SKATISTAS EM PERIGO
Scaramouche tinha uma curiosidade particular sobre aqueles que andavam sobre rodas. Embora nunca tivesse andado de skate, sua experiência com rollers o tornava um observador atento do equilíbrio e da velocidade. Certo dia, enquanto participava de um encontro de motos, ele encontrou um antigo conhecido, Marreta, que surpreendentemente estava de moto com duas muletas amarradas ao lado. Intrigado, Scaramouche o abordou, buscando entender o que havia acontecido.
Marreta contou sua história com um misto de orgulho e melancolia. Ele, um veterano do skate, estava numa descida a mais de 90 km/h quando um carro atravessou seu caminho. O impacto foi devastador, e sua recuperação, lenta e dolorosa. "Nunca mais voltei ao skate", disse Marreta, balançando a cabeça, "mas a moto... ah, essa eu nunca abandonei."
Aquela conversa ressoou na mente de Scaramouche enquanto ele pedalava tranquilamente pela avenida em São Leopoldo/RS, em uma tarde de sol. Foi quando, de repente, notou um skatista vindo em sua direção a toda velocidade. A adrenalina correu por suas veias. A colisão parecia inevitável.,, e quando o Skate estava há metro para bater, mas em um reflexo ágil, o skatista pulou para a esquerda, empurrando o skate para a direita, e ambos escaparam de um acidente que poderia ter sido desastroso, como o de Marreta. Scaramouche soltou um suspiro de alívio, consciente de como aquele instante poderia ter mudado tudo. Sem ferimentos, mas com uma nova história para contar... mas aos 81 anos Scaramouche continua desfrutando as estradas em sua moto.
Neri Satter – Outubro de 2024 CONTOS DO SCARAMOUCHE