DIA DE FINADOS

Genésio já estava acostumado a conviver com os mortos, pois era coveiro ha vinte anos, já viu e ouviu coisas que qualquer um duvida.

O dia de finados se aproximava e tudo tinha que está pronto para receber as visitas dos moradores.

As vezes ficava trabalhando até tarde da noite, principalmente nesta época de finados.

Certa noite lá estava Genésio em seus afazeres, exausto sentou-se em um banco do Cemitério a observar a paisagem,e que paisagem, quando de repente o silêncio foi quebrado com um senhor, que sentou-se ao seu lado e disse:

_ Limpe bem a minha morada, ilustre Senhor, pois amanhã receberei visitas.

No susto, Genésio quase caiu do banco, e quando pensou em falar algo, eis que o senhor desapareceu. Genésio se refez do susto e continuou seu trabalho, limpou, pintou e plantou flores. Vez ou outra ele caia de sono em cima de uma cova, mas logo se refazia, pois a noite já se adiantava e ele tinha muito o que fazer para a recepção do dia seguinte.

Genésio limpava uma cova, quando ela cedeu e ele caiu dentro dela de cara com os restos mortais, tomou um susto que urinou nas calças. Ele se refez do susto e continuou seu trabalho, lá pelas tantas, exausto e sem opção sentou-se novamente em um banco, e foi vencido pelo sono, tombou para o lado e dormiu, sendo acordado por uma menina, que disse:

_ Moço, moço...vem até a minha morada, ela precisa ser limpa, papai e mamãe vem me ver amanhã.

Genésio pensando que estava sonhando, levantou-se e seguiu a menina. Ao terminar o trabalho, viu quando a menina agradeceu e entrou na sepultura.

Ele se apressou em terminar suas tarefas, lavou uma cripta, quando ouviu:

_ Socorro! Socorro! Socorro!..

Um idoso saiu da cripta e disse:

_ Me ajude, me tire daqui.

O falecido não tinha noção que tinha partido desta para melhor.

Genésio se afastou correndo, e pensando em deixar aquele emprego, pois não aguentava mais de tantos sustos. Aquilo não é vida - pensou ele.

Finalmente ele chegou na última sepultura, e se apressou em limpá-la, pois assim poderia descansar. Quando eis que surgiu o dono da sepultura e aborrecido por Genésio perturbar seu sossego, atingiu o na cabeça com um golpe fatal. Ele caiu na sepultura e descansou para sempre.

Na manhã seguinte, Genésio levantou e falou para um colega de trabalho:

_ João limpa bem aqui, que receberei visitas...kkkkkkkkkkk

Ha quem diga que sempre vê Genésio limpando as sepulturas.