O lobisomem
Na pacata cidade de Gov.Archer,Maranhão cidadezinha do interior do nordeste do maranhão os moradores tem medo de ficar ate meia noite de quinta-feira, porque lá tem um bicho que assombra as pessoas é o lobisomem, um bicho peludo e cabeludo, muito feio, essa coisa horrível é uma pessoa,que muitos dizem ele vira bicho depois que perde a fé em Deus,não acredita na palavra do Senhor. O lobisomem é o senhor Lalau um homem feio que mora sozinho no povoado Mururu,todas as quintas- feiras ele vira bicho e vem assombrar as pessoas da cidade e depois os moradores dos povoados Pulquério, Farias, Centro das Canas,Lagoa da Capota, Lagoa do Mato,Santa Rosa,Piripau,Carrasco e outros povoados vizinhos.
Lalau abusou de sua mãe,uma velha com mais de 70 anos,ele é mesmo um monstro,ninguém pode abusar de ninguém principalmente de sua mãe ele é um criminoso já matou muita gente e xingou a divindade. Centro do Paciência como é chamado Gov.Archer, foi emancipado em 1959. O prefeito é o Senhor Francisco Ribeiro Costa,a primeira professora é jovem de vinte e poucos anos de idade a senhorita Rita de Cássia uma mulher vinda ,por que o lobisomem é apaixonado.A primeira diretora é a dona Isoldina Batista, uma educadora de respeito, Rita de Cássia namora com Ricardo Bueno filho de um quitandeiro,o senhor Zé Raimundo.
Chico Laudino é o açougueiro da cidade essa pequena cidade não tem energia elétrica, a energia é gerada por motor,liga as 8 horas da manha e desliga as 10 da noite e não é todo dia ,é de quarta a domingo segunda e terça não tem energia nesse lugar. Lalau é o lobisomem que aterroriza as pessoas, ninguém consegue matar esse bicho, por que ele tem pacto com o diabo, tem o corpo fechado, Lalau só mata ele com uma bala de prata e acertando no seu umbigo,ele só atende a sua amada a professorinha a única que não tem medo desse bicho.
Jesuino Mendes o namorado da professora foi o único que matou o lobisomem, esse rapaz tem fé em Deus e participa das missas e das novenas, e é catequista da cidade, ele matou Lalau o lobisomem,com um pedaço de pau afiado tipo uma lamina acertado no umbigo dessa fera,em nome de Deus meu pai e pai de Todos nós,afasta-te daqui Satanás para as profundezas do inferno.Com essas palavras o jovem rapaz matou o monstro e casou com Rita de Cássia a professora da cidade e viveram felizes para sempre...