Sofrimento de um pescador
Tudo começou no cais de Conceição da Barra, um homem conhecido como Tião pegou um barco emprestado e foi pescar, levou junto seu sobrinho.
Estavam há uma distância de mais de duas milhas da praia. Distraídos com as redes, não repararam que já em alto mar, entrava água no barco.
Tião ficou desesperado e começou a tentar tirar a água do barco, ele e seu sobrinho fizeram o que puderam. Mas parecia que não adiantaria.
Era um bote pequeno, porém Tião estava preocupado em perder o bote, e ter que pagar ao dono. A pesca não estava rendendo muito naquela época e ele estava em dificuldades financeiras. E só de pensar em ter que pagar o bote, já o deixava aflito. E o barco ia afundando...
Enquanto isso, Tião pensava no que fazer... Seu tempo era curto pra encontrar uma solução.
Então teve a ideia de virar o bote de boca pra baixo, na linguagem dos pescadores: embocar. Para com isso evitar que o barco afundasse. E falou com seu sobrinho para ficar ali agarrado no bote, que ele ia buscar ajuda. A corrente marítima tinha arrastado o barco pra muito longe, a sorte é que Tião era um nadador nato. E foi nadando até a areia em busca de ajuda.
Deixara seu sobrinho adolescente,lá esperando.
Quando chegou a areia, rapidamente contou a situação e conseguiu ajuda.
Voltaram ao local onde estava, mas não encontrou o barco e o sobrinho.
Passaram o dia inteiro procurando, e nada. Acionaram as autoridades que iniciaram as buscas. Após três dias os bombeiros encontraram o corpo do adolescente sobrinho de Tião, boiando na praia de Costa Dourada. O barco tinha afundando e o garoto não sabia nadar e se afogou.
O choque em Tião foi devastador.
O trauma causado fez com que até os dias de hoje, passados mais de dez anos do ocorrido, Tião corre sem rumo pelo calçadão gritando por ajuda, ajuda. Como que revivendo todos os dias aquele episódio triste que aconteceu com ele e o sobrinho. Ele nunca se recuperou. A perda do sobrinho daquela forma trágica fez com que perdesse a sanidade, ele nunca mais foi o mesmo.
Se tornou mais uma vítima das inúmeras histórias tristes que assombram os pescadores.