CONTOS RAIVOSOS 3. SUICÍDIO?

Foi Nepomuceno que mo disse:

—X (deu-me o nome, mas prefiro calá-lo) anda muito atrapalhado... Não sei se acabará mal.

—É por causa do acontecido o primeiro de março?

Perguntei preguiçoso sem esperar resposta certa. Mas houve:

—Sem dúvida.

—Mas...

Esclareceu-me Nepomuceno:

—X esperava muito desse dia.

—Mas foi um dia qualquer. Que tinha de extraordinário para X?

—Não sei. Talvez, como acontece com frequência, X pusesse toda a carne na brasa para conseguir não sei quê.

.............................................................................................

Passaram uns dias, poucos, quando volvi a ver-me com Nepomuceno:

—Sabes? X disse-me que não aguentava mais, que um dia destes, quando mais descuidados sejamos, se suicidará. Precisa dar fim a tanta angústia.

Não fui capaz de corresponder. Fiquei calado. Eu conhecia X; não muito, mas estimava-o. Sabia que tinha boas amizades com o Sul e que confiava nelas, apesar da frialdade que por vezes lhe amostravam. Ele também era frio por vezes, e sentimental, e afetuoso, e sincero... Um pouco retranqueiro também era... Era? É. Ainda é...

Porque o conhecia, o anúncio do seu suicídio petou-me no coração. E calei; fiquei perplexo...

...............................................................................................

—X...

—Já se suicidou?

—Não, ainda não. E duvido que chegue.

—Como?

Nepomuceno dirigiu-me propositadamente um dos seus acenos característicos e satisfez a minha curiosidade:

—X não se suicidou. Conversamos extensamente ontem, mesmo ontem. Vi-o sereno, tranquilo e até esperançado. Explicou-me: "Caro Nepomuceno, pensava suicidar-me; não via objetivo na vida; temia que o mundo caísse sobre mim. Tudo está acabado, pensava. Mas matinei um pouco, refleti como meia hora, depois da nossa última conversa, e repeti-me: Para se suicidar, o homem precisa carecer de sentido; mas eu ainda o tenho, esmorescente, mas tenho. Portanto, esperarei a perder definitivamente o sentido da vida e então me suicidarei."

Respirei não sei se satisfeito ou simplesmente descontraído: Descobri em X a boa pessoa, a boa gente que são a maioria dos galegos. Nunca se suicidará; talvez, como muito, se deixe suprimir lentamente... Contudo, também nisso não ando muito certo. Quem conhece os pensares dos galegos? Afora deles, quase nenhum... São estirpe antiga, de séculos e séculos, e aí estão, continuam, persistem, como bímbio versátil contra o vento...