Não olhe para trás! Jamais!

Após o divórcio, Caio teve uma queda enorme em seu rendimento profissional... Juntou a falta de vontade de trabalhar com questões judiciais e ele pediu afastamento e se isolou. Juliana, sua melhor amiga, quis ajuda-lo, o visitava e dava mensagens de apoio e carinho. Em alguns casos o levava para bares e boates, porém nada, Caio continuava cabisbaixo e com a mente totalmente tribulada. Ele estava frustrado.

Juliana, sua melhor amiga, era de uma religião africana há muitos anos e decidiu tentar levar Caio para uma noite no templo, especificamente em um dia de Exus e Pombas-giras; uma gira de esquerda.

A princípio, Caio ficou receoso, foi criado em ambiente católico e tradicional. Mas acabou indo.

Era uma noite de sesta-feira, às 9 da noite. Adentraram o local, quando foi 9:15 e o ambiente estava cheio, as portas foram fechadas e passou um homem com uma espécie de incensário, uma lata suspensa por cordões com ervas carburando dentro, espalhando uma "neblina" por sobre o ambiente e um cheiro doce porém amargo ao mesmo tempo.

Cada um dos presentes foram chamados, um por, para consulta com pessoas incorporadas, ou seja, com espíritos "dominando" seus corpos e assim agindo.

Na vez de Caio, ele sentiu um enorme frio na barriga. Uma mulher vestida de branco sem balbuciar uma unica palavra indicou com quem deveria conversar. Caio entrou em uma sala apenas iluminadas por velas, e sentado em uma cadeira estava um homem com um chapéu, branco, com uma capa preta e sem camiseta, com o busto descoberto, e calças pretas. Em uma das mãos, um charuto aceso, em uma mesa próxima à cadeira, uma garrafa de rum e um copo cheio, junto com uma vela branca acesa.

O homem sentado se levantou e abraçou Caio. E disse:

- Hahahaha! Tem tantas por aí meu filho. Tantas! Mais muié que homi. Eu sei. Eu sei. - Nesse momento o "exu" olhou bem nos olhos de Caio e disse - Deus é bom, justo e perfeito. Quando você tropeça, tá sempre caindo pra frente. Olhar pro passado é um disperdício do que tem pela frente ! Hahahaha!

Caio, totalmente intrigado perguntou:

- Mas como você sabe disso senhor.. Não sei seu nome!

O Exu respondeu:

- Meu filho, veja bem. Homi só sofre por amor. Daí o homi fica olhando pro passado, fica pensando e gosta de ficar rememorando. Pode fazer isso não fio. Olha pro futuro. Deus sabe o que faz, ali na frente tem coisa boa pra você, confia.

- Entendi senhor. Eu estou quase sendo demitido do trabalho, isso tá me atrapalhando todo, acordo triste e é assim o dia todo.

- Meu fio, o que você não entendeu? Para de olhar pra trás. Olha pra frente. O que passou já tá entregue, não volta mais. Toda "disgraça" toda "disgrama", toda decepção tá no passado meu fio. Olha pra frente. Olha pro futuro. Tenha fé em Deus. Deus é bom, justo e perfeito. Tô te falando que tem coisa boa lá na frente. Se eu não tivesse certeza num ia te falar meu fio. Tenha fé. Sempre que pensar no passado, sabe o que tu faz? Morde a beiçola de baixo bem forte, bem forte mesmo. Controla a sua mente meu fio, a mente das pessoas é um jumento. Tem que arredar e controlar.

- Muito obrigado senhor Exu, estou me sentindo mais leve, qual seu nome?

- Hahaha! Tá mais leve é? Meu nome é0 Exu . . .

- Tem algum trabalho, alguma coisa que eu possa fazer para agradecer esse conselho?

- Óia, vai no primeiro buteco que tu ver, compra comida e uns cigarros. Primeiro mendigo que tu ver você dá. E a próxima vez que voltar aqui, venha com muita luz e com muito amor. Deus quer ajudantes na obra. Faça a diferença meu fio, todo dia. Nem que seja dar um sorriso para alguém triste e angustiado.

Caio saiu do templo leve, feliz. Pensou por uns instantes: "Esse exu só pode ser um mestre em psicologia..."

Danilo Augusto Correia
Enviado por Danilo Augusto Correia em 14/06/2015
Código do texto: T5276501
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.