O Outro Lado do Natal
Diferentemente daquilo que as pessoas estão acostumadas, a conhecida festa do Natal traz um passado de episódios sombrios e de causar medo.
A lenda conta que Papai Noel, também conhecido como São Nicolau possuía um parceiro de trabalho, chamado Krampus.
Todos sabemos que o “Bom Velhinho” atribuía uma condição básica para abençoar suas criancinhas com lindos presentes: que elas se comportassem durante o ano, merecendo assim os brinquedos no Natal.
Mas o que aconteceria às crianças mal comportadas e desobedientes? Apenas sem presentes? Na realidade não era bem assim. As criancinhas más seriam severamente castigadas pelo lado sombrio do Papai Noel, através da figura maléfica de Krampus. Este ser mitológico acompanhava o Papai Noel na época de Natal.
Semelhante a um demônio, enquanto Papai Noel dá presentes para as crianças boas, o Krampus avisa e pune as más crianças. Para que fosse possível a realização das malignidades, tudo isso começava ao anoitecer do dia 5 de dezembro.
Se por um lado o saco do Papai Noel servia para carregar os presentes das crianças boazinhas, pelo outro o saco de Krampus servia para carregar as crianças más, talvez até uma alusão ao famoso “Homem do Saco”, que nossas mães contavam quando éramos crianças.
Muito cuidado neste final de ano, crianças. Toda lenda do bem sempre traz consigo um lado sombrio, portanto, melhor não arriscar.