A CONTAMINAÇÃO

Em uma cidadezinha situada em algum lugar do norte de minas, nos meados dos anos 60 predominava em sua redondeza o garimpo de pedras preciosas.

Havia vários pontos de extração algumas eram subterrâneas, uma dessa mina subterrânea pertencia a um dedicado minerador cujo nome de batismo era Damião Sousa.

Damião era um homem de alta estatura 50, anos, ombro largo e um porte físico avantajado devido a muitos anos de trabalho pesado, tinha cabelos bem compridos e barba já grande porque já a alguns anos não saia daquela mina.

Não tinha família, sua esposa e sua filhinha tinham morrido já a algum tempo; desde então ele se refugiou passando a viver como um troglodita.

Sua vida inteira Damião teimou encontrar uma valiosa pedra preciosa, que pudesse vir a proporcionar algum conforto , a ele e sua esposa; mas quando ela veio a óbito no trabalho de parto , deixando para ele apenas seu corpo inerte e sua filhinha que também nasceu morta, ele passou a viver naquela mina subterrânea, isolado de tudo e de todos, maldizendo o seu destino que tão cruel foi com ele.

A mais ou menus um quilômetro de onde Damião estava havia também uma mina de garimpo que pertencia a dois irmãos que viviam na pequena cidadezinha, João Pereira o mais velho tinha 40 anos era bem reservado,pouca paciência, quase não falava; o mais novo Pedro Pereira com seus 25 anos, era cheio de senso de humor, vivia sempre brincando, ambos ainda solteiros gostavam do garimpo, já tinha certa quantia em diamantes, e prometeram um para o outro que se encontrassem só mais uma pedrinha largariam tudo e iriam viver no Rio de Janeiro cidade que sonhavam por causa da linda Copacabana.

Com uma picareta na mão, João que não falava muito disse para o irmão.

-vou começar a cavar e só vou parar quando encontrar um diamante.

-é irmão vamos nessa- respondeu Pedro

Empunhando outra ferramenta: - Hoje nós largaremos tudo isso para trás.

Quando João deu umas fortes cavadas ouviu um barulho sua ferramenta tocou em alguma coisa sólida, alguma lata dura deu mais algumas cavadinhas e viu que era um recipiente arredondado que embora estivesse debaixo da terra estava em perfeitas condições

-olha Pedro, tem uma lata dura com uma tampa de vidro resistente. Disse João curioso tentando abrir.

-espere aqui vou chamar o Damião faz tempo que não o vejo mais ele pode ajudar, vou fazer de tudo para trazê-lo com a força que ele tem a gente consegue abrir.

-vai logo Pedro,o trem ta brilhando deve ter um montão de diamante aqui, disse João; empolgado.

Pedro saiu em passos largos e João ficou ali estupefato

Observando com admiração o que a havia achado.

Sem paciência em esperar o retorno de seu irmão Pedro, com Damião, começou a dar violentos golpes com a picareta naquele recipiente redondo que mais parecia com um tambor, quando de repente com grande estalo a tampa de vidro se rompeu liberando ao invés de pedras preciosas um insuportável gás tóxico que impregnou todo lugar fazendo com que João viesse a inalar enorme quantidade, o deixando inconsciente no local.

Enquanto isso Pedro havia chegado e gritou:

-Damião, Damião...

Sem ouvir nenhuma resposta, adentrou no interior da mina,depois de dar alguns passos gritou novamente:

-Damião... é o Pedro irmão do João achamos algo e precisamos de sua ajuda.

A muito; Damião não ouvia o tom de vós humana e levantou assustado empunhando um porrete.

Ao vê-lo Pedro se assustou, pois ele veio como louco para golpea-lo:

-Calma Damião, calma sou eu; Pedro seu velho amigo.

No mesmo instante já restabelecido do sono, ficou estagnado; coçando a barba perguntou:

-Porque esta aqui a que você quer?

-O João encontrou um tambor com uma tampa de vidro, La na mina, ele brilha como se tivesse diamante dentro,mas não conseguimos abri-lo,então eu veio aqui pedir sua ajuda, vamos e dividiremos tudo em partes iguais.

Damião hesitou, mas logo resolveu ajudar os irmãos já que passou tanto tempo procurando, e agora ia receber um bocado de diamante só para ajudar a abrir um velho tambor.

Pedro ao chegar à mina com Damião, ficou desesperado pois encontrou o irmão desmaiado e o tambor com a tampa quebrada, sem nada dentro totalmente vazio,logo imaginou que alguém esteve ali , e descobrindo o que João havia encontrado o atacou roubando o que ele pensava ser diamante; o gás já havia se dissipado modos que os dois, só sentiam cheiro de mofo por causa da umidade na mina,Damião observando viu que no tambor tinha algumas palavras semi apagadas e um numero de telefone.

João acorda Gritava Pedro preocupado dando leves tapas no rosto do irmão.

Os dois de tudo fizeram, mas João não recobrava a consciência, e Damião bem mais experiente vendo que o amigo estava completamente pálido disse:

-É melhor levá-lo para cidade, e procurar ajuda.

-Tem razão, conheço um médico La na cidade que pode examiná-lo; disse Pedro, em tom de desespero.

Quando os dois chegaram na cidadezinha todos se espantaram ao ver Damião, pois a muitos anos ninguém ali o via,e mais espantados ficaram ao ver que ele trazia sobre o ombro João totalmente desfalecido, seguiram direto para casa do medico,alheio aos olhares dos curiosos.

O medico que já estava observando todo movimento, já os aguardava na porta para recebê-los, pois já via que precisavam de ajuda.

O Dr. Paulo era o único medico da cidade, viúvo não tinha filho, 65 anos morava sozinho em sua casa onde atendia com amor todos que o procurava, não tinha muito recurso, apenas um quartinho com um leito e alguns objetos de medico que usava para examinar os pacientes.

-Entrem e coloque-o na cama, e saiam para que eu o examine.

Disse o medico vendo que ele estava pálido como um cadáver, não falou, mas pela sua experiência viu que João já estava morto.

Os dois foram dar uma volta e passado alguns minutos ouviram gritos alucinantes vindo da casa do Dr. como se alguém estivesse sendo devorado vivo; gritos esses que ecoou longe, modos que quase todos na cidadezinha ouviram. Retornaram correndo, e ficaram paralisados de terror ao verem aquela cena; João estava debruçado sobre o corpo do Dr. Devorando-lhe as vísceras como uma fera faminta; Pedro se aproximou para afastar o irmão, mas levou uma mordida que lhe arrancou um pedaço do braço, ficou estupefato ao ver o irmão que tanto amava querendo devorá-lo,tentou correr mais já não podia pois, seu sangue congelou nas veias e o único desejo que sentia era o de comer carne humana.

Damião não estava acreditando no que estava presenciando saiu de seu refugio apenas para ajudar dois amigos a abrir um velho tambor na intenção de receber algumas pedras preciosas, e ali estava vendo os dois irmãos e também o medico como mortos vivos prontos para atacá-lo.

Despertou então do transe em que estava quando viu que os três partiram pra cima dele, e com grande agilidade se desvencilhou de Pedro que se encontrava mais próximo acertando-lhe um forte soco no queixo fazendo com que caísse sobre João e o Dr. Paulo, dando assim tempo para que pudesse fugir.

Quando saiu tinha uma grande multidão do lado de fora atraídos pelos gritos que ouviram e gritou:

-Corram todos; alguma coisa aconteceu os três estão loucos.

Dizendo isso saiu correndo, mas o aglomerado de pessoas demoraram a entender e foram atacados de tal forma que já havia varias pessoas contaminadas contaminando as que encontravam, correndo Damião lembrou do numero do telefone que tinha visto La no tambor e resolveu ligar acreditando que a causa de todo o problema saiu daquele recipiente.

Entrou em um armazém e pedindo algumas fixas discou os números que havia memorizado logo alguém atendeu e sem esperar foi falando:

-Olha dois amigos meus acharam um tambor com uma tampa de vidro e tinha este numero de telefone gravado quando cheguei o tambor estava com a tampa quebrada e meu amigo desacordado, agora muita gente na cidade estão enlouquecendo.

-Mantenha a calma já identificamos o problema e o lugar pelo numero que você ligou, já estamos enviando ajuda para exterminar a contaminação, fique o mais distante possível do local.

Exterminar a contaminação, esta palavra deixou Damião preocupado pensou em como tão rápido podiam saber de tudo só pedindo para que se afastasse alguma coisa não lhe cheirava bem, mas deixou de pensar nisso ao se lembrar de sua esposa e sua filhinha que estavam sepultadas em um cemitério perto de uma montanha afastado da cidadezinha; foi para La já que a muitos anos não visitava o túmulo onde ambas jaziam.

Chegando sentou-se ao lado e começou a chorar ao se lembrar dos bons momentos que passou com a esposa, de sua gravidez, e chorou mais ainda quando veio em sua mente a imagem do sofrimento no parto e de sua filhinha nascendo morta em suas Mãos; seus soluços foram cortados quando ouviu varias pessoas gritando desesperadas sendo perseguidas por centenas de mortos vivos vindo em sua direção, então olhou pro horizonte e viu que vários aviões de guerra se aproximavam armados com mísseis; e então entendeu a palavra que lhe foi dita; exterminar a contaminação, olhou para o túmulo de sua esposa e sorriu sabendo que seu sofrimento chegava ao fim, e que finalmente iria se encontrar com a mulher de seus sonhos e com sua , amada filhinha.

Lois Antoni
Enviado por Lois Antoni em 29/01/2016
Reeditado em 11/02/2016
Código do texto: T5527179
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.