A música da tristeza

Antes de começar a ler, copie e cole o link abaixo no seu navegador para música de fundo e comece a ler quando o video chegar no 1:38.

http://www.youtube.com/watch?v=XwsJlUdklmk

Ele vivia sozinho naquele pequeno sobrado obscuro bem no meio da rua.

Vestido sempre com suas roupas negras e femininas, e cabelos negros.

Era um total mistério para os vizinhos, poucos o viam sair pelas ruas e menos pessoas ainda haviam algum dia falado com ele.

Sua mãe pouco falava também e só saia raras vezes para comprar alimentos ou outras coisas essenciais.

Viviam ali na casa escura e triste, Sombria como a morte, fria e quase sem vida.

Mas um dia ouviu se música saindo da casa, não uma música feliz, era mais um lamento, uma dor, um pedido de socorro sufocado pelo medo e pela angustia.

E não raras vezes pode se ver ele a dançar em seu quarto, através de uma cortina cinza.

Em movimentos leves mas desengonçados ele parecia livre e solto.

A música não era em volume alto mas era penetrante. Parecia ir até o coração de quem a ouvisse e tocava a alma.

E ele vivia aquilo. Aquela música parecia lhe dar vida.

Mas a casa ainda era mais escura e triste.

Às vezes podia vê-lo ali parado na janela a olhar para as pessoas que também o estavam olhando. E quando seu olhar se cruzava com outro, parecia penetrar e dividir sua dor e tristeza com ela.

Aquilo virou uma rotina. Todos os dias aquela música a se espalhar pelas casas da vizinhança e ele a dançar e externar sua tristeza.

Até que um dia só o silêncio se ouviu. A janela fechada. A casa mais fúnebre e triste do que o normal.

Mais um dia e outro e a música não se ouviu mais.

A janela não se abriu, ele não mais dançou e a mãe não saiu para fazer compras.

Uma semana se passou e a casa ficou lá. Imóvel. Triste e fria.

Até que em uma manhã fria e chuvosa, cinzenta e triste, a mãe saiu para fazer as compras.

-Como vai seu filho? Alguém perguntou.

-Faleceu. Há uma semana.

E seguiu seu caminho.

Ao virar a esquina, aquele som voltou a se ouvir. Sopor Aeternus*.

Ecoava mais melodioso ainda. E na janela pode se ver novamente aquele ser a dançar.

A mãe nunca mais voltou das compras. A casa velha, escura e fria permaneceu ali a se deteriorar com o tempo.

Mas algumas pessoas ainda ouvem a música e por vezes o veêm dançando na janela.

Alguns dizem que morreu de tristeza, outros dizem que de loucura ou de depressão.

Mas a verdade é que ele ainda vive dentro de cada um que cruzou seu olhar com o dele.

Se a música ainda não terminou, feche os olhos, deixe ela terminar e sinta a tristeza daquele ser penetrar em sua alma e divida sua dor com ele . . .

* Sopor Aeternus é uma banda alemã gótica.

Paulo Sutto
Enviado por Paulo Sutto em 26/05/2013
Reeditado em 10/01/2017
Código do texto: T4310406
Classificação de conteúdo: seguro