A Galera dos Afogados
Jorge Linhaça
 
Conta a lenda, que em noites de lua cheia quando é sexta- feira treze, em noites de tempestade, na Baia de Todos os Santos, navega entre a Ponte do Crush e o Estaleiro uma fantasmagórica galera debatendo-se contra as ondas, tentando chegar à costa.
 
Contam os antigos pescadores que ouviram a história passar de geração em geração, que a tal galera naufragou lá pelos mil e seiscentos e as praias da região, da Pedra-Furada ao Bogari, ficaram cobertas dos cadáveres dos afogados.
 
A cena que muitos juram já ter visto se repete tal e qual o naufrágio se deu...a galera tentando desviar-se das pedras ocultas sobre as ondas , os gritos dos pobres diabos sendo ouvidos em meio aos trovões e alguns tentando salvar suas vidas em frágeis escaleres.
 
De nada adiantou o esforço, a galera partiu-se ao meio e os escaleres foram tragados pelas ondas como que para satisfazer a fome do mar por almas humanas
 
Quem já viu a macabra reencenação da fatídica viagem, relata que os espíritos dos marinheiros mortos na tragédia caminham sobre as águas como espectros brilhantes e esverdeados, cobertos de algas luminescentes e em busca de uma paz jamais alcançada.
 
Contentam-se em vingar-se dos vivos, virando os barcos dos pescadores e caminhando pelas areias e pelas ruas como que a arrastar correntes entoando coros de lamentos que fazem gelar as almas daqueles que os ouvem.
 
Não falta quem diga que suas pegadas de algas podem ser vistas no dia seguinte antes que a maré as arraste de novo para o seio do mar.
 
Alguns dizem que tais marinheiros vindos das profundezas, arrastam consigo as moças desavisadas e tem relações com elas, como se fossem os botos da Amazônia.
Crianças que nascem dessa união são conhecidos como "os filhos da galera"
 
Alguns dizem que muitos "capitães de areia " são descendentes desses rebentos e que a maldição nunca há de ter fim, até que um deles reúna o mesmo número de descendentes quantos eram a tripulação original, construam uma galera semelhante e refaçam o seu percurso chegando salvos à terra firme.
Só assim os tripulantes da galera original encontrarão o seu descanso eterno.