As Verdadeiras Super-Heroínas
Crescer sempre foi algo difícil para ela, perder amigos, ter responsabilidades e começar a “tomar decisões mais difíceis do que estava acostumada”. Mas isso acaba chegando. É inevitável, novos amigos, novas decepções, conquistas e as surpresas. Uma coisa é certa: quando nos tornamos adultos, nossos super-heróis se transformam em pessoas mais próximas e reais.
Olhar com outros olhos algumas pessoas que vivem tão perto, ter orgulho e querer mostrar ao mundo como é o poder de verdade.
Ela cresceu em um lar feliz e cheio de amor, rodeada de mulheres fortes que foram indiretamente moldando a mulher que ela é hoje, claro que como em todas as famílias a dela também passou por dias difíceis, ou, ainda passa.
Sua avó, Maria Rosa, perdeu a mãe bem cedo. Passou a ser responsável pela casa, pelos irmãos, trabalhava para poder se alimentar e como era comum naquela época também se casou muito cedo. Desde o início foi batalhadora! Procurou por emprego, cuidou dos filhos, suportou dores que a vida lhe impôs. Perdeu um dos seus filhos cedo demais e isso poderia ter abalado sua fé, mas não foi assim, ela ainda tem fé! Mesmo sendo difícil ir à escola enquanto fazia tudo em casa quando criança, ela hoje sabe ler e escrever muito bem. Sorri mesmo diante das dificuldades. É mãe, é irmã, é guerreira.
Dentre os filhos, duas mulheres: Adriana e Luciana. A mais velha, Adriana, lutou pelos sonhos, enfrentou os obstáculos do tempo em que cresceu, batalhou para um futuro diferente. Com a ajuda da mãe ela estudou, trabalhou, não desistiu e hoje é vista com orgulho. Após os anos de muita batalha enfrentou os piores pesadelos existentes no mundo todo, que são aqueles que ficam presos dentro de cada ser humano. Pelos olhos dos sobrinhos ela é a super tia. E não poderia ser diferente, o amor dela sempre foi palpável de tão imenso.
Mulher forte que alcançou o sonho e continua mudando o mundo aos pouquinhos, salva os animaizinhos que ela ama, e não é pouco. Isso inspira e faz o coração de cada pessoa que a conhece se aquecer e, mesmo sem querer, Adriana muda um pouquinho de cada pessoa que ela conhece pelo caminho. Sempre deixa uma gota de esperança em corações sombrios e leva consigo a esperança de transformar o mundo em um lugar melhor. Não apenas para as pessoas, mas para todos os seres vivos.
As correções na fala dos sobrinhos, na escrita, as cobranças, sim, ela é professora, duas vezes mais guerreira! Sabíamos que antigamente professor era respeitado, hoje as coisas mudaram e ela novamente enfrenta as mudanças de cabeça erguida. Transformando o medo em mais esperança. Sabe que dentre vários alunos, alguns não estarão dispostos a levar algo com eles, mas que em muitos outros a mudança vai acontecer, pois Adriana molda futuros. Foi assim que ela moldou cada uma das pessoas que corrigiu e não desistiu.
Crescer em meio a mulheres fortes tornou tudo mais fácil. Saber que possuía um apoio, um abraço e um puxão de orelha caso necessário fez a menina virar mulher com sonhos que, aos olhos de muitos, poderiam parecer inalcançáveis, mas aos dela são possíveis, graças a filha mulher mais nova de dona Maria Rosa, Luciana. Sim, no começo pode ser que ela tenha dado um trabalhinho extra a dona Maria. Colocava a cabeça dentro das panelas, corria na frente de tratores, batia nos irmãos e foi a primeira a engravidar e se casar.
Luciana é o motivo maior de tornar a mulher que ela se tornou hoje. A mãe, a guerreira e, sem dúvida alguma, super-heroína, demonstrou que tudo pode ser mais leve, mesmo diante de tanta dificuldade, e para melhorar ainda mais lhe trouxe uma companhia: Lais, uma irmã mais nova. Nesse momento, ela foi exemplo. Aprender a cuidar de alguém além de si mesma também a fez ser mais responsável. Ser irmã mais velha é como ser um pouquinho mãe também. Preocupar-se, amar sem medidas e estar sempre disposta a tudo por outra pessoa que não fosse ela mesma foram sentimentos que só pôde aprender graças a Lais. Depois veio o irmãozinho que a ensinou que o amor pode sim ser dividido. Pais incríveis e batalhadores foram e são exemplos diários.
Luciana criou todos os três filhos com perfeição de uma mãe atenta. Agora não há mais espaço para as travessuras, mas graças a elas é uma filha incrível, uma tia que todos os sobrinhos querem estar por perto, a mãe que fazia todos os amiguinhos dos filhos terem uma pitada de inveja e ainda hoje traz essa sensação quando escolhe um batidão nos churrascos.
Larissa cresceu com exemplos que não trocaria por dinheiro nenhum: uma avó que é mais que isso, é uma segunda mãe; uma tia que é também um pouco mãe; e a melhor de todas as mães, Luciana. Para que tudo pudesse ser ainda mais completo, ela recebeu Laís, sua irmã, mas não era só isso, era melhor amiga e confidente. Dificuldades, medos, todos temos, mas saber que alguém está pronto para lhe estender a mão torna tudo mais seguro.
E ela sempre teve mulheres fortes próximas a ela. Primas, tias, amigas, professoras, aquelas que passaram e somaram, fizeram-na ser quem é. À Sueli, pelos sorrisos e incentivos; Aline, pelo companheirismo de uma irmã de coração. Maria, pela força de vencer; Célia, por cada lanchinho especial escondido na escola; Thais, pela amizade; Rovena por a acompanhar sempre e a todas outras que lhe trouxeram sorrisos e ensinaram algo mesmo sem perceber. Drieli, Isis, Jessica, Camila, Bruna, Silvia, Marina, Luara, Carol, Adriana, Francielle, seria impossível compartilhar todas.
O Sentido de tudo somos nós mulheres, então ser guerreira, ser brasileira, já nasceu dentro de cada uma. Hoje sou mais forte, mais madura e segura graças a cada incentivo. Sou guerreira como todas as guerreiras que eu tive a oportunidade em conhecer.
Aprendi a parar de buscar por heróis fictícios porque tenho as verdadeiras super-heroínas bem ao meu lado sempre que preciso.
Já parou para pensar que tem uma super-heroína aí bem ao seu lado que é capaz de lhe dar a vida sem um segundo de hesitação