O ÚLTIMO A SABER

Enquanto seus pés não ficavam quentes não conseguia dormir e na época do frio intermitente nada lhe trazia calor. E agora, as pessoas lhe pareciam tão indiferentes. No trabalho, ocupava sua mesa, enquanto observava os colegas indo e vindo sem lhe dirigir um olhar sequer. Aquela pilha de papéis diante de si não diminuía, era certo que alguém na sua ausência acrescentava um novo documento, provavelmente para fazê-lo parecer incompetente. Suspeitava de todos. Desde que recebera a promoção, tinha uma rotina exaustiva, virando a noite sobre processos, dormindo tarde e acordando cedo. Subsistia sustentado por pílulas, cafeína e drogas excitantes. Mantinha uma produção invejável, entregando em tempo recorde pareceres completos e impecáveis. Mas, sentia o peso do sucesso no olhar invejoso a sua volta. Até mesmo em seu edifício, os vizinhos eram indiferentes, inclusive o porteiro, antes cheio de mesuras, andava agora distante e silencioso. Por duas vezes percebeu que ele jogava sua correspondência no lixo, isso explicaria a ausência das cartas da família. Estava disposto a ver até onde ele iria como um defraudador da intimidade alheia. No escritório, as coisas pioravam, não bastasse a peperseguição dos colegas, também a copeira não lhe servia café, sequer limpava a sua mesa. Estava refém de uma pilha de papéis empoeirados. Diante disso, só saía do trabalho depois que todos fossem embora para evitar o constrangimento ao perceber que ninguém dele se despedia. E foi assim, deixando o prédio bem mais tarde que viu Lourdes caminhando vagarosamente em sua direção. Quando já estavam paralelos, o olhar dela fitou o seu numa sutil piscadela. Não teve tempo de retribuir, mas sentiu-se muito aliviado ao saber que a notícia da morte da moça, tão alardeada na firma, não passava de fake news. Seguiu tranquilo, caminhando para casa, incomodado apenas pelo frio que nunca cessava.

Vem comigo também no Instagram: http://www.instagram.com/adelaidepaula/

no Twitter: @adelaidepaula

Adelaide Paula
Enviado por Adelaide Paula em 29/05/2018
Reeditado em 29/05/2018
Código do texto: T6349356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.