Inesperada parada

Por Marco Antonio Rodrigues

Dejair caminhava apressadamente pela madrugada fria e garoenta quando ao passar ante a uma enorme porta negra de madeira ouviu ranhuras na parte interna da mesma. Diminuiu os passos e escutou um indecifrável murmurio. Parou de frente para porta, mediu-a com os olhos e presenciou quando um bilhete fora lançado por debaixo dela.

Com letras trêmulas, escrita a lápis, amensagem dizia:

"Não siga em frente nem retorne, sua paz corre perigo. Entre!" Assim que concluiu a leitura ouviu um pequeno barulho, um dos lados da porta se abriu minimamente, 4 ou 5 centímetros apenas. Sentiu um vento frio perpassar por sua nuca.

Subtamente duas ratazanas se engalfinharam em ferrenha luta corporal, embolaram-se entre os pés de Dejair que passou a dar pulinhos para evitar acidentes com os animais furiosos. Um gato negro saiu de uma "boca de lobo" próxima e se entrometeu no conflito, abocanhou uma das ratazanas e a levou para seu esconderijo, a outra fugiu, entrou pela fresta da porta.

Dejair segurava o bilhete em uma das mãos, o coração estava em pinotes.

Um inquietante silêncio se espalhou pela noite.

O convite fora feito.

A pergunta é simples.

O que você faria se estivesse no lugar de Dejair?