E se acontecesse com você???

 
José Heráclito residia numa cidadezinha do interior, bem lá no pé da serra onde o vento faz a volta.

Uma vez por semana ele se dirigia à venda (armazém) do seu Manuel para efetuar compras de mantimentos, o rancho semanal.

Seguia sempre a pé, mas tomava o cuidado de fazer as compras rapidamente e voltar logo, pois no meio do caminho entre sua casa e a venda existia um cemitério.

Na vila o pessoal contava muitas estórias macabras ocorridas com as pessoas que passavam por aquelas paragens a noite, de fazer tremer qualquer valentão.

Certo dia, após fazer as compras, José encontrou o amigo Ambrósio que há muito não via e assim passaram a entabular uma conversa demorada, revivendo o passado saudoso: os bailões na vila, as pescarias e caçadas pelos rios e bosques da região, as paqueras com as belas morenas nos finais de semana, as travessuras dos tempos de adolescentes, lembranças dos colegas que partiram para outros lugares ou para sempre, enfim sobre os tempos que deixaram muitas belas recordações.

Quando se deram conta já havia escurecido, parece que, justamente naquele dia, a noite chegou mais depressa nas asas dos ventos ululantes da serra.

Névoa e muito frio faziam tremer as queixadas dos passantes.

Pois bem, não restava ao José outra alternativa, se despedir do amigo e   retornar ao lar, mesmo que fosse necessário “passar em frente do cemitério”, o qual ficava em local ermo sem ter nenhuma residência nas proximidades.

Despediu-se de Ambrósio e começou a andar carregando a sacola com as compras adquiridas.

Suas pernas tremiam, não sabia explicar se de frio ou de receio pois teria que passar no escuro pelo  local lúgubre.

Sibilar estranho pode se ouvir, José Heráclito petrificado deixou cair a sacola com as compras.

Recompôs-se: graças aos céus exclamou tremulante: era só um bando de  morcegos.

A seguir avistou uma mulher que seguia logo em frente, a poucos metros de distância.

Imediatamente agradeceu a Deus por essa graça e apressou os passos, teria companhia na caminhada por um tempo.

Ao se aproximar da mulher foi logo cumprimentando:

- Boa noite, tudo bem minha senhora?

- A mulher foi cortês em sua resposta.

- Diga-me uma coisa, disse o José: por acaso a senhora não tem medo de passar sozinha, durante a noite, defronte a esse cemitério?

- Pois é meu filho, quando  era VIVA EU TINHA !!!



(Conto popular de domínio público)