Jogo com o demônio

Antigamente eram comuns nas fazendas do interior de minas, as comitivas boiadeiras onde peões levavam dias para conduzir às boiadas ao seu destino.

Para tais viagens sempre em cavalos mas também ia uma carreta ou carro de bois para carregar os mantimentos necessários para a viagem, e também cobertores, e outros obejtos, incluindo mesas pequenas e cadeiras, para que se sentassem para comer ou mesmo para jogar baralho, que era uma das raras diversões dos peões a noite.

Numa dessas viagens, um grupo de peões levaria uma boiada da fazenda Água Vermelha para a famosa Fazenda São Bernardo.

Nessa ocasião era quaresma e ainda por cima noite de sexta-feira, o que era motivo de muita apreensão para alguns peões devido às supertições acerca de tal período.

João do prato era um desses peões que tinham muito respeito por estas datas, e por isso muitas vezes era alvo de chacota de outros peões.

Tinha esse apelido pois era um dos cozinheiros da comitiva.

Pois bem, a viagem se seguia sem problemas até que chegou a noite e os peões para se distraírem resolveram jogar truco, que para quem não conhece trata-se de um jogo de baralho.

Vendo isso João, com muita cisma, disse que sendo quaresma e sexta-feira, não deveriam fazer isso, e sim irem dormir pois no outro dia teriam uma longa e cansativa viagem pela frente, ao que José Amâncio respondeu:

Deixe disso homi que não há de ter nenhum problema, e se o diabo está solto esta noite e se for bão de truco que venha jogar aqui.

João do prato disse para parar de brincadeiras pois isso não era bom, mas ficou por ali para ver o jogo dos parceiros mas sem tomar parte.

Pois bem já era por volta das nove da noite quando chega um cavaleiro vestido totalmente de branco e montando um cavalo também branco, o que contrastava com sua pele negra.

Apeou do cavalo e perguntou aos peões se poderia participar do jogo pois gostava muito e estava indo de uma fazenda em direção a outra, mas como já estava tarde não queria seguir sozinho.

Esse cavaleiro bebeu e jogou,até que olhando para seu relógio de pulso viu que marcava meia – noite, assim sendo ele disse: Muito obrigado por me deixarem participar de seu jogo, pois um de vocês havia me chamado, não é mesmo josé amâncio?

E virou-se para o peão que meio sem entender perguntou porque, pois disse que não o conhecia e nunca o havia chamado, ouvindo isso o cavaleiro,deu uma gargalhada edisse: se você não me conhece então vou me apresentar, muito prazer eu sou o diabo.

Com tais palavras os peões brancos de medo, viram-no tirar o chapéu e mostar os chifres e surgiu também uma cauda em forma de seta.

Com isso deu uma gargalhada estridente, e sumiu-se no ar junto com seu cavalo deixando para trás somente uma fumaça preta e com um odor fedorento.

kati
Enviado por kati em 03/02/2007
Reeditado em 26/11/2007
Código do texto: T368554