Cultura Moderna

Junior Moderno era um homem cheio de vida, foi ensinado por sua mãe Maria Antiga, os bons costumes.

- Moderno está na hora da escola.

- Já vou mãe.

- Filho, como vão os estudos?

- Ah mãe está tudo ótimo.

- Lembre dos bons costumes meu filho. Não engane ninguém e não fique de olho no que não lhe pertence.

- Ah minha mãezinha do coração, não se preocupe.

Assim se passaram oito anos e Moderno acabara de entrar em seu primeiro emprego. Seu chefe Augusto Pressão chamava sua atenção para os detalhes.

Moderno tem um cargo de assistente em uma grande empresa. Depois de três anos, ganha um cargo de vendas.

Sua mãe em casa:

- Moderno acorda vai tomar café.

- Sim mãe, mas não tem o que eu gosto.

- Como assim Junior Moderno? Fiz seu pão na chapa como sempre gostou.

- Mãe isso é coisa do passado, hoje sou um novo homem, não preciso mais de muitas coisas do passado. Minha mãe Antiga.

Antiga ficou magoada, tinha feito o café da manhã com muito amor e percebia que o filho estava sendo influenciado pela cultura moderna, onde praticamente não respeitamos mais os outros.

- Moderno te amo muito viu filho. Lembre sempre dos bons costumes, não sinta o poder subir a cabeça, arrogância leva a SOBERBA que é pecado.

- ahhhh ta bom mãe, adeus vou trabalhar.

Moderno continuava seu trabalho com garra, destreza e mais alguma coisa.

Fred Fiel seu melhor amigo tinha ganho uma grande quantia em uma venda.

- Fiel meu amigo quanto ganhou?

- Ah Moderno foi um bom ganho viu, vou conseguir segurar a vida por um tempo.

Por dentro Junior Moderno estava segurando sua INVEJA, pois tinha muita ganância. Moderno pensa profundamente.

- “Não quero saber, vou pegar esse cliente. minha mãe só me falava besteiras sobre a vida”

Semanas depois Fred Fiel, seu amigo tem uma surpresa.

- Poxa Moderno o que aconteceu?

- Fiel ele me ligou várias vezes, você não atendia direito o cliente.

- Poxa como assim? Eu sempre vendi para esse cliente.

- A Fiel eu gosto muito de você, não vamos brigar por isso amigo, ok?

- Junior tudo bem vai.

Junior Moderno chega em sua casa feliz da vida, conta o que fez para sua mãe Maria Antiga.

- Moderno meu filho isso não se faz.

- Como não mãe... Você não gosta de dinheiro?

- Moderno você não escuta mais sua mãe.

- Mãe, não enche.

A mãe magoada fica quieta.

Moderno chega aos cinco anos de empresa e é promovido a Gerente Geral em sua empresa.

Sua INVEJA junto com a GANÂNCIA só aumenta a cada dia e passa a frente de seu gerente Pressão.

Acabara também de conhecer uma moça chamada Ana Paixão. Que era casada com seu melhor amigo Fiel.

A pedido de seu amigo Fred Fiel, Junior Moderno contrata Ana Paixão como sua secretaria.

- Ana Paixão poderia vir em minha sala?

- Sim, estou indo Sr. Moderno.

- Não precisa dessas formalidades comigo PAIXÃO. Você é muito bonita sabia?

- Pare com isso, sou sua funcionaria e casada com seu melhor amigo.

- Eu sei disso.

Depois de cinco meses Moderno consegue conquistar Ana Paixão, pois tem como base de conquista seu lado sedutor e seus bens materiais, comparando sempre aos bens do amigo Fiel.

Ana está dominada pela LUXURIA de ter uma vida melhor, mesmo sabendo que Fred Fiel é um bom homem.

Junior Moderno não abre o jogo com o amigo e pede para que Paixão fique quieta, pois seria horrível (segundo ele) contar algo assim a seu amigo depois de tantos anos.

Depois de um ano, Paixão não agüenta e conta a seu marido.

- Fiel quero me separar

- O que foi Paixão?

- Fiel estou saindo com seu melhor amigo.

Fred Fiel fica mudo, não consegue mover os olhos, parece estar morto por um tempo. Repentinamente levanta de sua mesa e vai direto a sala do amigo.

- Como pode fazer isso comigo MODERNO? Ela era a PAIXÃO da minha vida... Você e um traidor, não vou deixar você tirar ela de mim.

Com essa declaração, Junior Moderno, movido pela IRA, pega um extintor de incêndio e golpeia seu amigo. Mesmo Fiel caido e indefeso a seus pés, Moderno continua batendo com o extintor em sua cabeça. Bateu tanto que arrancou um pouco da tinta do extintor.

Moderno acorda do transe que a ira provoca, vê o que fez e logo encontra uma justificativa para si mesmo e para todos.

Muito esperto chama a policia. Consegue convencer os policiais, que Fiel, seu amigo de longa data, teria em sua gaveta uma arma e pretendia matar a todos no escritorio.

Livre das acusações consegue convencer, também, Ana Paixão que era inocente.

Depois de um ano Ana ainda movida por dinheiro casa-se com Junior Moderno e passa a se chamar Ana Paixão Moderno.

Moderno continua sua escalada ao topo fazendo de escada todos que estão em sua volta.

E o tempo passa... Moderno agora é o presidente da empresa e maltrata todos os seus subordinados, estendendo sua tirania, inclusive, a sua esposa.

- Mas Junior eu preciso comprar comida. Não tem mais nada na geladeira, eu não acreditei quando vi.

- Sua imbecil. Não comi tudo, levei para meu escritorio.

- Nossa Moderno por que não comprou mais?

- Por que não arruma um trabalho? Cuide da sua vida que eu cuido da minha.

Ana ficou triste pois Junior tinha muito dinheiro. Não precisava dessa AVAREZA, pois poderia sustentar vinte casas iguais a que morava.

Moderno entra em seu escritorio vai direto ao frigobar cheio de comida estragada, enquanto come seu próprio lixo recebe uma ligação.

- Moderno

- Sim. Quem é?

- Sou eu amor Paixão.

- O que você quer agora?

- Sua mãe faleceu.

Moderno fica mudo por 5 segundos e responde.

- Ligue para o hospital e pegue o telefone do serviço público.

- Eu pego.

- Ah mais uma coisa, marque o enterro para o hoje a noite pois não vai ter velório.

A esposa bate o telefone de tanto ódio do infeliz.

Ele chega só ao cemiterio. Pensamentos.

- “Cheguei no enterro, abre logo esse portão”.

- “Achei o lugar, bom o caixao está no mato fechado, como já tinha pedido e a cova está aberta”.

- “Deixa eu ver essa cova”

Tinha apenas ele e o coveiro no lugar, o caixao, sua triste mãe morta e uma cova rasa aberta a sua frente.

O Coveiro esta com um capuz escuro, só aparecendo os labios, o coveiro sorria e intrigado Moderno pergunta.

- De que esta rindo?

- Da vida que termina facil e não levamos nada dela, e nem todos nos vamos para o mesmo lugar.

Moderno fica calado, um calafrio sobe sua espinha, ele joga os trocados que tinha no bolso para o coveiro e vai embora.

Moderno enterra a mãe em um cemiterio público para não ter despesas. Não chama um parente.

Mais alguns anos se passam e Moderno agora está tão perdido em sua AVAREZA que não para de comer, não faz mais nada, só manda os outros em seu lugar.

Morre obeso, sozinho e segurando o controle remoto do alarme de sua Ferrari na garagem da imensa mansão onde mora.

Acorda em uma escuridão total.

- Onde estou? Acendão a luz pelo amor de D... (não consegue pronunciar DEUS).

- OLA MODERNO COMO TEM PASSADO? hahaha

- Quem e você?

- EU SOU SOBERBA MAIS CONHECIDO COMO LÚCIFER. QUEM VOCÊ ACHA QUE COMEÇOU SEU FIM? HAHAHAH

- Nãoooo minha mãe me ensinou os bons costumes.

- MAS VOCÊ NÃO APRENDEU MODERNO.

- SUA POS VIDA VAI SER A SEGUINTE DAQUI PARA FRENTE.

- VAI COMER OS PROPRIOS DEDOS DE GULA TODOS OS DIAS COM A AJUDA DO BELZEBU (GULA).

- VAI RECOLHER TODOS OS ESCREMENTOS QUE ASMODEUS (LUXURIA) MANDAR VOCÊ PEGAR.

- VAI ANDAR SEM ROUPAS OU BENS E TER QUE DOAR UM PEDAÇO DE SEU CORPO TODO DIA SEGUNDO O QUE MAMMON (GANÂNCIA) MANDAR.

- NÃO terá OLHOS POIS LEVIATÃ (INVEJA) NÃO PERMiTIRá.

- NÃO TEM O DIREITO DE PARAR POIS BELPHEGOR (avareza) NÃO PERMITIRA.

-E POR FIM AZAZEL (IRA) VAI DESPEDAÇAR SEU CORPO PARA QUE NO DIA SEGUINTE VOCÊ VOLTE RENOVADO COMEÇANDO TUDO NOVAMENTE.

- Nãooooooooooooooooooooooooooooo.