Quem é a vítima?

No mundo de hoje, a cada ano, somos condicionados a temer mais o próximo quando estamos lá fora. Se você é uma mulher andando sozinha à noite por uma rua e surge uma sombra masculina adiante na sua direção, esse condicionamento já lhe acusará de vítima. E não diferentemente, Martha foi educada condicionadamente por meio disso. Sua mãe, vítima de um abuso sexual quando adolescente e temerosa a cada vez que a filha sai porta afora, assim a educou. Seu pai, condicionado pela a mãe e pelas notícias, comprou para Martha um canivete estilizado para levar consigo. Martha, por outro lado, desacreditava e repudiava esse alvo em sua feminilidade quase premonitório. Até aquela noite na qual se atrasou na faculdade após as aulas para concluir um trabalho do dia seguinte e perdeu a última viagem do seu ônibus por segundos nos quais o motorista avançou enquanto ela vinha correndo atrás gritando. Já havia avisado a seus pais que seguramente se atrasaria. Martha entreolha o celular e a bateria morreu há pouco tempo. Sem dinheiro para um táxi, e com uma fresca noite outonal de céu completamente claro, ela decide por fazer uma caminhada para casa. Não é tão longe, e não seria a primeira vez, mas não tão tarde. Ela entra numa comprida rua vazia e cercada por alta vegetação iluminada apenas pelos postes. O vento ali é mais gélido, e por um momento o silêncio lhe ameaça arrepiadamente. Ante a chegar numa esquina, Martha trava assustada ao se deparar com uma sombra masculina a dobrá-la corridamente e tropeçando rumo a sua direção. Seus sentidos se turvam ensurdecedoramente e os passos corridos do cujo homem lhe soam como a um atirador se aproximando dela, do seu próximo alvo. A mente de Martha ecoa em ebulição todas as vezes mescladas que a sua mãe lhe amedrontou com uma situação similarmente ameaçadora e rola uma fita mental de tantos feminicídios que já leu na internet, e sem perceber ela escorrega a mão pela lateral da calça apanhando ao seu canivete. O homem sombreado estende as mãos em sua direção. E em segundos, como na partida do seu ônibus, a escuridão da noite reluz quando Martha abre e avança cravando o canivete à garganta do cujo homem. Ambos se caem trombadamente, ele em cima de Martha e resmungando arfantemente, enquanto ela tenta se livrar do peso dele com sangue quente sendo espirrado contra o seu uniforme e o rosto. Martha engatinha para trás arfando um choro soluçante enquanto o cujo homem, agora de perto revelado como um de meia-idade estende trêmulo uma das mãos com sangue na direção dela, até se decair morto ao asfalto—...

Martha foi sentenciada à uma prisão psiquiátrica num manicômio pelo homicídio não só de uma pessoa, mas a responsabilidade de duas. Um pai e a sua filha. O carro do cujo pai havia quebrado e a sua filha, asmática, teve uma crise forte e, por outra coincidência daquela noite fatídica, a sua bombinha tinha acabado de expirar. Seu pai se desenfreou apavorado buscando a qualquer ajuda em vista, e por uma sorte infortuna, se deparou com Martha à poucos metros.

ilLoham
Enviado por ilLoham em 28/11/2019
Reeditado em 01/11/2023
Código do texto: T6805566
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.