A TRILHA
Depois de sobrevoar algumas vezes a Serra do Cipó, além das Serras do Espinhaço e Intendente, Frederico Shultz quis conhecer de perto o lugar. Imaginou-se fazendo trilha. Ele sabia que quando bem elaborada, a trilha promove o contato estreito entre o homem e a Natureza. Aumenta o conhecimento das espécies, animais, vegetais e da história local. Fred estava precisando disso, espairecer. Ele batalhou muito para ser piloto comercial. Concluído o curso, começou a voar com recursos próprios. Após 35 horas de voo conseguiu o brevê de Piloto Privado (PP), ao atingir 150 horas de voo, finalmente chegou a Piloto Comercial (PC). Sempre ouvia conversas de hangar em Aeroclubes: "No começo o cara paga pra voar, depois voa pra ganhar e por fim, paga para não voar". Ele poderia exercer outras profissões, mas escolheu a Aviação e considerava seu sonho realizado. O prazer de pilotar a máquina mais pesada que o ar dava-lhe a sensação de liberdade, isso não tem preço.
Toda trilha tem o seu grau de dificuldade, mas quando o grupo é conduzido
pelo guia local as coisas tornam-se mais produtivas e tranquilas. O ponto de partida foi Lapinha da Serra, um lugar aprazível, com lindas paisagens chegando em Tabuleiro, uma das maiores de Minas, 278 m de pura emoção. Tudo estava indo bem, quando Fred desequilibrou-se e, se não fosse seguro por outra pessoa ele teria desabado no precipício. Se recuperou do susto. Quando foi agradecer qual não foi a sua surpresa, era Leonardo, seu colega de Aeroclube (Fizeram o curso de pilotagem juntos) ...A súbita presença dele foi algo enigmático, se estava no grupo passou despercebido... Fred pensou nisso por instantes.
_Nossa, você salvou a minha vida Léo, não sei como te agradecer, há quanto tempo meu amigo! Que bela surpresa, não tinha te visto na trilha; como você está? - falou Fred.
_Eu to bem cara, a novidade é que meu brevê venceu, parei de voar. Não renovei e to me dedicando à livraria Sebo depois do falecimento do meu pai, foi o último pedido que ele fez. A livraria tem mais de 50 anos, era xodó do meu velho.
_Sim, me lembro, no curso você falou do amor do seu pai pela livraria. É uma pena que você tenha parado de voar, é um excelente piloto. Fico feliz de revê-lo, nunca mais nos falamos, achei que tivesse saído do país.
_Pois é...ah, você ainda continua místico, interessado por leituras de viagem no tempo, projeção do corpo astral, realismo fantástico e mistérios? Vou te indicar um livro sensacional, ficará impressionado com a leitura.
_ Sou curioso, gosto de pesquisar, só encontro livros falando do assunto nas livrarias Sebo, me passa o endereço da sua. - Léo entregou-lhe o cartão da livraria e no verso anotou o nome do livro recomendado.-Fred agradeceu.
Alertando que eles estavam afastados do grupo, Fred pediu para acelerarem o passo e Léo concordou....Fred chegou perto do grupo, olhou para trás para comentar alguma coisa não viu mais o amigo. Relatou o que tinha acontecido aos demais integrantes, perguntou sobre Léo, todos estranharam seu comportamento, alguns acharam que ele estava delirando. Por insistência, o guia local conferiu a lista e todos estavam presentes, Léo não fazia parte da lista e ninguém sabia quem era. Fred mostrou-se apreensivo, não entendeu porque só ele tinha visto o amigo. Alguma coisa estava errada, ele não sabia o quê.
Duas semanas depois Fred resolveu ir na livraria Sebo do amigo. Ficava no centro velho da cidade, o prédio de 3 andares era tétrico e muito antigo, no alpendre estátuas góticas. Ele teve leve impressão de ter visto um vulto quando olhou para o telhado. O piso dentro da livraria com lajotas grandes, parecendo tabuleiro de xadrez em preto e branco. A livraria estava vazia, notou na penumbra as estantes com cheiro de madeira antiga guardando livros empoeirados com as capas surradas e folhas frágeis. Apareceu a vendedora, olhar sério, vestida de preto:
_Em que posso ajudar?
_Olá, sou amigo do Leonardo, fizemos curso de pilotagem juntos. Nos reencontramos tem pouco tempo numa trilha em Minas, inclusive ele me salvou da queda no precipício, se ele não segura minha mão, não estaria aqui agora... -a mulher boquiaberta ouvia pacientemente..._ele pediu que eu o procurasse, pode chamá-lo?
_Impossível...você deve estar enganado, impossível ter visto meu irmão, sou Ana Lúcia. -Fred estendeu-lhe a mão...
_Prazer Ana Lúcia, meu nome é Frederico Shultz...mas como assim, não to entendendo...eu falei com ele dias atrás...
_Ele faleceu tem 7 anos, o avião que pilotava foi encontrado destruído na Serra do Cipó, os 8 ocupantes morreram carbonizados, o avião explodiu quando bateu na Serra. Você não leu os jornais e revistas?
_ Não acredito, ele esteve comigo tem duas semanas , me passou o cartão da livraria, me recomendou o livro. O cartão ta aqui na minha carteira, vou te mostrar...um momento - A irmã ficou observando Fred revirar a carteira, vasculhar os bolsos e não encontrar nada.
_Mas estava aqui... -disse Fred.
O cartão havia desaparecido...-Sinistro, muito sinistro, ele pensou.
_Saiu em todos os jornais e telejornais, você não viu?- Repetiu a irmã.
_Olha, estou impressionado, tenho certeza que falei com ele, conversamos sobre aeronaves, sobre a nossa turma, lembramos dos amigos...ah, uma coisa, fiz curso fora do Brasil uma época, então o acidente pode ter acontecido quando eu morei fora. Mas como pode isso? Ele me recomendou o livro...porque sabe que gosto desse tipo de leitura...o nome do livro é...Viagem do Corpo Astral, de J.J. White, eu pesquisei na Internet, esse livro não existe mais, foram poucas edições. Por acaso você tem essa raridade?
_ Tenho exemplar único, aguarde um instante...-Respondeu Ana Lúcia.
Para Fred estava tudo muito estranho, sombrio, lúgubre, o ambiente causava-lhe uma melancolia sórdida. Viu-se suando frio, o medo diante de si como desafio. Seria verdade o que estava vivendo ou pesadelo. Mês passado havia recebido convite para ser iniciado numa Sociedade Secreta. Três noites depois do convite, dois senhores vestidos de terno preto, em sonho, reforçaram a solicitação aparecendo na porta do apartamento dele, o medo falou mais alto, acabou desistindo. Enquanto esperava o livro foi tentando desvendar o mistério. Ficou olhando o interior da sinistra livraria, viu alguns cartazes de épocas passadas com simbologias anunciando obras de Seitas Secretas, Ocultismo, Misticismo.
_Fred...oi..Fred...ei...o livro...
_Sim, desculpe, estou confuso...-Fred estava achando o ambiente muito pesado, pegou o livro pagou e saiu imediatamente. Teve motivos para dedicar-se a leitura do livro velho, queria desvendar o mistério negro no final de semana. Chegando em casa, o Prefácio indicava a aterradora viagem do corpo astral para o desconhecido. Mais abaixo estava escrito em tinta de caneta: Aplique o portal que o livro indica e faça boa viagem..."F.S..." ele leu as iniciais do seu nome...ficou em pânico.
Era madrugada, Fred estava terminando a leitura, um misto de curiosidade e pavor tomaram conta do seu pensamento...no final da leitura outra mensagem escrita à mão por caneta de cor preta. "Seja bem vindo Fred, estarei te aguardando nesta viagem..." Fred adormeceu, o livro caiu de suas mãos.
Fred se deu conta de vislumbrar dois caminhos, sentia o gelado chão do desespero, sentia a solidão escrava da madrugada gélida. Na sua mente só lembranças de conversas vazias, não sentia seu corpo. Precisava decidir qual direção tomar, escolheu a direita, alguns passos e viu Léo imóvel no meio do caminho de sombras, causando sensação de terror.
_Sabia que escolheria esta direção, seja bem vindo à viagem do corpo astral...amigo.
_Léo...não entendo, sua irmã disse que você morreu 7 anos atrás como pode isso, você está aqui...não pode ser verdade...
_ Sim, o motor esquerdo do bimotor pegou fogo e explodiu, não tive como pousar...foi tudo muito rápido...eu perdi os sentidos antes da explosão. Dias depois fiquei na Serra perdido e...(Léo mudou de assunto) Ah! vi você na livraria...você estava preocupado, percebi seu temor...
_Sim, conheci sua irmã, Ana Lúcia, ela parece que ainda está de luto, ela é muito séria...fiquei chocado com o jeito dela...desculpe.
_Minha irmã depois que soube do desastre entrou em depressão, teve AVC, um ano depois ela deixou a terra dos viventes.
_Espera, espera, você está me assustando com isso; eu falei com ela...assim como estou falando com você...agora fale-me o que eu faço aqui?
_ Você escolhe Fred...você está aqui porque sempre quis desvendar os mistérios, o lado negro da vida. O oculto sempre te atraiu, é sua chance, agora tem a oportunidade. Pode escolher, depende de você, se quiser continuar a viagem astral será desligado do seu corpo. Ainda há tempo, se a sua escolha for a volta, nas primeiras horas da manhã terá de se dirigir a livraria do meu pai para devolução do livro. Alguém estará esperando por você. Só tem uma coisa:
_ O que?
_ Entregando do livro a sua saída será pela porta dos fundos, a pessoa que está lá te mostrará.- Fred nunca tinha sentido nada igual na vida, estava apavorado, estava cercado pelo mistério negro, sentia o negrume do ritual desconhecido, com a voz embargada encontrou dificuldade:
_Q...q...quero v...voltar, L...Léo...p...por favor...
Nas primeiras horas da manhã de segunda-feira ele estava entrando na Livraria Universo Desconhecido. O velho na entrada esperava por ele...
_ Bom dia senhor Frederico, o livro por favor, me acompanhe- disse o magro senhor de cabelos brancos e olhos atentos.Fred sentiu cheiro de mofo, seguiu o velho pelo corredor à meia luz.
_ Não olhe para trás e não pare, vá até o final, esqueça que esteve neste lugar...
Fred assustado obedeceu, entrou na porta indicada que dava para o túnel parecendo galeria pluvial mal iluminada...depois de caminhar por mais de meia hora viu à sua frente a porta fechada, tocou na maçaneta, ao entrar estava num banheiro público enorme e muito bem iluminado com câmeras no alto, completamente diferente daquele lugar que estava, muita gente ao redor...ele saiu do ambiente notou que o local não lhe era estranho...viu palavras indicativas em francês...ele estava no Aeroporto Charles de Gaulle, Paris...subitamente alguém o tocou e disse:
_Fred, tava te procurando, nosso voo sai daqui 50 minutos, aonde tu tinha se enfiado...to te procurando bom tempo. Já fiz todos os procedimentos. A aeronave está pronta nos aguardando para decolagem, os empresários estão na sala Vip...-Era seu co-piloto, Lucas passando as informaçoes do Learjet 60.
Fred e Lucas tinham voado à serviço 5 dias atrás levando empresários para importante reunião de uma Multinacional em Paris.