Comunhão
[Continuação de "O garoto novo"]
Mariana se encheu de coragem e acabou por perguntar a Emmanuel qual era, afinal de contas, a religião dele e dos pais. O garoto achou graça.
- Atualmente, nenhuma!
- Mas você disse que sua mãe era religiosa... - observou Mariana.
- Verdade. Mas depois do milagre... que é como ela chama ter ficado grávida depois dos 50, deixou de frequentar igrejas.
- O que é exatamente o contrário do que as pessoas que conseguem um milagre fazem - ponderou Mariana.
- Acho que é um pouco como acertar um prêmio grande na loteria - refletiu Emmanuel. - Você para de jogar para dar mais chances de que outras pessoas acertem.
Foi a vez de Mariana rir.
- Essa eu nunca tinha ouvido!
Emmanuel também abriu um sorriso, não se dando por vencido.
- Mas é uma boa explicação, não é?
Mariana deu de ombros.
- Francamente? Não sei se acredito muito nela...
Emmanuel balançou a cabeça, afirmativamente.
- Acho que você vai querer fazer jornalismo... investigativo - avaliou.
- Se você continuar tão bem no time da escola, acho melhor fazer jornalismo esportivo - admitiu Mariana.
* * *
- Descobri uma coisa sobre os pais de Emmanuel - anunciou Antonella com ar de mistério para Mariana, alguns dias depois.
- Espero que não venha me dizer que eles são foragidos ou algo assim - advertiu Mariana. - Eu convidei Emmanuel para ir comigo ao baile de primavera e ele concordou.
- Eles se mudam muito, é verdade - Antonella tirou da necessaire que levava uma folha dobrada com vários registros impressos, aparentemente obtidos em algum sistema online. - Parece que gostam de privacidade ou tem alguma coisa a esconder. Mas não é com a justiça, pode ficar sossegada.
- Onde conseguiu isso? - Questionou Mariana, sobrolhos erguidos.
- Pedi pra minha irmã fazer uma pesquisa pra mim; ela é craque em informática - redarguiu Antonella.
Mariana olhou para a folha impressa de cima a baixo.
- Praticamente todo ano Emmanuel troca de colégio - observou. - E não é por causa das notas ou mau comportamento, imagino. Ele é um excelente aluno.
- Exatamente. Esse garoto é inteligente, simpático, bom atleta... - enunciou Antonella. - Estou esquecendo alguma coisa?
- Ele dança bem - suspirou Mariana.
- Eu quase diria que ele é perfeito - disse Antonella. - Mas isso não existe, não é mesmo?
Mariana balançou a cabeça, em concordância.
- Não, não existe perfeição nesse mundo, embora o Emmanuel me pareça estar bem perto dela...
Antonella tirou outra folha dobrada da necessaire. Esta era uma reprodução da matéria de um jornal ou revista.
- Talvez porque ele não seja mesmo desse mundo, amiga - afirmou.
A reportagem era de 17 anos atrás, verificou Mariana; pouco menos de um ano antes do nascimento de Emmanuel. E contava como os pais dele haviam relatado terem sido abduzidos por um disco voador enquanto trafegavam à noite por uma estrada deserta.
- Ainda vão continuar chamando isso de milagre? - Questionou Antonella, mãos nas cadeiras.
- [Continua]
- [24-09-2023]