O PECADO VEIO A LUZ

Eram 6:45, os fiéis estavam chegando para a missa das 7:00 horas. As bancas do templo estavam quase completas. Ao lado do altar, uma senhora de cabelos brancos, com um vestido azul claro e mãos delicadas, tocava um hino em um órgão de tubos, e sua melodia sacra era acompanhada por um coral de jovens que ficavam à direita da organista. Exatamente às 7:00 horas, Padre Felipe Conti chegava ao altar com sua túnica branca e uma estola verde ao redor do pescoço. Olhando para seus fiéis, disse: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, o Senhor esteja convosco." Todos responderam: "Ele está no meio de nós."

Nesse momento, ele se sentiu estranho, começou a sentir um medo do nada, e algo dizia em sua mente que ele iria morrer. Olhou para o diácono e fez um gesto com a mão, chamando-o, já que a comunhão estava consagrada. Pediu ao diácono que celebrasse a missa e distribuísse a comunhão e se retirou rapidamente do altar. Padre Felipe entrou em seu quarto, muito angustiado, tremendo e desesperado. Ajoelhou-se aos pés de sua cama, rezou por muito tempo, depois deitou-se e adormeceu. Ao meio-dia, o diácono Sales bateu na porta do quarto do sacerdote, e ele acordou um pouco confuso e mandou o diácono entrar, pedindo-lhe um favor: "Sales,

ligue para o bispo e marque um encontro com ele nesta quarta-feira." O diácono, preocupado, perguntou: "O senhor está bem?" Padre Felipe, com um sorriso triste, disse: "Tá tudo bem." À noite, quando foi se deitar, começou a lembrar de alguns versículos bíblicos em que Jesus repreendia pecadores que estavam aflitos por causa de seus muitos pecados. Lembrou do que vinha fazendo de errado às escondidas, no quarto de hóspedes da paróquia. Acordou no meio da noite, sentindo seu corpo descontrolado, sua respiração muito ofegante, coração acelerado, após um sonho onde cometia seus pecados. Chamou a cuidadora, Dona Maria Augusta, que dormia na casa paroquial, pois era ela que cuidava de todos os afazeres domésticos do Padre Felipe e da paróquia. Perguntou se ela tinha contato alguma coisa para alguem ela disse que não, conversou com ela por alguns minutos. Ela saiu do quarto muito aflita, chorando, e foi fazer um chá para o vigário. Padre Felipe já não estava mais confessando e realizando as missas. Adiou os casamentos e batizados. Mas do nada, seu coração disparava, ele sentia arrepios, seu corpo ficava dormente, e ele se jogava na frente de uma grande cruz, onde está dependurado um Cristo magro e moribundo, com grandes olhos que pareciam que estavam o acusando de seus muitos erros.

Coroinhas, o diácono e muitos amigos estavam preocupados com o sacerdote Felipe. Sales chegou a comentar que Padre Felipe estava enlouquecendo. Oito dias se passaram, finalmente a quarta-feira chegou, era o dia da entrevista com o bispo, mas uma beata que estava acompanhando o sofrimento do padre, que sofria calado, resolveu levá-lo para seu filho, que era psicólogo, e o padre aceitou. Na saída da igreja, o padre encontrou o bispo Dom Ancelmo de Alcântara. O bispo disse: "Felipe, para onde vais?" O padre, com o rosto desfigurado, disse: "Vou à casa de Dona Carmen Rosa resolver um problema trivial, volto logo." O diácono rapidamente conduziu o bispo para seus aposentos. Chegando ao psicólogo, Padre Felipe entrou em seu consultório e conversou com o doutor sobre tudo que vinha sentindo. O doutor, depois de fazer uma avaliação clínica bem feita, disse ao padre: "o Senhor, está com um transtorno de ansiedade chamado síndrome do pânico. Vou lhe passar esses ansiolíticos e também um calmante em gotas para o senhor dormir melhor."

O padre já saiu da clínica se sentindo melhor e mais animado. Chegando na igreja, foi recebido pelo bispo, que o chamou para o confessionário e disse: "O que está acontecendo, Felipe, para me chamar com tanta urgência?" O padre disse: "Não é nada demais, Dom Ancelmo, são só problemas de rotina da igreja, mas eu queria que o senhor viesse, porque nunca mais tínhamos nos visto pessoalmente." O bispo, com lágrimas nos olhos, disse: "A governanta já me contou o seus pecados, ela vinha guardando esse segredo a muitos anos, agora vendo que você está sofrendo muito aproveitou a minha presença aqui e me contou tudo. Domingo nós resolveremos na missa matinal." O bispo, durante a semana, conversou mais uma vez com Dona Maria Augusta, governanta da paróquia, também ligou para o papa. Com todas as provas embasadas, no domingo, o bispo chamou todo o clérigo da igreja, os padres, presbíteros e diáconos, e deu seu veredito final. O bispo iniciou a missa e, com muito pesar, anunciou publicamente que o padre Felipe e o diácono Sales estavam afastados de suas funções eclesiásticas daquela paróquia e apresentou à congregação o novo padre e o novo diácono.

Alexandre Tito
Enviado por Alexandre Tito em 09/06/2024
Reeditado em 09/06/2024
Código do texto: T8082236
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.