Forças ocultas...

Estavam no ônibus, rumando para o litoral.

Rita, em seu lindo terninho branco, recém adquirido, empolgada com a sua nova atividade, tentava contagiar os demais ocupantes do ônibus, com seu otimismo:

- Vocês vão adorar os terrenos! São de frente para o mar. O mar, nesse ponto, é maravilhoso. Tenho certeza que vocês vão fazer um excelente negócio.

Enquanto falava, um dos passageiros, com uma lata de cerveja na mão e outras tantas no estômago, aproximou-se, cambaleante. No olhar lânguido era possível perceber o quanto lhe agradava a aparência de Rita.

Colocou, sem cerimônia, a mão no ombro da moça - e num balanço mais violento do veículo, expeliu, com violência, sobre Rita, toda a cerveja do estômago, acompanhada de restos alimentares já putrefeitos.

Rita não se conteve e gritou furiosa:

-Bêbado dos infernos! Espero que as ondas do mar o levem para bem longe! Tomara que nem volte conosco. E saiu furiosa, tentando salvar seu lindo terninho, definitivamente manchado e malcheiroso.

Claro que o clima ficou pesado e as brincadeiras cessaram.

Na praia, após visitarem os terrenos à venda, os visitantes foram liberados para banhos de mar e caminhadas.

Algumas horas depois, tumulto na areia. Aglomerados, os passageiros gritavam enquanto um deles nadava, penosamente, de volta à areia, trazendo alguém desfalecido.

Todos emudeceram ao reconhecerem o afogado: o rapaz do incidente no ônibus... Todos os olhares, como que guiados pelas mãos de um maestro invisível voltaram para quem? Rita - que, atônita como os demais, recusava-se a acreditar no que via.

Após os trâmites legais para o transporte do corpo, todos empreenderam, taciturnos, a viagem de volta.

Não é nem preciso dizer que, neste dia, nenhum terreno foi vendido. Nenhuma brincadeira ou conversa foi ouvida na viagem de volta. Ninguém, absolutamente ninguém - sentou-se ao lado de Rita - e todos a olhavam de soslaio, disfarçando seus temores... Em cochichos era possível ouvir, insistentemente murmurada, a palavra "bruxa"..

Essa foi a última atividade de Rita nessa empresa.