O Fantasma do Mosteiro
O Mosteiro de São Bento é um dos locais mais antigos da cidade de São Paulo. Trata-se de uma edificação histórica e de valor imensurável.
O dia 14 de março de 1608 foi uma data que ficou marcada na memória de alguns paulistanos. Certamente você não irá encontrar registros históricos sobre esse fato, pois o mesmo se encontra muito bem guardado. Quem o relatou foi um ex-jardineiro, pouco antes de morrer, em 1987.
Nessa ocasião, um monge beneditino resolveu realizar uns trabalhos de jardinagem no local. Quando escavou um local pouco conhecido do mosteiro algo muito estranho chamou sua atenção. Era uma ossada humana, na qual havia um crânio com uma grande perfuração na base da testa.
Assustado, saiu em disparada, contando tal fato aos seus superiores, os quais resolveram guardar tal achado dentro de um baú e colocá-lo no porão de uma igreja.
Após esse acontecimento, o monge começou a relatar visões de vultos e alguns barulhos no quarto em que dormia, além de pesadelos diários.
Outros monges também notaram tais fenômenos no local. Em uma tarde de quarta-feira, o tal monge beneditino teve uma visão terrível. Nela aparecia um homem alto, com características indígenas, o qual lhe falava palavras de maldição sobre o local, dizendo que o mesmo fora construído em solo sagrado, um cemitério indígena.
Meses depois, o monge foi internado em um manicômio na Itália, vindo a falecer no mesmo ano.
Este fato ficou marcado para sempre naquele local. O clero, visando manter o máximo sigilo guardou tal fato a sete chaves e só alguns religiosos sabiam do ocorrido, e o jardineiro que ouvira a conversa na cozinha do local, o mesmo que o relatou em 1987, ano de sua morte.
O terreno onde se encontra o mosteiro era conhecido como a taba do cacique Tibiriçá. Anos mais tarde, uma expedição explorou tal terreno do jardim, onde constatou-se realmente tratar-se de um antigo cemitério indígena. As ossadas foram levadas para outro local. Outras áreas consideradas sagradas por indígenas são a região do Largo de Santa Efigênia e acreditem, a região onde funcionava a antiga cracolândia de São Paulo. Seria esta uma região amaldiçoada pelos antigos caciques?