu, seis horas depois, sem ter, pelo menos, a oportunidade de fazer a confissão que poderia salvar a sua vida.
Sua morte foi considerada natural, causada, provavelmente por uma infecção interna que tardou muito a se manifestar externamente. 
Como Chico Dantas era pouco conhecido na cidade, por ser caixeiro viajante, e só aparecer de vez em quando para visitar a esposa, pouca gente compareceu ao seu enterro. Ele era casado com comunhão de bens com Dona Malvina. Como nem ele, nem ela tivessem herdeiros, a municipalidade teve que abrir um inventário para dar uma destinação à polpuda fortuna que o casal deixara. A única coisa que intrigou os inventariantes foi a razão de o Chico Dantas não ter mandado abrir inventário por ocasião da morte da Malvina, ocorrida cerca de um ano antes dele ter morrido. Pois ele era o único herdeiro. 
Malvina morrera cerca de um ano depois do casamento deles e ele, ao que parecia, não gostava muito da companhia dela. Pois vivia mais ausente do que presente. Malvina, quando viva, justificava essas ausências alegando que sua profissão de caixeiro viajante assim o exigia. 
Mas nem por ocasião da morte da esposa, motivada, segundo o médico que assinou a certidão de óbito, por uma infecção intestinal, ele fora localizado para ser cientificado desse fato. E quando vinha para casa, uma vez a cada mês, ficava recluso naquela casa da fazenda, longe da cidade, sem falar com ninguém, dormindo uma noite e indo embora no dia seguinte. Como os empregados já tinham o costume de ser dispensados quando ele vinha, ninguém falou com ele nesse período. Por isso também, ninguém lhe informara sobre a morte de Malvina.
Por uma disposição expressa dela, todos os bens do casal foram destinados à Santa Casa local, que os vendeu e usou o dinheiro para comprar equipamentos capazes de diagnosticar e tratar moléstias infecciosas. Chico Dantas não era da cidade e poucos dias depois do seu enterro, financiado pelo espólio, ninguém se lembrava mais dele. A única curiosidade que sobrou desse fato foram aquelas seis mulheres, que todo dia de finados, ainda hoje, visitam o túmulo dele no cemitério local. Vestidas de negro, com véus nos rostos, elas aparecem e desaparecem de repente. Não deixam flores nem quaisquer outros objetos na tumba. Mas depois que elas somem, fica um estranho odor no ar. É um leve odor adocicado que alguém, entendido em química, disse que se trata de arsênico.