Família







 

Em instantes, Joyce passaria por mais uma sessão de quimioterapia. Seus pais sempre a acompanhavam, mas, nesta última, somente sua mãe pode vir. Enquanto os enfermeiros preparava o procedimento o telefone tocou e sua mãe afastou-se para atender.

Voltou com o semblante mudado. Como se algo de muito ruim tivesse acontecido.

- Mãe, quem era?

- Ninguém.

- Ninguém? A senhora demorou muito. Como não era ninguém! Ainda voltou com cara de assombração.

- Ah, era seu marido. Ele só queria saber como você estava.

- Sei...

- Joyce... Se preocupe apenas com sua saúde. Não era nada!

Naquele momento a mãe de Joyce começou a chorar.

- Mãe... Por favor! A senhora sabe que eu ficarei boa. Não precisa chorar!

Suely se limitou a chorar copiosamente sem dizer uma palavra.

******

Após a sessão de quimioterapia Joyce foi para casa descansar. Durante dois dias mal conseguia vê o mundo. Dormia e acordava com náuseas. No terceiro dia estava melhor.

Dirigiu-se à sala de estar. Encontrou o marido tenso e ao celular o tempo todo. Assim que se aproximou ele  desligou o telefone.

- Você pode me dizer o que está acontecendo?

- Joyce... Será melhor você voltar pro quarto para descansar.

- Cadê papai e mamãe? Por que não estão aqui?

- Meu amor vá se deitar! Você precisa descansar

- Diga logo! Não vou me deitar. Disse Joyce já irritada.

- Seu pai foi preso há dois dias.

- Preso? Como assim, preso? Deve ter havido um engano.

- Claro que houve.  Mas nós vamos conseguir reverter a situação.

- Não... Você precisa tirar meu pai da cadeia. Ele está sendo acusado de quê?

- De homicídio.

- Estão loucos? Meu pai salva vidas. É um dos melhores médicos desta cidade. O maior hospital que temos aqui foi construído por ele.

- Joyce... Eu não tenho detalhes do processo. A ordem veio do Tribunal de Mato Grosso, Estado de origem da sua família, por meio de uma precatória. Não sabemos quase nada. Com certeza deve haver um engano. Só disseram que ele é um fugitivo. Faremos o que for preciso para tirá-lo de lá.

- Não... Você não entendeu, Luiz Eduardo. Faremos até o impossível para tirá-lo de lá. Meu pai não é um assassino.

Joyce não podia continuar ali sem saber ou poder fazer nada. Resolveu ir visitar sua mãe que estava acamada desde o ocorrido.

- Mãe... O que está acontecendo?

- Minha filha... Fique longe disso. Você precisa cuidar de sua saúde.

- Isso! Mamãe tem razão. Confirmou Verônica, irmã de Joyce.

- Não... Eu estou bem. Preciso saber o que está acontecendo.

- Oh, minha filha uma desgraça. Seu pai preso. Logo toda a cidade ficará sabendo. Estamos arruinados. Nossa reputação por terra.

- Mãe... Reputação é o de menos. Não permitirei uma injustiça com meu pai.

- Quero falar com ele. Vou até a delegacia.

- Joyce... Seu pai pediu pra não irmos.

- Claro que vou!

- Mãe... Eu sou filha do meu pai. Ele jamais me deixaria presa e sozinha.

Joyce era a filha mais parecida com o pai. Sempre fora obstinada. Tornou -se independente muito cedo, casou com Luiz Eduardo, contrariando o desejo do pai de vê-la casada com um médico, que tomaria conta do hospital da família. Mas Joyce apaixonou-se por Eduardo ainda na Faculdade e não teve jeito. Depois, o pai viu que eles se amavam e o genro tornou-se seu melhor amigo e confidente. Se tornou o filho que ele não teve, pois só teve duas filhas.

******

- Eu quero falar com meu pai? Disse Joyce ao delegado.

- Acho que não vai ser possível.

- Por quê?

- Ele não quer receber visitas.

- Eu sou filha dele.

- Eu sei... Mas temos que respeitar a decisão dele.

Nesse momento, Dr. Júlio aparece na sala onde Joyce se encontrava.

- Joyce... Estou representando seu pai. Ele não quer que você vá vê-lo

- Não entendo. Por que ele não quer?

- Joyce, você já esteve numa delegacia?

- Não.

- Sabe... Não há desonra maior para um pai de família que ser visto na situação em que ele se encontra. Desprovido da liberdade e de tudo que o caracterizava. Ele ocupa uma cela com mais cinco presos, dormindo em cama de cimento. O vaso sanitário é um buraco no chão onde para fazerem as necessidades é preciso ficar dando descarga o tempo todo pra evitar o mal cheiro. Em apenas três dias seu pai já está com barba e aspectos decaído. A prisão para o homem é a morte em vida. Ele quer te preservar e preservar suas lembranças dele como pai.

- Dr. Júlio. Nenhuma memória fará eu diminuir o amor e o respeito por meu pai. Mas vou respeitar a decisão dele.

Joyce foi para casa e começou a ligar para alguns amigos e pessoas que lhes deviam favores para abafar a história. Não mediu esforços. Quanto menos gente sabendo, melhor!

Saiu apenas uma pequena nota num jornal sem muita expressão.

Logo em seguida,  reuniu-se com os advogados e a diretoria do hospital. Os advogados fizeram um pedido de relaxamento de prisão que foi negado... Depois impetraram habeas corpus junto aos tribunais superiores para libertá-lo da prisão.


- Mãe... O pedido foi negado. Ele vai continuar preso, por enquanto. Quero saber o que aconteceu no passado.

- Joyce... Seu pai não matou ninguém. Ele foi vitima de um complô por defender seu avô.

- Como assim?

- Seu avô era um homem muito honrado e querido pelo povo. Todos o admiravam por sua coragem.

- Mas teve um delegado que implicou com ele. Passou a persegui-lo. Seu avô foi acusado de cometer crimes que ele não praticou. O delegado queria pegá-lo, mas ele foi a julgamento e absolvido. Ele era inocente.

- O delegado foi morto e acusaram seu pai e seus tios. Seus tios foram absolvidos e seu pai condenado injustamente. Seu pai foi embora, pois sua vida corria perigo se ficasse. Achamos que tudo estivesse resolvido. Já se passaram muito anos, mas de vez em quando mexem novamente.

- Por que eu nunca soube disso?

- Porque não era preciso. Estava tudo sobre controle. Seu pai sempre mandou muito dinheiro pras pessoas certas e assim todos da família puderam viver em paz.


*****

Joyce sentia como se estivesse andando em areia movediça e cada passo mais se afundava. As histórias não faziam sentido. É como se faltasse o fio da meada. Além disso, não conseguia entender por que não concediam o  habeas corpus.

- Não entendo, Eduardo. Por que não sai uma decisão favorável?

- Joyce. A execução da pena prescreve em três meses. Se seu pai não iniciar o cumprimento da pena agora nunca mais o fará. Por isso não estamos conseguindo.

- Você disse três meses?

- Foi um crime há 30 anos. O prazo de prescrição foi interrompido há quase vinte anos. Quase prescrito.

- Então só precisamos garantir que ele não seja transferido por três meses. Disse Joyce cheia de esperança.

- Sim. Mas está difícil conseguir isso. Tudo indica que o secretário vai assinar a transferência dele ainda hoje.

- Não vai. Ele não vai assinar essa transferência. Você pode ter certeza disso.

Joyce saiu daquela conversa com o marido e demais advogados e foi atrás das pessoas certas. Já não importava saber mais nada. Bastava fazer tudo que fosse preciso para não haverá a transferência. Para isso moveria céus e pedras, mas seu pai não seria transferido. Se fosse preciso subornar o Papa ela o faria.

*********


Após três longos meses o pai de Joyce voltou para casa. Agora era verdadeiramente um homem livre. O crime estava prescrito.

Joyce tinha muitas perguntas, mas vendo o pai tão abatido preferiu não fazê-las. Tinha interrompido a quimioterapia e agora teria que retomá-la novamente. Mas antes, resolveu viajar para visitar o avô em Mato Grosso.

****

- Vovô, senti saudades!

- Meu Quindin! Como você está linda!

- Mentira vovô. Estou sem cabelos por causa da quimioterapia.

- Eu sei... mas você vai ficar bem. Sabe por quê?

- Não

- Por que você honrou seu pai. A maior benção de Deus é honrar os pais. Todas as noites eu rezo por você. Nenhuma injustiça prevalece minha filha. Já tenho 94 anos. Sou velho, mas sei que um homem tem que honrar a família. Seu pai honrou a família. Ele honrou sua avó. E você honrou seu pai.

- Como assim?

- Eram outros tempos minha filha. Eu recebi a missão divina de exterminar o mal.

E continuou com voz rouca.

- Era gente ruim e eu precisava livrar o mundo delas.

- Vô... o senhor está me dizendo que matou aquelas pessoas de que foi acusado.

- Que pessoas minha filha? Não eram pessoas. Eram insetos. Joio humano. É como matar baratas e ratos. Ninguém se importa. Deus autoriza matar os ímpios. Quando se tira um ser mal da terra se presta um serviço sagrado. Foi isso que eu fiz e Deus nunca me abandonou!

- Mas o delegado não entendeu. Colocou sua avó num caixão e ameaçou seus tios de enterrá-la viva, caso não dissessem onde eu estava. Se não bastasse isso, o desgraçado ainda a sodomizou com tudo que achou pela frente.

- Diga-me, meu Quindin! Que homem honrado não faria o mesmo que seu pai fez para vingar o que fizeram com sua avó? Proteger a família  é sagrado.

- O delegado estava fazendo o trabalho dele. O senhor matou pessoas. - Disse Joyce com voz quase inaudível.

- Não matei pessoas. Você precisa entender. Eram ímpios. Eu limpei aquela cidade do que não prestava. Eu fiz justiça!

Seu Francisco acendeu mais uma vela aos pés da santa no altar, como fazia todos os dias. Joyce sentia náuseas. Talvez fosse por causa da doença, talvez fosse por causa do voo, ou talvez, fosse porque precisava sair dali pra bem longe... bem longe... onde pudesse apenas  se curar do mundo.