Ameaça Sobrenatural: Lugares Assombrados

Histórias sobrenaturais sempre povoaram o imaginário das pessoas, e o medo provocado por elas pode ser bastante intenso a ponto de algumas abandonarem até a casa dos sonhos. Em setembro de 2008, o milionário Anwar Rashid, de 32 anos, fez exatamente isso: largou a mansão onde morava em Nottinghamshire, na Grã-Bretanha, argumentando que estava mal-assombrada e deixou de pagar as prestações. Com 52 cômodos e avaliada em 3,6 milhões de libras (R$ 11,7 milhões), a mansão Clifton Hall já foi uma escola e tem vista para um cemitério, o que deixa a atmosfera ainda mais assustadora. “Trata-se de uma bela propriedade, mas, por trás da fachada, ela é mal-assombrada. Nós éramos como a família de ‘Os Outros’ (filme de terror de 2001, estrelado por Nicole Kidman). As aparições não nos queriam lá”, declarou Rashid ao jornal britânico “Daily Mail”.

Segundo ele, a mulher e os quatro filhos viveram na casa durante alguns meses sem nenhum problema, mas depois ficaram desesperados. Eles começaram escutando batidas nas paredes e vozes pelos corredores. “Escutávamos uma voz masculina que perguntava: ‘Olá, tem alguém aí? ’”, contou aos jornais. Rashid relatou ainda que, além de ver figuras estranhas pela casa, as aparições tomavam a forma dos filhos dele. “Uma vez, minha mulher foi fazer a mamadeira para o nosso bebê e viu nossa filha mais velha assistindo tevê. Ela achou estranho e, quando subiu as escadas para ver a menina, viu que ela estava dormindo tranquilamente.”

A gota d’água foi quando acharam manchas de sangue no berço do bebê. Naquela mesma noite, a família abandonou a mansão e nunca mais voltou. Rashid convocou investigadores paranormais, que não conseguiram parar os fenômenos.

Casos como esses não são raros. Em julho de 2008, a agência de noticias para brasileiros que vivem nos Estados Unidos, “Brazilian Times”, divulgou a história de Edney Carlos Fernandes, de 34 anos, que abandonou o apartamento onde morava com dois amigos e um primo, em Massachusetts, após ouvir vozes.

“Muitas pessoas armazenam, no subconsciente, traumas sofridos na infância e ao longo da vida, e basta irem a um lugar onde possa haver espíritos maus, para o subconsciente focalizar energias negativas de antigos moradores. Agora, quando elas estão bem consigo, são capazes de limpar a área automaticamente”, analisa o parapsicólogo Fausto Oliveira.

O diretor do Centro de Estudos Parapsicológicos da América Latina, Eudes Alves, completa: “Não se trata de produto de loucura e fantasia. Qualquer pessoa pode ser vulnerável a essas coisas. Não adianta mudar de lugar e bloquear a experiência com medicamentos. A única saída é o indivíduo estar bem consigo”.

O medo é capaz de ousadias ainda maiores. A Mansão Winchester, na Califórnia, considerada a mais mal-assombrada dos Estados Unidos, foi construída por Sarah Pardee, viúva do filho do fabricante dos rifles Winchester. Atendendo o conselho de uma médium, que recomendou a construção de uma casa que nunca deveria ser concluída para os espíritos dos assassinados pelas armas da marca, ela dedicou a vida construindo quartos para as vítimas.

No navio Queen Mary, construído em 1936, havia quem visse a aparição de um homem de macacão azul, que teria morrido esmagado durante a perfuração de uma porta, e a imagem de uma mulher de branco dançando.

Grandes tragédias também ficam marcadas por histórias desse tipo. Em 24 de fevereiro de 1972, um incêndio atingiu o edifício Andraus, em São Paulo, matou 16 pessoas e, para muitos, virou o mais assombrado da cidade. Vigias noturnos garantem ouvir gritos nas escadas, além de ver portas de armários abrindo sozinhas.

Quase dois anos depois, em 1° de fevereiro de 1974, cerca de 200 pessoas morreram durante o incêndio no edifício Joelma, que teria supostamente sido construído num terreno onde um homem matara a mãe e as irmãs. Até hoje, também circula a lenda do “mistério das 13 almas”, de pessoas que morreram dentro do elevador e nunca foram identificadas. Na gravação do filme “Joelma, 23° andar”, as câmeras registraram o que parece ser a imagem do rosto de uma pessoa que não existia.

Também em São Paulo fica o Castelinho da Rua Apa, lar da milionária Maria Cândida Reis e dos dois filhos dela, mortos em 1937. Nunca mais alguém morou ali com medo das aparições e dos barulhos estranhos que assombram o lugar.

Nas estradas brasileiras, caminhoneiros torcem para não encontrar a Dama de Branco, Fantasma da Pista ou Noiva Loira. Segundo contam, o vulto de uma mulher loira sempre aparece na beira da estrada pedindo carona ou atravessando a pista. Diz a lenda que ela é sinal de uma maldição: todo motorista perde a consciência e sofre um acidente.

Por Guilherme Bryan

* Publicado originalmente no jornal “Folha Universal”, 8/02/2009.

Dama dos Mistérios
Enviado por Dama dos Mistérios em 11/03/2010
Código do texto: T2133605
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.