AS LIÇÕES DOS FILMES DE TERROR

Por várias vezes ouvi alguém dizer que os filmes de terror são diabólicos e as pessoas não devem assisti-los, pois o mal habitará em suas vidas.

Eu sou cristão praticante, mas realmente não consigo enxergar que um dos gêneros mais filosóficos e completos da humanidade ,e, o único que retrata o mal como ele realmente é, pode ser obra prima do capiroto.

Analise comigo; as coisas más podem ser facilmente maquiadas por vários gêneros cinematográficos, como em um romance (um vampiro apaixonado na saga Crepúsculo), comédia (já vi um diabo bonzinho e atrapalhado, pode isso?) e ação (um demônio lutando ao lado do bem em Hellboy), mas somente o horror revela a verdadeira face do mal e os caminhos errados que o ser humano pode trilhar.

Por isso, listei 8 filmes de terror em que se pode tirar lições valiosas (Sem spoilers é claro):

1. O exorcista (1973)

O primeiro da lista foi um dos únicos filmes a me fazer borras as calças, mas eu posso me defender. Eu tinha apenas 10 anos de idade quando assisti pela primeira vez. Minha irmã Erica era apaixonada por filmes de terror e me apresentou essa obra prima, só que ela esqueceu que eu era um pirralho e que eu precisava dormir à noite.

Lição aprendida: Nunca brinque com objetos de comunicação com os mortos.

2. Espíritos – a morte está ao seu lado (2004)

Pense num subtítulo pior do que o título (no bom sentido). Quando li esse subtítulo senti um vento frio nas minhas costas e pensei muito se seria capaz de assistir a esse filme. Mas é claro, assisti. Tudo por causa da minha irmã Erica de novo e da minha mãe que sempre gostou de ver o circo pegar fogo, entretanto, eu tinha 13 anos, um pirralho com um pouco mais de coragem.

Ah, e um detalhe! A capa do filme tem fotos “reais” de fantasmas. Aquela onda de capturar os espíritos nas imagens estava no início e ainda na tinha o detetive virtual do fantástico para desmentir. Então, imagine o medo que me deu.

Lição aprendida: Nunca faça mal a ninguém, pois o mal irá atrás de você.

3. It – uma obra prima do medo (1990)

Sei que você já deve ter visto a nova versão desse clássico, mas a adaptação antiga do mestre King é uma verdadeira maravilha também. Eu já assisti adulto, tinha 22 anos e vasculhei a internet para poder achar.

Lição aprendida: Faça amizades e enfrente os seus medos.

4. O Nevoeiro (2007)

Quando eu assisti a esse filme, ainda não tinha uma visão crítica e não pensava fora da caixa como faço hoje. Então, logo, achei o longa metragem uma porcaria. Fiquei com ódio do final, achei que tinha perdido o meu precioso tempo vendo aquela galera tentando sobreviver no supermercado.

Entretanto, hoje, penso que foi um dos melhores filmes de terror e ficção cientifica que já vi.

Lição aprendida: Tenha esperança e não tome decisões idiotas na sua vida.

5. Corra! (2017)

Pense numa obra de arte incrível, digna de receber muitos prêmios. Pelo menos assim eu espero. Get out ou Corra! É um filmaço com críticas sociais nas entrelinhas e um longa que foge dos clichês dos filmes de terror.

Lição aprendida: Conheça melhor a família da sua namorada (o) antes de qualquer coisa.

6. Os outros (2001)

Que filmaço! Um dos primeiros filmes de terror do século XXI. O que falar dessa obra esplendorosa com a bela Nicole Kidman? Tudo nele funciona, fotografia, maquiagem, atuações. É um filme que marcou a minha vida. Se você nunca viu, sugiro que tire um tempo para conferir, você não vai se arrepender. É um dos melhores plot twists de todos os tempos.

Lição aprendida: O que é seu, sempre será seu.

7. O bebê de Rosemary (1968)

É outro filme com um final em que é necessário pensar fora da caixa para entender o objetivo da obra. Para mim, um dos melhores filmes de terror psicológico, com personagens interessantes, uma atmosfera misteriosa, atuações boas e um roteiro inteligente.

Lição aprendida: Aquela lição básica que a nossa mãe nos ensinou: “Não confie em estranhos”.

8. Annabelle 2 – a criação do mal (2017)

E o último da lista, mas não o menos importante é o sucesso de bilheterias da prima gringa da boneca da Xuxa: Annabelle 2 – a criação do mal do diretor David F. Sandberg. Apesar dos elementos clichês que são utilizados no roteiro (casa velha e isolada, barulhos noturnos, uma maldição antiga) o longa consegue cativar o público pelas personagens interpretadas por crianças muito talentosas, além dos recursos de easter eggs de outros filmes da franquia e os incríveis efeitos visuais. Eu gostei muito e assisti no cinema com a minha outra irmã, acompanhados de uma amiga que gritou para o mundo ouvir por causa dos jump scares.

Lição aprendida: Não seja curioso e não mexa no que não lhe pertence.

E aí? Depois de todas essas lições que aprendemos, você ainda acredita que os filmes de terror sejam para causar o nosso mal? Comente aí e diga o que você já aprendeu com os filmes de terror.

Ed Saraiva Jr
Enviado por Ed Saraiva Jr em 27/11/2017
Reeditado em 27/11/2017
Código do texto: T6183627
Classificação de conteúdo: seguro