O escândalo
Era madrugada, apenas uma luz acendida na sede. Imprimia centenas de folhetos com a tal informação destrutiva, não podia ser descoberto de forma alguma - corria o risco de ser morto. A verdade é que já estava sendo procurado pela polícia, os poderosos envolvidos plantaram uma prova contra ele e o denunciaram por chantagem.
Estava escondido, por isso, há uns dois dias.
Não circulava pelas ruas para não ser reconhecido, um amigo, porém, de alto cargo no maior jornal local, ofereceu ajuda para o jovem detetive. Deixou que entrasse à noite para fazer o que fazia.
Claro que não era de graça... ele usaria o nome do jornal para dar o furo, assim, os dois se beneficiariam.
Era esse o plano, porém...
Batidas fortes na parte de baixo, foi à janela do andar que estava e viu a frente do edifício cercado de policiais tentando arrombar a entrada. O desespero tomou conta.
Como descobriram?
Um morador de rua o viu entrar no prédio quando ainda era uma da manhã, correu à delegacia reportar o fato e ganhou uma mixaria de recompensa. Ele assistia a ação no mesmo lugar de antes, mas comendo uma marmita que comprou.
Conseguiram derrubar a porta, a sede estava sendo invadida... Ele seria pego.
Só tinha uma alternativa...
Pegou os folhetos e saiu pela janela, saindo sem ser visto pelas autoridades.
Conseguiu fugir...
No dia seguinte não havia um pedestre sequer sem um impresso nas mãos. Só se falava no mesmo assunto: o maior escândalo de corrupção já documentado naquele país.
Estavam envolvidos vereadores, deputados e até senadores; todos num esquema com a empresa Coa&On, mineradora de carvão e ferro.
A empresa oferecia dinheiro em troca de licenças para atuar em áreas preservadas, o detetive investigou todo o caso por quase dois anos.
Certo tempo após os acontecimentos, cerca de quarenta parlamentares foram presos e a companhia foi interditada temporariamente pelo Governo. O conceito do jornal elevou-se à nível nacional, o amigo do detetive foi promovido a editor-chefe após a sua grande matéria.
O detetive, porém, nunca foi reconhecido...