O CORAÇÃO DO FILHO
Fazia tudo por aquela mulher. Jogava-se aos seus pés, satisfazia todos os seus caprichos.
Estava totalmente dominado por uma paixão que, a cada dia, tornava-se um vício repugnante.
Dilapidava a fortuna de sua família comprando todo tipo de presente para ela. A esposa tentava detê-lo, mas ele a intimidava com ameaças.
Aquela mulher tinha uma mente perversa. Já tinha tudo o que queria daquele homem, mas ainda desejava uma última coisa. Prometera a ele que, se satisfizesse este seu último pedido, ela seria dele para todo o sempre.
Os olhos daquele pobre homem brilharam. Com a voz embargada pela emoção, perguntou o que seria este último pedido.
Com o olhar frio e lancinante, fulminou:
- Se realmente me amas, quero que me traga o coração do seu filho!
Ao ouvir isso, o homem se encheu de pavor. Ela não poderia estar falando sério. Será que entendera bem?
Ela repetiu. O homem caiu num abismo, um vão se abriu sob seus pés.
Saiu dali e caminhou até sua casa.
O filho veio recebê-lo, com aquele sorriso que ele conhecia muito bem. Disse que iriam passear. A criança concordou.
Em algumas horas, o homem retornou à casa da amante. Ela, ao saber que era ele, ficou muito aborrecida, pensando em que ele viria para somente importuná-la.
O recebeu, mas notou que sua face era soturna, sombria.
Trazia um embrulho e o jogou no chão, dizendo:
- Toma! Isto é o que pediste!
A mulher apanhou o embrulho e o abriu com cuidado.
Ao descobrir o seu conteúdo, quase teve um colapso: era o coração da criança, pequenino, que ainda batia!
2003