MUITO PRAZER ...


Noite gelada, Renato não estava bem, a semana tinha sido péssima. Foi mandado embora por justa causa,  flagrado pelo chefe desviando material da empresa. Não tinha amigos na faculdade, odiava  todos porque sentia-se rejeitado pelos colegas. Não falava com vizinhos.
No ponto de ônibus depois da aula, ficou observando carros passando sem parar. Estava sozinho  quando aproximou-se o senhor de meia idade e terno preto, olhando firme para o jovem cumprimentou:
_ Boa noite! - o jovem respondeu com desdém.
_Noite... -Uma coisa ele não entendeu, algo muito estranho naquele senhor o perturbava, não sabia o que era, foi aí que sentiu vontade de falar...
_ Posso te fazer uma pergunta? -Disse Renato.
_ Fique à vontade, se estiver ao meu alcance responderei?
_O senhor acha que quando falamos alguma coisa, dependendo da palavra pode se cumprir ?
_Toda palavra escrita ou falada é um espírito ...
_Onde o senhor leu isso, tem certeza do que está falando?
_Não li, nem ouvi, experiência, tenho convicção que é verdade.
_E a palavra que a gente não fala, também é espírito?
_Nesse caso não é palavra, é pensamento,  palavra é emissão de voz, na fala ou na escrita, não importa a origem, idioma, a palavra é formada de sequência de letras entre espaços, no seu idioma não existe palavra só com consoantes.Disse no seu idioma, sou de outro lugar. -Renato não estava interessado de onde o homem era,  estava atento à conversa.
_ O silêncio então não é palavra...
_ E nem pode sê-lo, silêncio é virtude, dizem que o silêncio é  uma oração. Você pode responder alguém com o silêncio, isso não é espírito, dependendo da maneira que você olha quando escolhe esse tipo de resposta, porque o corpo humano fala sem emitir voz, é uma forma de comunicação não verbal, posturas, gestos, movimento do olhar, expressões faciais, linguagem corporal. Mas o que eu estou falando é da faculdade que a espécie humana tem de exprimir pensamentos, emoções, pela palavra nas duas formas, as emoções manifestas pelo ser, escrita ou falada.
_ Quer dizer que quando eu xingo, quando rogo praga em alguém eu estou de certa forma criando um espírito contra determinada pessoa?_Você não está criando o espírito, você está dando motivos a ele para se manifestar, para o bem ou para o mal.
_Entendi, se eu tiver pensamento ruim eu posso atrair o bem ou o mal...

_Pensamento também atrai, palavra é emissão de voz, repito, ela pode criar coisas, edificar, derrubar, pode curar, ferir, marcar, pedir, agradecer, amar, odiar...Existe o ditado que diz: "O que está coração sai pela boca..." tenha certeza que o que vai manifestar é um espírito. A palavra tem poder de emocionar, fazer chorar, rir, julgar, condenar, juntar, afastar...e todos os verbos que você quiser usar quando se expressa. Veja por exemplo a música: a música é a arte de manifestar diversos afetos da alma mediante o som. Palavra é manifesta pela emissão da voz. e escrita.

_Então  o que eu disse ontem, o que eu desejei e falei em alta voz e bom som, pode acontecer comigo e com as pessoas?
_Com as pessoas pode acontecer se elas permitirem, se derem
ouvidos ao que você disse, se foi de forma direta...o que falou ontem?
_Eu xinguei a raça humana, odiei o mundo, roguei praga em quem passou na minha frente, amaldiçoei vizinhos, colegas de faculdade, o lugar que eu trabalhava, o dia que eu nasci, falei, falei e falei...xinguei mesmo, estava possuído pelo ódio, a ira tomou conta do meu ser, se pudesse, ah se eu pudesse... Espera, eu estou falando com o senhor e nem sei o seu nome, nem de onde veio e nem pra onde vai, você parece exercer certa influência fazendo-me repetir coisas que eu não quero falar, não converso com estranhos.
_ O que você pediu por último no momento da crise existencial?
_Ah...cheguei a pedir a morte, sim, queria morrer de verdade...

_ Muito prazer, eu sou a MORTE...vamos?

Dia seguinte, o cadáver do jovem foi encontrado no matagal na beira da rodovia, havia ferimentos de instrumento pontiagudo por todo o corpo, a cabeça do moço estava distante à 20 metros . Parte das
víceras dele espalhadas no mato, sinalizando que foi consumida por animais noturnos. Uma lâmina estranha em forma de gancho presa a um cabo, tipo de foice, estava ao lado do defunto. A polícia acredita que foi vingança por dívida de drogas...

Os documentos do rapaz não foram encontrados.

 
Alberto SL
Enviado por Alberto SL em 14/08/2013
Reeditado em 05/11/2013
Código do texto: T4434485
Classificação de conteúdo: seguro