A Saga do Papa-figo*
Jorge Linhaça
 
Pela noite ele vaga em busca da cura.Suas chagas de lepra espalham-se pelo corpo.A sua maldição é ter que comer fígados* jovens para apalcar a sua doença.
Diziam que a lepra só podia ser curada com o consumo de fígados de crianças pois era no fígado que residia o mal que se estampava em chagas pelos corpos das vítimas.
Não resta-lhe alternativa senão a morte...ou a sua ou de jovens infantes que vagueiam ao léu.
Por isso corre a noite entre as vielas e becos à espreita de suas possíveis vítimas.
Verdade que a estas horas as crianças de bem já repousam em suas camas, acompanhadas da proteção de sua família.
Apenas as crianças perdidas esgueiram-se nas sombras tal e qual a ele próprio. E esse o tipo que ele busca, na tentativa de não ser injusto para com os inocentes.
Percebe um pequeno vulto encolhido nas sombras, aproxima-se furtivamente e vê uma menina fujona de casa.
Salta sobre sua presa com uma agilidade provocada pela descarga de adrenalina que impulsiona a sua luta pela sobrevivência...dilacera a pequena vítima e arrasta-a para o cemitério onde dentada a dentada devora o seu fígado sangrento, sentindo escorrer pelos cantos da boca o sangue ainda morno do órgão que lhe garante mais algum tempo de vida.
 
Volta o papa-figo para sua morada obscura e aguarda pela próxima noite para novamente partir em busca de sua refeição macabra.
 
Salvador , 12 de fevereiro de 2012
 
* Figo, ao invés da fruta , é o nome que se dá ao fígado em algumas regiões interioranas de nosso país.