A Bruxa de Thale
Em 1838, na cidade de Thale, Alemanha havia uma mulher, chamada Grete, seguidora de uma seita pagã, praticante de bruxaria desde tempos remotos.
Grete tinha apenas dezesseis anos quando conheceu seu marido Sila, um artesão morador de um vilarejo próximo à sua casa. Eles viriam a se casar um mês depois.
Durante os primeiros anos de casamento, Grete e Sila viviam na mais perfeita harmonia, apesar das difíceis condições financeiras. O casal desejava muito ter um filho, mas Grete não conseguia engravidar.
Após consultar oráculos e bruxos famosos, ficou constatado que Grete era vítima de um feitiço, praticado pelos seus ancestrais, o qual sobrecairia à primeira nascida, da quinta geração, no caso, seria ela.
Sila não era praticante de bruxaria e viva inconformado por não conseguir gerar um herdeiro, enquanto que Grete tentava, através de toda sorte de magia encontrar um meio de quebrar tal feitiço. Para eles, ter um filho significaria garantir o futuro de todos, pois esta seria a única maneira dos avós de Grete deixarem toda sua herança para o jovem casal.
Os dias se passavam. Grete não parava de desejar tal filho e pensar na vida rica que levaria após conceber.
Então, o Feiticeiro-Mor disse que a única forma de pagar aos espíritos esta dívida ancestral seria entregar seu amado marido para o sacrifício.
O feitiço se daria da seguinte forma: na primeira noite do terceiro mês do ano, Grete e Sila deveriam coabitar. Após este ato, Grete daria a seu marido uma poção mágica, a qual o faria adormecer profundamente. Após isto, Sila seria amarrado e lançado em uma fogueira até o amanhecer. Grete ficou desesperada. Apaixonada pelo seu marido, atormentava-se todo o tempo entre viver com ele uma vida modesta ou ter o tão sonhado filho, juntamente com aquela riqueza toda.
Grete aceita o jogo. No dia determinado pelo Feiticeiro-Mor, Grete coabitou com seu marido, mas no momento de entregar-lhe a poção mágica, arrependeu-se e jogou tal veneno em um rio.
Os espíritos, enfurecidos lançaram uma maldição sobre Sila, fazendo-o morrer de uma peste desconhecida, no sexto mês de gravidez de Grete. Desesperada, Grete consultou livros, à procura de um feitiço que trouxesse seu marido morto de volta à vida.
No Livro das Sombras era descrito que, para trazer um morto à vida, este deveria ser enterrado em um solo enfeitiçado, que ficava ao leste de Thale. Apressadamente, Grete saiu.
Mas Grete se esqueceu de um importante detalhe, o qual descrevia as consequencias desse feitiço.Ressussitar alguém seriam terríveis, pois o morto voltaria perverso e sanguinário.
Na madrugada seguinte, Grete desenterrou seu marido e com muito sacrifício conseguiu levá-lo sobre um cavalo para tal solo enfeitiçado.
Lançou-o sobre uma cova rasa, cobrindo-o com terra e, pronunciando as palavras mágicas percebeu o mover da terra, e seu marido morto se levantar. Feliz, Grete o abraçou, sendo morta em seguida juntamente com seu filho no ventre.
O marido-zumbi, após matá-la, comeu sua carne, voltando a morrer em seguida. Os espíritos ficaram satisfeitos com a vingança e a cidade de Thale ficou conhecida como a "Terra das Bruxas".