PARA SEMPRE! (CONCLUSÃO)

O centro cirúrgico era de primeiro mundo.Quem visitasse as instalações daquela clínica diria que o lugar estava destinado a salvar vidas humanas e não tirá-las;como sempre acontecia.

Sentadas confortavelmente nas elegantes poltronas da recepção estavam Ana e Sofia.Mãe e filha conversavam,animadas,sobre os últimos acontecimentos.Uma moça trajando uniforme de copeira trouxe duas xícaras de café.Sofia recusou,mas Ana aceitou de bom grado.Enquanto colocava adoçante,parabenizou a filha:

__Você foi sensacional!Estou orgulhosa!

__Obrigada;mas tudo que eu sei aprendi com a senhora.

__O modo como você conquistou o Fabio,ou melhor,o modo como você o escolheu;foi bárbaro.

__Ora;quando a senhora precisou arrumar um doador foi muito mais difícil.Não havia a facilidade de hoje para realizar os exames necessários.

__Ah,isso é verdade.Mas eu tive a sorte de conhecer seu pai bem antes de ficar doente.Quando eu precisei,ele já estava por perto;e compatível.

__Quando eu penso no papai eu fico um pouco triste;mas quando lembro que ele se foi para salvar a senhora,a tristeza desaparece.

__É isso aí.De que serviriam os homens se eles não fizessem alguns pequenos sacrifícios por nós de vez em quando,não é?

Mãe e filha riram.Numa sala próxima dali,o padrasto de Sofia acertava os últimos detalhes com o chefe do "esquema":

__Mais uma vez estamos aqui tratando de negócios.__o padrasto bebia uma coca diet.Estava um pouco acima do peso e não queria facilitar para a balança.

__Sim.A diferença é que,desta vez,o assunto é pessoal.__respondeu o homem com feições indianas,que trajava um guarda pó branco impecável por cima da camisa de seda e calça de linho.

__Para mim;não para você.__lembrou o padrasto.

__Correto.Mas uma operação dessas envolve muito dinheiro;e também a necessidade de se ter conhecimento e influência nos lugares certos.Imagine o que teria acontecido se não fossem meus amigos na polícia,naquela vez em que te pegaram transportando o fígado que iria para o seu Leopoldo.

__Seu Leopoldo...Eu me lembro dele.__bebeu mais um gole do refrigerante__Aquele empresário do ramo de turismo,não é?

__Isso.

__Como está ele?

__Pelo que eu sei,ótimo.Mas você sabe:uma vez alcoólatra,quase sempre alcoólatra,não é?.

__Melhor ainda.Daqui a pouco ele vai precisar novamente de nós.

O homem sorriu concordando.Depois olhou para seu rolex e selou o acordo:

__Está combinado:Será a operação de sua enteada em troca dos demais órgãos do otário.

__Fechado.

Apesar de saber que uma cirurgia de transplante não sairia por menos de cem mil reais num hospital particular,no seu íntimo o padrasto não se conformava em não ter comissão na venda dos demais órgãos de Fabio.Entretanto,não ousou pleitear nada.Aquele homem não era o tipo de pessoa que devesse ser contrariada.Além disso,queria manter o bom relacionamento com a "patrôa",e aquela era uma ótima oportunidade para isso.Sorriu forçado e saiu da sala.Encontrou as duas mulheres de sua vida conversando na recepção.Deu as boas novas:

__Tudo certo.A operação vai ser amanhã.

As duas concordaram.Querendo certificar-se de que todas as precauções foram tomadas,Sofia perguntou ao padrasto:

__O senhor se livrou do carro dele?

__Arrumei um rapaz que é parecido fisicamente com o Fabio,dei-lhe as roupas do mané,mandei ele pegar de madrugada o carro e abandoná-lo num matagal qualquer.

__Isso não vai levantar suspeitas.O Fabio realmente tinha mania de sair tarde quando ia lá em casa aos sábados.Um assalto ou sequestro poderiam acontecer no caminho de volta para casa.A cidade está mesmo violenta..__concordou Sofia

__Esse costume dele de sair tarde lá de casa me irritava profundamente__revelou a mãe

__Mas agora ele vai pagar a sua dívida não é?__brincou o padrasto.

__E com juros e correção.__completou Sofia.

__Esse rapaz,o "sósia",é de confiança?__quis saber Ana:

__Ele faz parte do esquema dos transplantes há tempos.É meu chapa.Não esquenta.

Os três ficaram sentados conversando por mais algum tempo,até que Sofia sugeriu que os pais fossem para casa,pois o dia seguinte seria movimentado.Ela ficaria na clínica preparando-se para a cirurgia.No início a mãe não quis ir,mas foi convencida pelo marido,que mostrou a inutilidade deles passarem a noite ali.Despediram-se e foram embora.

Antes de dormir,Sofia quis ver o namorado,embora não soubesse bem ao certo por quê.Ao entrar no quarto,a surpresa:Fabio estava acordado e seus olhos pareciam querer saltar das órbitas.Grossas correias prendiam seu corpo ao leito,e uma quantidade considerável de esparadrapo selava-lhe a boca. A moça propôs:

__Se eu tirar o esparadrapo você promete que não vai gritar?

A cabeça assentiu com um movimento afirmativo.Sofia puxou de uma vez só toda aquela fita adesiva,provocando uma careta de dor no refém.Passado o desconforto,a moça falou:

__O anéis de noivado que você trouxe são bonitos.

__O..Obrigada.__era um fiapo de voz.

__Eu passei aqui para te dizer que o seu sofrimento vai ser por uma boa causa.

__Sofia;você vai me matar!Me matar!E ainda vem aqui falar comigo nessa calma,como se isso fosse a coisa mais normal do mundo!?

__Encare a questão por outro lado.Você vai me salvar da morte,e eu ainda vou carregar dentro de mim um pedaço seu para sempre.

__Pelo amor de Deus!Tira só uma parte e me deixa vivo,pelo menos.

__Não dá amor.Eu necessito de tudo.Meu caso é grave.

__Como você sabe que nós somos compatíveis?Eles não fizeram nenhum exame em mim ainda__Fabio tentava ganhar tempo.

__E nem vai ser preciso fazer.Lembra daquela vez que eu te levei para fazer um check-up junto comigo?

__Lembro.

__Eu dei a desculpa que seria para vermos se estava tudo bem conosco;mas na verdade,sem você saber,todo o material coletado serviu para a pesquisa de compatibilidade entre nós.Fui esperta não?

__Você foi um monstro!

__Coloque-se na minha situaçâo.Eu não tive escolha!Não tive!

__Ainda há tempo de você me soltar e consertar tudo.

__Sinto muito,mas isso é impossível.

__Eu pensei que houvese amor entre nós

__Não dramatiza Fabio!Eu escolhi você por que sua história de vida se encaixava nos meus planos:homem morando sozinho,quase sem parentes vivos,a não ser uma tia muito idosa que teria pouco tempo de vida.O ataque cardíaco que a vitimou semana passada facilitou tudo,eliminando o único obstáculo ao nosso plano.Agora,com a velha morta,podemos dar sumiço em você que ninguém vai reclamar o corpo.

__Tudo entre nós foi falso então?

__Nem tudo.Gosto de conversar com você.O sexo,algumas vezes,foi agradável;mas é só isso.Você é muito apagado Fabio;não tem ambição nenhuma,não gosta de fazer nada diferente.É sempre cinema ou motel aos sábados e filme no vídeo em casa aos domingos.Não há mulher que resista muito tempo a isso.

__Pelo visto eu sou uma porcaria.

__Mas agora você vai se redimir.Boa noite.

Sofia colocou o esparadrapo novamente no lugar,apesar dos protestos do doador compulsório e saiu.No corredor encontrou com uma enfermeira e perguntou por que não tinham sedado Fabio.A jovem ruiva,que escutava música num mp3 respondeu:

__Para que vamos gastar anestesia com ele?O esparadrapo e as correias saem mais barato.

Sofia concordou e entrou no seu quarto.

Amarrado ao leito,Fabio dormiu apenas algumas horas durante a noite,mas foi o tempo suficiente para ser assombrado por vários pesadelos.Em um deles,ele tinha que terminar uma prova de duzentas questões discursivas em apenas meia hora.Na sua frente,um grande relógio marcava o avanço inexorável dos minutos.Findo o tempo,um fiscal tomava-lhe as folhas com menos da metade das respostas escritas no papel e dizia que ele fora reprovado.Reprovado!Por fim,exausto,adormeceu...

Acordou com o barulho das rodas da maca deslizando no chão.Três homens empurravam seu leito pelos corredores.Continuava inmobilizado pelas correias.Sonolento,calculou que já deveria ter recebido algum tipo de sedação.

Entrou no centro cirúrgico e viu,ao seu lado, a ex noiva deitada numa mesa.Por um segundo seus olhares se cruzaram.Sofia piscou o olho para ele,sorrindo,para logo depois adormecer.

Antes de mergulhar nas trevas,Fabio escutou a conversa dos responsáveis pela sua cirurgia.Um homem de profundos olhos castanhos que sobressaíam apesar da máscara e óculos de proteção falava para a instrumentadora:

__Com esse eu encerro a semana com chave de ouro.Vai ser "limpeza total",não?

__Correto.Pode cortar à vontade.__respondeu a mulher obesa e baixinha.

__Mais alguns desses e eu acabo de pagar minha cobertura na Barra.

A cirurgia começou sem nem ao menos o paciente estar completamente anestesiado.Fabio sentiu perfeitamente o bisturi iniciando a trajetória mortal através de sua epiderme.Impossibilitado de gritar,desejou que a morte viesse rápido....

TREVAS

Um cheiro de éter impregnava o ar.Assim que percebeu que suas mãos estavam livres ele quis levá-las ao peito,que estava muito dolorido.Com delicadeza,duas outras mãos impediram a manobra.Fabio abriu os olhos e viu um anjo.Bom,pelo menos ele julgou que fosse um anjo,devido a beleza daquela mulher.Com um olhar de deusa,ela disse:

__Não se mexa!Os pontos podem abrir.

__Eu estou no céu?

A jovem mulher já estava acostumada a receber elogios,mas nenhum havia sido tão sincero como aquele.Ela sorriu e respondeu:

__Ainda não.Meu nome é Vitoria,detetive Vitoria.Você está num hospital da prefeitura.Nós conseguimos desbaratar parte da quadrilha de traficantes de órgãos que estava prestes a "limpar" você completamente.Vi no seu prontuário que seus órgãos já estavam todos vendidos.Seu coração,por exemplo,iria para um rico criador de gado no Mato Grosso.

__A minha namo..a Sofia;onde ela está?

__Na delegacia,presa com seus futuros sogros.Eu não queria estar na pele deles agora.Nós quase te perdemos.Sabíamos que a clínica ficava na antiga Rio Petrópolis,mas nos faltava a dica final,que foi dada por esta senhora aqui.__apontou para o fundo da pequena sala.

Fabio levantou um pouco a cabeça e vislumbrou uma mulher de seus cinquenta anos sentada numa cadeira,dentro da sala.A senhora levantou-se,pegou na sua mão esquerda e disse:

__Meu filho;hoje finalmente foi feita a justiça.Agora aquela megera vai pagar o que deve.

__A Sofia foi um monstro!Ela merece.__concordou Fabio

__A moça deve ser punida,sem dúvida;mas eu estou falando da mãe e do padrasto dela.

__A senhora conhece eles?__Fabio sentia-se mais desperto a cada minuto.

__Eu era namorada do pai da Sofia quando ele envolveu-se com a Ana.Em menos de um ano,perdi o amor da minha vida para aquela piranha.Suportei ser preterida;afinal,ninguém é obrigado a ficar com ninguém,mas o modo como ele morreu,tempos depois,me deixou intrigada.

__Ele morreu afogado num rio,em Minas Gerais.__completou a detetive,antecipando-se a pergunta que Fabio pensava em fazer.

__Correto__continuou a senhora__Mas o modo como fizeram o enterro,lá em Minas Gerais mesmo,não dando tempo à família de comparecer a cerimônia,que foi de cremação,não batia.Mas eu tive certeza que existia algo podre na história quando chegou em minha caixa de correio uma carta enviada pelo falecido dias antes de se afogar.Na missiva,ele dizia-se arrependido do casamente com Ana,e aterrorizado por ter descoberto um segredo horrível da vida da mulher.Ele não disse qual era o segredo,mas prometeu contar-me assim que me encontrasse.Não deu tempo,como você sabe.

__O segredo era que Ana o estava traindo com o atual padrasto de Sofia.__a detetive antecipou-se mais uma vez

__Isso!__a senhora retomou a narrativa__E o safado já fazia parte da quadrilha que traficava órgãos.Foi ele quem cuidou de tudo:simulou o afogamento do coitado,levou-o para uma das clínicas da quadrilha onde foram roubados os órgãos e cremou o corpo,destruindo as provas do crime.Ana,após o transplante,ficou de repouso numa clínica,alegando depressão profunda pela perda.Ninguém desconfiou.

__Só a senhora.__elogiou Vitoria

__Exato!Nunca havia conseguido a localização das clínicas,pois eles sempre eram muito cuidadosos.No seu caso,porém,acho que eles não acharam que pudessem ser apanhados e relaxaram.Consegui segui-los até a clinica.Depois foi só ligar para minha amiga Vitoria e tudo correu bem.

__Agora descanse um pouco;amanhã você vai poder voltar para casa.__Vitoria Passou a mão pelos cabelos de Fabio carinhosamente.

Fabio encostou a cabeça no travesseiro e pensou na cicatriz,física e emocional, que carregaria para sempre no seu peito.As duas mulheres saíram do quarto e foram conversar no corredor.Vitoria,preocupada,concluiu:

__Apesar de tudo,não conseguimos pegar o manda chuva.Era nele que eu mais queria colocar as mãos!

__A vez dele vai chegar__vaticinou a senhora;obstinada,demonstrando que sua cruzada ainda não havia acabado....

Num aeroporto clandestino no interior do estado do Rio,o homem de faces indianas conferia a hora em seu rolex,ao mesmo tempo que via seu jatinho taxiar pela pista após uma aterrisagem perfeita.Tirou de sua calça de linho uma folha seca que o vento trouxera.Após o reabastecimento ele entrou na moderna aeronave,a melhor que o dinheiro podia comprar.Ao ser perguntado pelo capitão aonde iriam daquela vez,respondeu:

__Para aonde sempre vamos quando acontece algum problema.

O piloto entendeu o recado e rumou para a capital federal.

A aeronave,ao decolar,rapidamente sumiu no azul escuro do final de tarde,sendo engolida pelas densas nuvens escuras que surgiam no horizonte....