YATOVA NÃO PODE ACORDAR
Floresta Amazônica
Hoje ,Reserva dos Xingu .
Reza uma lenda, que um guerreiro para conquistar o seu lugar de destaque na sua tribo .
Ele teria que se submeter a provações,
Testando as suas qualidades de líder guerreiro.
..
Floresta Amazônica
3 dias (A.C) antes de Cristo...
....
Akracar, Índio guerreiro ,da tribo dos Yapós ,você vai liderar a guerra
Contra os Toymãs
e tera quer trazer a cabeça do chefe inimigo .
Na primeira noite sem lua , andando pela as trevas nas matas, fará emboscadas aos Toymãs .
Se aprontem...
...
Lá estão os Toymãs ,
Veja, estamos com a sorte, entre aquele pequeno grupo se encontram o seu lider
Vamos os atacar
agora ?!
..
Esperem , tem algo errado naquele lugar.
..
O que?
Nada vejo...
..
Eles estão muito calmos ,
Pra uma noite sem lua ,
algo está errado.
..
Que ritual é aquele?
..
Fiquem quietos e vamos observar .
..
Acrakar, eles estão invocando o Deus do fogo.
..
Vamos esperar as invocações e atacaremos .
..
Vamos atacar é agora .
..
Não...
Não...
Esperem ..
..
Não tem o que esperar. Ataquem!
..
Pronto! Tudo certo
Matamos a todos
E aqui está a cabeça do líder inimigo..
Veja , um deles estava escondido escapou..
Vão atrás deles...
Conseguiu o pegar?
Acrakar ,ele foi ligeiro e a mata escura favoreceu a sua fuga.
..
<<Só que, o índio astuto se camuflou bem próximo deles e ficou a observar os seus atos .>>
...
Cainaby, você ultrapassou a minha liderança ,temos que travar uma luta.
..
Como queira Acrakar.
..
-Os dois guerreiros lutaram madrugada a dentro.
Sendo observado pelos os seus companheiros .
Acrakar, em um golpe certeiro deu cabo a vida de Cainaby .
Com o combate terminado , os guerreiros voltaram para a sua tribo.
Ao chegarem lá, foram recebidos com festas
E apresentaram ao
Pajé a cabeça do líder inimigo .
O pajé dar-lhe um forte abraço, o desejando vida longa . E observando os guerreiros , notou a falta de Cainaby.
Ao olhar de lado ,ele viu o corpo do guerreiro.
É isto trouxe muita tristeza,pois era o seu filho, que estava morto .
O Pajé, se retirou dos festejos, e se isolou por dois dias , como era de costume.
Passado o momento de luto, o pajé voltou a liderar a tribo.
E sem ressentimentos
Abraçou o guerreiro Acrakar , mesmo sabendo que tinha sido ele que matou o seu filho devido a um combate entre eles.Nisto, Acrakar recebe o bastão de liderança das mãos do Pajé . Os guerreiros ao verem a ação posta , contestaram ,pois ,sabiam eles ,que o feito da morte do inimigo foi liderado por Cainaby .
A tribo estava em uma singela divisão.
Porém a palavra final é do Pajé. E deu o posto a Acrakar como o seu futuro sucessor.
Passado o tempo da discórdia ,a paz reinou
Na tribo .
Mas, seria só um pouco de tempo .
..
Pois ,a tribo rival soube do massacre covarde dos seus guerreiros e o seu líder ,através do único sobrevivente .
Enfurecidos ficaram os
TOYMÃS.
O seu segundo chefe, liderando a tribo ,tomou partido da vingança, e foi em busca de apoio aos
Canibais Guayajaras , para exterminar os Yapós sendo esta a tribo de Acrakar
..
- Acompanhando o movimento do encontro ,estava a espreita um guerreiro espião da tribo de Acrakar .
No qual saiu em disparada para
avisa-los o quanto antes ..
Ao chegar na tribo ,
Falou tudo que viu ao pajé ,que de imediato
Convocou a todos , pedindo para abandonarem este lugar,e fossem bem pra longe dali.
Ficando apenas os guerreiros ,para defender o seus territórios.
O dia da guerra chegou
E a tribo do guerreiro Akracar,foi cercada pelos Toymãs e os Guayajaras.
Vendo o pajé que os seus guerreiros seriam massacrados e devorados .
Ele tomou a frente dos inimigos, se ajoelhou pedindo perdão ..
Os inimigos ferozes não considerando a ação do pajé.
Lançou uma flecha que o varou o peito o matando.
Deu-se início a luta
E o sangue imperou ao meio de golpes de porretes, lanças e flechas.
Com a Vitória dos
TOYMÃS , os guerreiros que restaram vivos foram levados para ser devorados pelos Guayajaras. Entre eles estava o guerreiro Akracar.
Muito ferido e sem uma das mãos ,foi amarrado devido a sua valentia.
Ao passar por perto do único sobrevivente do massacre na quela noite ,a vítima do massacre conheceu o Akracar .No que falou para o seu chefe,: Eu o viu lutando contra o guerreiro da própria tribo por não concordar com o ataque .
O segundo chefe dos TOYMÃS ouvindo isto ,
mandou o soltar a sorte da selva .Pois estava muito ferido.
Ao cair da noite, uma estrela muito forte apareceu no céu seguindo uma rota para o Oriente .
Acrakar vendo a exuberante luz no céu
Pediu que lhe concedesse a morte ou a sua restauração.
Ao terminar de falar o pedido, vários feixes de luz saíram da estrela maior indo ao encontro de Acrakar
No qual o cercou ao ponto de levanta-lo do chão e o curar de toda as enfermidade , reconstituindo até a sua mão . Depois de tal feito as luzes que o cercaram voltaram para a estrela maior .
..
De joelhos agradeceu aos céus e chamou aquela luz de
YATOVÁ .
Depois de restaurado, o guerreiro foi em busca dos seus irmãos que foram
Feito prisioneiros.
E ao chegar na tribo inimiga, ele viu os seus guerreiros serem escarnecidos vivos .
Irado ele partiu para o ataque e sozinho exterminou quase todos os inimigos. Que possuia
Mais de 3mil guerreiros.
Surpreso com a sua força, mais uma vez agradeceu aos céus .
E resgatou pouco mais de 50 irmãos que estavam aprisionados.
O restantes dos inimigo vendo a sua força tanto da parte dos TOYMÃS como os GUAYAJARAS prostraram -se a ele em rendição .
Neste momento, uma luz muito potente vindo dos céus de cor azul , consumiu Akracar na frente de todos .
Os deixando mais apavorados ainda com o acontecido.
..
Depois desses feitos ,na quele local se ergueu um monumento levantado ao Guerreiro Akracar.
Daí então ,se estabeleceu a paz entre os povos indígenas daquele lugar.
No monumento ficou desenhando símbolos
Indicando o poder deste Guerreiro
Que desifrados tinha como significado :
YATOVA YAUK NASO.
" O LÍDER NÃO PODE ACORDA"
Fim