Turistas de guerra

O Sr. Masao me disse que havia retornado à China com um grupo de antigos colegas de farda, todos na casa dos 70 e muitos anos.

- Foi uma excursão alegre, apesar das dores nas juntas - afirmou bem-humorado o velho militar. - Visitamos Nanquim, onde nosso regimento ficou aquartelado a maior parte da guerra.

Como então, o Sr. Masao tinha boas recordações de Nanquim?

- Você não viu as fotos que lhe mostrei? - Questionou ele, falsamente zangado.

O Sr. Masao não estava se referindo às fotos que ele e seus amigos haviam tirado com suas Konica e Minolta de turistas, mas àquelas registradas por fotógrafos militares durante a guerra, para fins de propaganda. Nelas, os invasores japoneses sempre apareciam interagindo pacificamente com os chineses - mais ou menos como registrado nas fotos do presente. Fazendo-se claro, um esforço para esquecer que as fotos antigas não haviam sido encenadas...

- Os chineses são muito simpáticos! - Assegurou-me ele, com um grande sorriso. - Quase me senti desculpado por ter morto tantos deles durante a guerra...

Na guerra, é matar ou morrer, recordei.

- Não estou me referindo aos soldados - retrucou ele, cenho franzido. - É dos chineses em geral que estou falando.

Do povo chinês?

- Raça inferior; - assegurou didaticamente o Sr. Masao. - morrem como moscas e se reproduzem aos milhões. Pode estar certo de que, durante a guerra, fizemos um bom controle de natalidade na China!

Agora, os chineses possuíam a bomba atômica. Não tinha receio de que um dia pudessem querer se vingar pelas atrocidades do passado?

- Países possuem interesses, não sentimentos - arguiu o Sr. Masao. - O passado está morto.

E ficara algum arrependimento?

- Eu era o melhor espadachim do regimento, imbatível com a katana... certa vez, participei de uma competição: quem cortava mais cabeças de chineses no menor tempo!

Imaginei que tamanha atrocidade fosse motivo de vergonha eterna, mas o Sr. Masao tinha outras preocupações:

- Acredita você que eu fiquei em segundo lugar? - Indagou, rindo da própria desgraça.

- [09-10-2020]